CFO PMMG
CFO PMMG
O CFO PM MG– Curso de Formação de Oficiais
A Polícia Militar é a instituição que realiza o policiamento ostensivo, buscando a preservação da ordem pública. É a PM que atua nas ruas, atendendo ocorrências, realizando prisões e apreensões, prevenindo atos criminosos simplesmente por estar presente em determinado local.
Embora muita gente pense que se trata de um curso de adaptação após a aprovação no certame, o CFO é, na verdade, é a última fase do processo para ingressar nos cargos de nível superior da Marinha. Portanto, assim como nas demais fases, ele também possui caráter eliminatório e classificatório para todos que entram nas aulas.
Veja um pouco mais sobre CFO PMMG :
- O que é CFO PMMG?
- Quanto ganha um oficial da PMMG?
- Como estudar para o CFO PMMG?
- Quanto tempo dura o curso de CFO?
O que é CFO PMMG?
Ao passar no concurso CFO PMMG você ingressará no curso de formação de oficiais, que lhe habilita a tornar-se parte da carreira com papel de liderança na Polícia Militar de Minas Gerais.
Algumas características do Curso de Formação de Oficiais:
O CFO funcionará na Escola de Formação de Oficiais (EFO) da Academia de Polícia Militar (APM), em Belo Horizonte-MG.
O Curso tem duração de dois anos e seis meses acadêmicos e seis meses sendo aspirante (espécie de estágio).
Enquanto cadete (aluno do curso de formação) você terá direito a remuneração, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica.
A princípio, durante o curso você ficará alojado nos primeiros 12 meses de curso, devendo pernoitar no aquartelamento.
O Curso de Formação de Oficiais é caracterizado pelo aprendizado de conhecimentos teóricos, aperfeiçoamento físico e desenvolvimento técnico (defesa pessoal, tiro policial etc).
Quanto ganha um oficial da PMMG?
A remuneração inicial do cargo de Aluno-Oficial PM do 1º CFO é de R$ 3.095,87. Com a conclusão do Curso de Formação e o término do estágio probatório, a remuneração, no posto de 2º Tenente PM, é de R$ 6.705,51, conforme tabela de vencimentos anexa à Lei Complementar nº 1.317, de 21 de março de 2018.
Como estudar para o CFO PMMG?
A avaliação é por meio de prova objetiva e discursiva, sendo essa última apenas para os cargos de nível superior.
Conheça em detalhes o conteúdo programático da prova objetiva:
Conhecimentos Básicos
Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Domínio da ortografia oficial. Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. Emprego de tempos e modos verbais. Domínio da estrutura morfossintática do período. Emprego das classes de palavras. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração, entre outros.
Noções de Informática: Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software, instalação de periféricos.
Atualidades: Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como recursos hídricos, segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.
Raciocínio Lógico e Matemático: Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). Princípios de contagem e probabilidade.
Conhecimentos Específicos: O conteúdo varia de acordo com o cargo escolhido.
Quanto tempo dura o curso de CFO?
O CFO costuma durar cerca de 25 semanas, que correspondem a 9 (nove) meses do ano. As três primeiras semanas fazem parte do chamado período de adaptação: é quando o futuro militar conhece a rotina da vida militar, os seus regulamentos e normas internas. É nesse período que ele também estuda disciplinas técnicas, como: Marinharia; Armamento; Liderança; Ordem Unida.
É possível perceber que o Curso de Formação de Oficiais da Marinha (CFO) apresenta um duplo papel: além de encerrar o concurso público, é ele que também dá início à carreira naval militar do candidato.
Por esse motivo, o processo funciona quase como um período de estágio (e a ideia é justamente essa!), já que ajuda a pessoa a abandonar a antiga vida profissional civil e a se acostumar com uma nova rotina e atribuições de uma carreira diferente e com a qual ela não estava acostumada até então.
É justamente para isso que serve o Curso de Formação de Oficiais, para ajudar o antigo candidato e futuro militar a enfrentar sem grandes problemas essa importante transição na vida profissional e também pessoal.