(1,0)
Com relação a processos administrativos, julgue os próximos itens.Na metodologia do balanced scorecard, o plano estratégico é composto dos objetivos estratégicos, que demonstram o que é crítico para o sucesso da organização.
Acerca de gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial, julgue os itens que se seguem.Considere que um administrador pretenda analisar a existência de correlação entre o número de reclamações dos alunos contra os professores e a quantidade de faltas dos professores. Nessa situação, uma das ferramentas de qualidade que o administrador poderá empregar é o diagrama de dispersão.
Acerca de gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial, julgue os itens que se seguem.Uma organização que, ao buscar os melhores resultados, desenvolve ações integradas voltadas ao planejamento, ao controle e à melhoria da qualidade fundamenta-se nos pressupostos estabelecidos por Deming.
Acerca de gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial, julgue os itens que se seguem.Considere que um administrador pretenda identificar, entre as diversas reclamações dos alunos de uma universidade, as mais frequentes, com o intuito de ordenar os problemas e possibilitar a centralização de esforços sobre os problemas mais relevantes. Nessa situação, uma das ferramentas que o administrador poderá empregar é o diagrama de Pareto.
Acerca de gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial, julgue os itens que se seguem.No relatório de gestão de uma organização, destaca-se a descrição das práticas gerenciais sem foco imediato nos indicadores de desempenho ou resultados obtidos
Julgue o item seguinte, acerca de planejamento educacional.O planejamento de ensino, que envolve a interação professor-aluno, corresponde ao processo de decisão sobre a atuação dos professores no cotidiano do trabalho pedagógico.
Julgue o item seguinte, acerca de planejamento educacional.O planejamento escolar é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação pedagógica na escola, que articula a atividade escolar e a problemática do contexto social.
O trabalho do pedagogo institucional requer o desenvolvimento de uma base conceitual sólida nos temas educacionais, além de atitudes que lhe permitam atuar de forma ética. Com base nessa premissa, julgue o item a seguir, tendo como referência o trabalho multidisciplinar do pedagogo.O pedagogo não deve assumir o papel de educador-educando, mas ter ação enérgica e contribuir com neutralidade para o desenvolvimento curricular da instituição.
O trabalho do pedagogo institucional requer o desenvolvimento de uma base conceitual sólida nos temas educacionais, além de atitudes que lhe permitam atuar de forma ética. Com base nessa premissa, julgue o item a seguir, tendo como referência o trabalho multidisciplinar do pedagogo.Por seu caráter intencional e diretivo, o ensino consiste em um trabalho didático-pedagógico, que pressupõe construção de conhecimento e rigor metodológico, mas que também implica interação, compartilhamento e expressão de afetividade, originando-se de um ato de criação de possibilidades para a produção de conhecimentos.
O trabalho do pedagogo institucional requer o desenvolvimento de uma base conceitual sólida nos temas educacionais, além de atitudes que lhe permitam atuar de forma ética. Com base nessa premissa, julgue o item a seguir, tendo como referência o trabalho multidisciplinar do pedagogo.Competência é a conquista de iniciativa e de responsabilidade diante de situações profissionais com as quais o indivíduo se confronta, constituindo-se como inteligência teórica que se desenvolve a partir dos conhecimentos adquiridos e se transforma à medida que a diversidade das situações aumenta.
Julgue o item subsequente, relativo ao de planejamento participativo.No planejamento participativo, a discussão coletiva é realizada por um grupo formado pelos indivíduos mais capacitados de cada um dos segmentos envolvidos.
Julgue o item subsequente, relativo ao de planejamento participativo.A discussão coletiva envolve aspectos relacionados não só ao modo (como), mas também ao motivo (porque) de realizar as atividades, bem como aos objetivos gerais que elas se propõem a alcançar.
Julgue o item subsequente, relativo ao de planejamento participativo.O planejamento estratégico é utilizado como metodologia para efetivar a participação dos diferentes segmentos da comunidade educativa no processo de construção do planejamento participativo.
Julgue o item subsequente, relativo ao de planejamento participativo.O planejamento participativo requer a constituição prévia, pelos dirigentes escolares, de um rol de questões que norteiem as discussões coletivas, realizadas com a participação de todos os membros da instituição.
Julgue o item subsequente, relativo ao de planejamento participativo.No processo de planejamento participativo, centralizam-se as discussões no núcleo gestor da escola, com o intuito de evitar que os assuntos a serem tratados sejam fragmentados, desorganizados e inócuos.
Recuperar senha