ABIN Concurso
ABIN Concurso
Como funciona o Concurso da Agencia Brasileira de Inteligência?
A Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) é um órgão da Presidência da República, vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional, responsável por fornecer ao presidente da República e a seus ministros informações e análises estratégicas, oportunas e confiáveis, necessárias ao processo de decisão.
Para cumprir essa missão institucional, os profissionais de inteligência produzem conhecimentos estratégicos por meio da análise de fatos, eventos ou situações que permitam a identificação de oportunidades e ameaças relacionadas à proteção das fronteiras nacionais, à segurança de infraestruturas críticas, à contraespionagem, ao terrorismo, à proliferação de armas de destruição de massa, a políticas estabelecidas com outros países ou regiões, à segurança das informações e das comunicações, à defesa do meio ambiente, à proteção de conhecimentos sensíveis produzidos por entes públicos ou privados, entre outros assuntos.
Veja um pouco mais sobre ABIN Concurso:
- Quanto ganha um oficial de inteligência da ABIN?
- Quando foi o último concurso da Abin?
- O que estudar para o concurso da Abin?
- O que faz um agente de inteligência da Abin?
- Provas e Simulados
- Concurso Aberto -
Quanto ganha um oficial de inteligência da ABIN?
E os ganhos também são os maiores oferecidos pela Abin. Os iniciais são de R$17.078,46. Já a remuneração no patamar superior da carreira é de R$24.053,39. Completa o concurso, com 60 vagas, o cargo de oficial técnico de inteligência, também com requisito de ensino superior completo.
Quando foi o último concurso da Abin?
O último concurso ABIN bateu recordes de inscrições no ano de 2018. Ao todo, foram 65 mil inscritos. Esse número é bem expressivo e já dá para ter uma noção de como foi concorrido esse certame.
Foram abertas 300 vagas para os cargos de nível Médio e Superior. A seguir você confere quais vagas foram essas:
Ensino Médio: Agente de Inteligência: 20 vagas.
Ensino Superior: Oficial de Inteligência: 220 vagas; Oficial Técnico de Inteligência: 60 vagas.
O que estudar para o concurso da Abin?
A distribuição das disciplinas é fundamental para que o candidato tenha contato com elas até o final da preparação, nem que seja por meio do treinamento de questões.
O estudo do conhecimento específico do cargo, da legislação de inteligência e das matérias jurídicas precisam ser focalizados, justamente por ter um peso maior na prova.
Porém, o restante do conteúdo também tem sua importância na pontuação e não pode ser negligenciado de forma alguma.
Raciocínio Lógico e Noções de Informática são disciplinas relevantes, mas com um caráter nivelador, ou seja, o candidato precisa saber um mínimo que avalie se terá requisitos para lidar com o dia a dia do serviço público.
Aliar o estudo teórico com a prática de exercícios é fundamental para solidificar o conteúdo.
Por último, vale separar um momento na programação para o treino de redações e o contato com assuntos que circulam no cotidiano do país.
O que faz um agente de inteligência da Abin?
O Agente de Inteligência, de acordo com a descrição da atividade do cargo no Edital da ABIN, realiza um suporte especializado às atividades decorrentes das atribuições do Oficial de Inteligência. Essas atividades são executadas, de acordo com a própria ABIN, em certas áreas prioritárias:
Segurança das fronteiras: desenvolver ações de inteligência com foco nas dinâmicas sociais das Faixas de Fronteira (áreas com até 150 km dos limites do território) e das atividades ilícitas que ameaçam a segurança nessas regiões;
Migrações: desenvolver ações de inteligência com a missão de compreender o fenômeno migratório e seus impactos sociais, políticos e econômicos para o país;
Meio Ambiente: focar na preservação das áreas protegidas e nas situações com potencial de prejuízo à proteção dos ecossistemas brasileiros, sempre abarcando seus reflexos socioeconômicos e políticos, bem como seus impactos na segurança da sociedade e das fronteiras brasileiras;
Não proliferação de armas: produzir informações que auxiliem a identificação de exportações ilícitas e seu controle, analisando métodos e rotas em colaboração com outros serviços de inteligência, incluindo o monitoramento de empresas, pessoas e navios;
Lavagem de Dinheiro: oferecer análises de inteligência e avaliações de risco que auxiliam a prevenção e a repressão a esse tipo de crime.
Vale lembrar que a escolha do local de trabalho do profissional na Agência Brasileira de Inteligência ocorre após aprovação no concurso da ABIN
Provas e Simulados
Se você está estudando para o concurso - então não deixe de ver as provas anteriores, praticar com nossos simulados e realizar milhares de questões de concursos.
Provas Anteriores: https://www.concursosaz.com.br/provas-de-concursos
Questões de Concursos: https://www.concursosaz.com.br/questoes-de-concursos
Simulados do Concurso: https://www.concursosaz.com.br/simulados
Concurso Aberto -
Para que você não fique de fora dos concursos abertos em todo o Brasil você não poderá deixar de acessar a nossa lista diariamente. Veja os concursos abertos para - e para outros concursos similares.
Concursos Abertos: https://www.concursosaz.com.br/concursos-abertos
A ABIN tem como missão antecipar fatos e situações que possam impactar a segurança da sociedade e dos Estados Brasileiros, de modo a assessorar o mais alto nível divisório do País, bem como ajudar a ampliar os conhecimentos sensíveis e aprimorar a atividade de inteligência do Estado.