6 Questões de Ética OAB Grátis
Questões de Ética OAB Grátis
Ética profissional OAB: como estudar para o Exame de Ordem?
Ao abrir a prova do Exame de Ordem, as primeiras oito questões que o candidato se depara são sobre Ética Profissional. Esse quantitativo equivale a 10% da prova objetiva. Ou seja, acertar essas questões já é um grande passo para a aprovação na 1ª Fase do Exame de Ordem.
Assuntos Mais Cobrados para Estudar Ética para o Exame de Ordem são:
1) Direitos e Prerrogativas do Advogado
Esse assunto é campeão de incidência. Para que o profissional da advocacia possa exercer sua atividade com total autonomia e em pé de igualdade com os demais agentes da justiça, a lei dispõe algumas garantias.
O tema se concentra nos artigos 6º e 7º da Lei 8.906/94.
Se tem uma coisa que é certa, é que entre as questões da Prova da OAB terá, no mínimo, umas duas questões sobre esse assunto.
2) Infrações e Sanções Disciplinares
Como diria o saudoso Stan Lee, “Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”.
Com os advogados, não é diferente. Em contrapartida aos direitos e prerrogativas, os profissionais também devem observar alguns deveres e boas práticas que, em caso de violação, são passíveis de punição.
O tema é abordado, preponderantemente, do artigo 34 ao 43 da Lei 8.906/94.
3) Deveres do Advogado e Relação com o Cliente
O advogado tem em suas mãos, em regra, os interesses alheios.
Portanto, nada mais justo do que a legislação dispor sobre deveres e condutas no tratamento de sua relação com o cliente.
Os deveres do advogado podem ser encontrados no art. 1º e 2º do Código de Ética e Disciplina da OAB.
Sobre as relações com o cliente, você deve realizar a leitura do art. 9º ao 26 do mesmo diploma legal.
O ConcursosAZ além de disponibilizar milhares de questões de concursos e simulados, nós também temos as provas de concursos anteriores.
Se você esta precisando das Questões de Ética OAB Grátis, aqui você irá encontrar 6 provas para download e um total de 2273 simulados, além de 22730 questões. Muitas destas questões contém comentários e todas são gratuitas.
Vejam a lista de provas disponíveis:
- Exame - Prova de OAB - Direito Penal
- Prova OAB para Exame de Ordem Unificado - OAB - 2007
- Prova OAB para Exame de Ordem Unificado - OAB - 2008
- Prova OAB para Exame de Ordem Unificado - OAB - 2009
- Prova OAB para Exame de Ordem Unificado - OAB - 2010
- Prova OAB para Exame de Ordem Unificado - OAB - 2011
Façam download de TODAS as QUESTÕES DE ÉTICA OAB GRÁTIS
Exame - Prova de OAB - Direito Penal
Este simulado contém questões da OAB, tanto para nível médio como superior da matéria Direito Penal. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
Um exemplo de questão que está disponível sobre o simulado Prova OAB
1- Com relação a tratados, acordos e convenções no âmbito do direito internacional, assinale a opção correta.
- a) Tratado é todo acordo internacional concluído apenas entre Estados e regulado pelo direito internacional.
- b) A extinção de um tratado por ab-rogação ocorre sempre que a intenção terminativa emana de uma das partes por ele obrigadas.
- c) A Convenção de Viena de 1969 destina-se a regular toda a legislação relacionada com as organizações internacionais.
- d) O Brasil submete-se à jurisdição de tribunal penal internacional a cuja criação tenha manifestado adesão.
Resposta Correta: d
Confira as questões que aparecem nos simulados completos Prova OAB
Prova OAB para Exame de Ordem Unificado - OAB - 2007
O Questões de Direito Penal Internacional para OAB contém um total de 2 questões da OAB com um tempo estimado de 6 minutos para sua realização.
Um exemplo de questão que está disponível sobre o simulado Prova OAB
1- Indique a assertiva CORRETA:
- a) os tratados internacionais, segundo o entendimento jurisprudencial brasileiro, possuem status de Emenda Constitucional;
- b) a Constituição admite a submissão de nacionais à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação o país tenha manifestado adesão;
- c) em hipótese alguma será concedida a extradição de brasileiro;
- d) a competência para celebrar tratados, convenções e atos internacionais é exclusiva do Presidente da República e estão sujeitos a referendo do Congresso Nacional.
Resposta Correta: b
Confira as questões que aparecem nos simulados completos Prova OAB
Prova OAB para Exame de Ordem Unificado - OAB - 2008
Essas Questões são para Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos ao exame da OAB, através de simulados para OAB, provas e questões da OAB.
Um exemplo de questão que está disponível sobre o simulado Prova OAB
1- Caio foi denunciado pela suposta prática do crime de estupro de vulnerável. Ocorre que, apesar da capitulação delitiva, a denúncia apresentava-se confusa na narrativa dos fatos, inclusive não sendo indicada qual seria a idade da vítima. Logo após a citação, Caio procurou seu advogado para esclarecimentos, destacando a dificuldade na compreensão dos fatos imputados.
O advogado de Caio, constatando que a denúncia estava inepta, deve esclarecer ao cliente que, sob o ponto de vista técnico, com esse fundamento poderia buscar
- a) a rejeição da denúncia, podendo o Ministério Público apresentar recurso em sentido estrito em caso de acolhimento do pedido pelo magistrado, ou oferecer, posteriormente, nova denúncia.
- b) sua absolvição sumária, podendo o Ministério Público apresentar recurso de apelação em caso de acolhimento do pedido pelo magistrado, ou oferecer, posteriormente, nova denúncia.
- c) sua absolvição sumária, podendo o Ministério Público apresentar recurso em sentido estrito em caso de acolhimento do pedido pelo magistrado, mas, transitada em julgado a decisão, não poderá ser oferecida nova denúncia com base nos mesmos fatos.
- d) a rejeição da denúncia, podendo o Ministério Público apresentar recurso de apelação em caso de acolhimento do pedido pelo magistrado, mas, uma vez transitada em julgado a decisão, não caberá oferecimento de nova denúncia.
Resposta Correta: a
Confira as questões que aparecem nos simulados completos Prova OAB
Prova OAB para Exame de Ordem Unificado - OAB - 2009
O Questões de Direito Processual Penal para OAB contém um total de 20 questões da OAB com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização.
Um exemplo de questão que está disponível sobre o simulado Prova OAB
1- Durante longa investigação, o Ministério Público identificou que determinado senador seria autor de um crime de concussão no exercício do mandato, que teria sido praticado após sua diplomação. Com o indiciamento, o senador foi intimado a, se fosse de sua vontade, prestar esclarecimentos sobre os fatos no procedimento investigatório. Preocupado com as consequências, o senador procurou seu advogado para esclarecimentos.
Considerando apenas as informações narradas e com base nas previsões constitucionais, o advogado deverá esclarecer que
- a) o Ministério Público não poderá oferecer denúncia em face do senador sem autorização da Casa Legislativa, pois a Constituição prevê imunidade de natureza formal aos parlamentares.
- b) a denúncia poderá ser oferecida e recebida, assim como a ação penal ter regular prosseguimento, independentemente de autorização da Casa Legislativa, que não poderá determinar a suspensão do processo, considerando que o crime imputado é comum, e não de responsabilidade.
- c) a denúncia não poderá ser recebida pelo Poder Judiciário sem autorização da Casa Legislativa, em razão da imunidade material prevista na Constituição, apesar de poder ser oferecida pelo Ministério Público independentemente de tal autorização.
- d) a denúncia poderá ser oferecida e recebida independentemente de autorização parlamentar, mas deverá ser dada ciência à Casa Legislativa respectiva, que poderá, seguidas as exigências, até a decisão final, sustar o andamento da ação.
Resposta Correta: d
Confira as questões que aparecem nos simulados completos Prova OAB
Prova OAB para Exame de Ordem Unificado - OAB - 2010
Este simulado contém Questões da OAB que foi organizado pela FGV. Estas questões são de Direito Processual Penal, contendo o assunto de Procedimento Penal ,Procedimento comum ordinário, Competência no Processo Penal ,Competência em razão da pessoa: o foro por prerrogativa de função, Nulidades no Processo Penal ,Procedimento Penal ,Procedimento comum ordinário, Da Prisão e da Liberdade Provisória ,Da Prisão em Flagrante, Sentença e Coisa Julgada, Procedimento Penal ,Procedimento especial dos crimes de competência do Tribunal do Júri que foram extraídas de concursos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
Um exemplo de questão que está disponível sobre o simulado Prova OAB
1- O Ministério Público ofereceu denúncia em face de Tiago e Talles, imputando-lhes a prática do crime de sequestro qualificado, arrolando como testemunhas de acusação a vítima, pessoas que presenciaram o fato, os policiais responsáveis pela prisão em flagrante, além da esposa do acusado Tiago, que teria conhecimento sobre o ocorrido.
Na audiência de instrução e julgamento, por ter sido arrolada como testemunha de acusação, Rosa, esposa de Tiago, compareceu, mas demonstrou que não tinha interesse em prestar declarações. O Ministério Público insistiu na sua oitiva, mesmo com outras testemunhas tendo conhecimento sobre os fatos. Temendo pelas consequências, já que foi prestado o compromisso de dizer a verdade perante o magistrado, Rosa disse o que tinha conhecimento, mesmo contra sua vontade, o que veio a prejudicar seu marido. Por ocasião dos interrogatórios, Tiago, que seria interrogado por último, foi retirado da sala de audiência enquanto o corréu prestava suas declarações, apesar de seu advogado ter participado do ato.
Com base nas previsões do Código de Processo Penal, considerando apenas as informações narradas, Tiago
- a) não teria direito de anular a instrução probatória com fundamento na sua ausência durante o interrogatório de Talles e nem na oitiva de Rosa na condição de testemunha, já que devidamente arrolada pelo Ministério Público.
- b) teria direito de anular a instrução probatória com fundamento na ausência de Tiago no interrogatório de Talles e na oitiva de Rosa na condição de testemunha.
- c) não teria direito de anular a instrução probatória com base na sua ausência no interrogatório de Talles, mas deveria questionar a oitiva de Rosa como testemunha, já que ela poderia se recusar a prestar declarações.
- d) não teria direito de anular a instrução probatória com base na sua ausência no interrogatório de Talles, mas deveria questionar a oitiva de Rosa como testemunha, pois, em que pese seja obrigada a prestar declarações, deveria ser ouvida na condição de informante, sem compromisso legal de dizer a verdade.
Resposta Correta: c
Confira as questões que aparecem nos simulados completos Prova OAB
Prova OAB para Exame de Ordem Unificado - OAB - 2011
Os assuntos dessas Questões abordados são de Direito Processual Penal, Procedimento Penal ,Procedimento comum ordinário, Competência no Processo Penal ,Competência em razão da pessoa: o foro por prerrogativa de função, Nulidades no Processo Penal ,Procedimento Penal ,Procedimento comum ordinário, Da Prisão e da Liberdade Provisória ,Da Prisão em Flagrante, Sentença e Coisa Julgada, Procedimento Penal ,Procedimento especial dos crimes de competência do Tribunal do Júri para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento nestas matérias.
Um exemplo de questão que está disponível sobre o simulado Prova OAB
1- Anderson, Cláudio e Jorge arquitetam um plano para praticar crime contra a agência de um banco, empresa pública federal, onde Jorge trabalhava como segurança. Encerrado o expediente, em 03/12/2017, Jorge permite a entrada de Anderson e Cláudio no estabelecimento e, em conjunto, destroem um dos cofres da agência e subtraem todo o dinheiro que estava em seu interior.
Após a subtração do dinheiro, os agentes roubam o carro de Júlia, que trafegava pelo local, e fogem, sendo, porém, presos dias depois, em decorrência da investigação realizada.
Considerando que a conduta dos agentes configura os crimes de furto qualificado (pena: 2 a 8 anos e multa) e roubo majorado (pena: 4 a 10 anos e multa, com causa de aumento de 1/3 até metade), praticados em conexão, após solicitação de esclarecimentos pelos envolvidos, o(a) advogado(a) deverá informar que
- a) a Justiça Federal será competente para julgamento de ambos os delitos conexos.
- b) a Justiça Estadual será competente para julgamento de ambos os delitos conexos.
- c) a Justiça Federal será competente para julgamento do crime de furto qualificado e a Justiça Estadual, para julgamento do crime de roubo majorado, havendo separação dos processos.
- d) tanto a Justiça Estadual quanto a Federal serão competentes, considerando que não há relação de especialidade entre estas, prevalecendo o critério da prevenção.
Resposta Correta: a
Confira as questões que aparecem nos simulados completos Prova OAB
Corram e não percam mais tempo. Comecem a estudar através do maior portal de questões e simulados gratuitos do Brasil.
Bons Estudos,
ConcursosAZ – Aprovando de A a Z.