(1,0)
A respeito de equipamento portuário, julgue os itens.
O carregador de granéis radial e o virador de vagões são equipamentos típicos da faixa do cais usados na movimentação de minério de ferro. O tombador de caminhões é posicionado junto às áreas de armazenagem para movimentar grãos.
A respeito de contêineres, julgue os seguintes itens.
A maior parte da carga geral movimentada nos portos transita acondicionada em contenedores ou cofres de carga. Dry box, carregamento lateral, open top, isolantes, refrigerados, tank, volume seco, auto, animais vivos são modelos de contenedores adequados às diversas cargas movimentadas. O tipo conhecido por isolante transporta cargas secas que não podem ter contato com a água.
Julgue os itens seguintes relativos a gestão portuária, meio ambiente e cargas perigosas.
As cargas perigosas da classe 5 são as substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos. Durante o armazenamento, os peróxidos orgânicos devem ser conservados a temperatura ambiente, em locais cobertos, livres de insolação.
Todo porto organizado disporá, facultativamente, de instalações para recebimento e tratamento dos resíduos e para combate da poluição, observadas as normas estabelecidas pelo órgão ambiental competente.
Julgue os itens que se seguem, acerca da legislação e da gestão portuária.
Não são consideradas áreas do porto organizado as instalações ferroviárias do interior do porto, guias-corrente, quebra-mares, eclusas, canais, bacias de evolução e áreas de fundeio que são administradas diretamente por secretarias de governo.
O EIA deve ser realizado por profissional habilitado, especialista em assuntos portuários, para refletir a compreensão daquilo que está sendo proposto e o tipo de intervenção esperada.
O licenciamento para a construção de porto e terminais de minério, petróleo e produtos químicos dependerá da elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA).
TEU (twenty equivalent unit) é uma medida adotada como referência para a contabilização da movimentação de contêineres nos portos. Contêineres menores que 20 pés não são contabilizados.
A embarcação classificada como FCC (full conteiner carrier) é dedicada exclusivamente ao transporte de contenedores. Essas embarcações são equipadas com guias nos porões onde são armazenados os contêineres. O FCC de capacidade acima de 4.500 contêineres é do tipo post-panamax.
As esteiras rolantes são utilizadas para transportar granéis entre os locais de estoque e as embarcações, nas operações de embarque. As esteiras que transportam grãos devem ser cobertas e esteiras que transportam minérios dispensam a cobertura.
Julgue os itens a seguir relativos a instalações portuárias.
O dolfin assume características especiais conforme o uso esperado. O dolfin de amarração não dispõe de defensas, enquanto o dolfin de atracação pode receber estruturas para permitir a fixação de esteiras e outros dispositivos de carregamento/descarregamento.
Foreland é o espaço marítimo com o qual o porto ou terminal realiza transações comerciais. O conceito só faz sentido nos portos exportadores que recebem embarcações de longo curso.
Hinterland é uma área territorial de onde provém ou para onde é enviada a carga carregada/descarregada em determinado porto. O porto marítimo, em geral, tem hinterland mais amplo que o porto fluvial.
Com relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegação e tipos de navios, julgue os itens subsequentes.
Prático é o profissional aquaviário, não tripulante, que presta serviço de praticagem embarcado. O serviço de praticagem consiste no conjunto de atividades profissionais de assessoria ao comandante requeridos por força de peculiaridades da rota a ser navegada.
Recuperar senha