Simulado Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária | CONCURSO
SIMULADO CÓDIGO BRASILEIRO DE AUTORREGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA | DIVERSOS
INSTRUÇÕES
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado de concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso público da(o) Diversos.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões de concurso da banca Diversos para o concurso Diversos. Estas questões são especificamente do assunto Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária da matéria Comunicação Social e foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto seus gabaritos são os oficiais da banca.
ESTATÍSTICA
O simulado de Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária contém um total de 6 questões de concursos com um tempo estimado de 18 minutos para sua realização. O assunto abordado é Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária da banca Diversos do concurso Diversos.
RANKING
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Bons Estudos! Simulado de Concurso é aqui!
- #45184
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
Considere o trecho abaixo extraído do livro Estado Narciso, de Eugênio Bucci (Cia das Letras, 2015)
Foi essa regulação que propiciou as condições para que houvesse a convivência, nos Estados Unidos, de três grandes redes nacionais de televisão aberta ? NBC, CBS e ABC ?, que alcançaram seu apogeu entre os anos 1960 e 1990. Graças a essa regulação, o mercado norte-americano realizou um projeto público por meio de empresas privadas, cujo objetivo era fomentar uma esfera pública protegida contra manipulações de informação engendradas pelo aparato estatal ou pelo poder desmedido das grandes corporações. Com idas e vindas, erros e acertos, a FCC [FederalCommunications Commission] tem servido de anteparo a uma tendência natural do capitalismo, a concentração do capital (e do poder que daí decorre), e tem se mostrado capaz de promover na regulação as adaptações que os tempos requerem, conforme as mudanças de padrão tecnológico.
A regulação dos meios de comunicação realizada dentro de parâmetros liberais, em países como os EUA, tem como objetivo garantir
- a) a pluralidade política da informação condicionada à perspectiva das empresas que vencem a concorrência no setor.
- b) a homogeneização política da informação e a concorrência econômica saudável entre as empresas do setor.
- c) a pluralidade política da informação e a concorrência econômica saudável entre as empresas do setor.
- d) a pluralidade política da informação e o controle econômico das empresas atuantes no setor.
- e) o controle político da informação e a concorrência econômica plenamente livre no setor.
- #45185
- Banca
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- Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária
- Concurso
- . Concursos Diversos
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- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
- a) A evolução das tecnologias da comunicação e da informação torna inegável a necessidade da volta da exigência do diploma superior para a prática profissional do jornalismo.
- b) A atribuição aos meios de comunicação de papel preponderante no processo de construção do espaço público e democrático é um mito superado pelos pensadores contemporâneos.
- c) O modelo de radiodifusão comercial, no qual empresas atuam com liberdade na montagem da própria programação e na captação de anunciantes, é o que apresenta resultados mais significativos no tocante à preservação da cultura local e da identidade nacional.
- d) A concentração da propriedade dos meios de comunicação é uma forma de assegurar a atuação democrática desses meios.
- e) No modelo de mercado livre, o Estado cria um ambiente em que as empresas dos meios de comunicação gozam de plena liberdade para operar comercialmente.
- #45186
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(1,0) 3 -
“Ao longo do século 20, a imprensa consolidou uma hegemonia na tarefa de documentar sua época. Tornou-se a principal, às vezes a única, versão sobre os acontecimentos. Definiu o que era um acontecimento que merecia ser contado e o que não era e poderia ser apagado, na medida em que não virava narrativa. É importante sublinhar que, para a maioria dos homens e das mulheres que constroem o país, o mundo ou a aldeia em sua existência cotidiana, não ser reconhecido na narrativa da História tinha – e tem – um efeito brutal. A invisibilidade é, talvez, a violência que inaugura todas as outras”.
(BRUM, E. Heróis e vilões não cabem na reportagem. (http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/eliane-brum/noticia/2013/08/bheroisb-e-bviloesb-nao-cabem-na-reportagem.html).
Sobre o controle social da mídia é correto afirmar:
- a) Regulação da mídia e liberdade de expressão são conceitos opostos entre si.
- b) Argentina, Estados Unidos e Reino Unido têm leis que regulam os meios de comunicação.
- c) Os meios de comunicação são propriedades privadas e por isso regulados por suas normas internas.
- d) Uma das grandes conquistas da sociedade brasileira nos últimos anos foi a regulação da mídia no país.
- e) No Brasil a propriedade cruzada de meios de comunicação é proibida. Significa que uma mesma empresa não pode ser proprietária de um jornal e de uma estação de TV ou de rádio na mesma cidade.
- #45187
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(1,0) 4 -
- a) validade do produto, procedência, composição e finalidade.
- b) constituição do produto, procedência, finalidade e validade.
- c) natureza do produto, objetivo de uso, composição e finalidade.
- d) constituição do produto, procedência, objetivo de uso e validade.
- e) natureza do produto, procedência, composição e finalidade.
- #45188
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- Múltipla escolha
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(1,0) 5 -
- a) A força da publicidade provém da sua capacidade persuasiva e da sua contribuição na mudança de hábitos, na criação de imagens, na venda de produtos, nas ações para modificação de design dos pontos de venda e no ato de informar o consumidor.
- b) O discurso publicitário utiliza, na maior parte das campanhas, verbos no passado do pretérito que, cientificamente, impulsionam o consumidor a comprar.
- c) No texto publicitário, a máxima “uma imagem vale mais que mil palavras” é comprovada, já que não se tem necessidade do texto nas campanhas.
- d) Os elementos que compõem o briefing publicitário são: objetivo/ problema de comunicação, público-alvo; análise da empresa, estratégia, peças sugeridas e custos.
- e) O processo de criação publicitária não necessita de informações sobre a empresa e o mercado, já que a criação é um processo isolado que só depende da criatividade do publicitário.
- #45181
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(1,0) 6 -
Considere o seguinte trecho:
No final de 1998, as principais entidades do mercado publicitário assinaram um documento histórico ? o mais importante desde [...] 1978.
(Adaptado de: SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. Rio de Janeiro. Elsevier, 2013)
Esse documento de 1998 é
- a) a base do Código de Autorregulamentação Publicitária (CENP).
- b) resultado do III Congresso Brasileiro de Propaganda que marca a criação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).
- c) a adesão à Lei n° 4.680, que rege a profissão do publicitário e a atividade comercial da propaganda no Brasil.
- d) o Acordo de Autorregulamentação Comercial da Atividade Publicitária, instrumento assinado pelas principais entidades do mercado publicitário.
- e) a base do Código de Ética dos Publicitários (CENP), que reúne as disposições do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).