(1,0)
As Novas Tendências em Neonatologia, em relação aos cuidados com o recém-nascido de risco, baseado em evidências científicas, abordam temas importantes, tais como: o uso racional do oxigênio e a nutrição enteral precoce com leite humano ordenhado.Sobre as Novas Tendências Fiocruz - 25/4/2019, podemos afirmar que:
As crises de hipóxia são um problema particular durante os primeiros dois anos de vida dos pacientes com Tetralogia de Fallot, como também, a obstrução grave da via de saída do ventrículo direito. O lactente torna-se hiperpneico, agitado, com piora da cianose podendo levar a síncope e convulsões. Com relação ao tratamento das crises de hipóxia, podemos usar EXCETO:
Recém-nascido prematuro, 32 semanas de idade gestacional ao nascimento, pesando 1085 gramas, PIG e com crescimento uterino restrito. Recebe alta com idade gestacional corrigida de 41 semanas e pesando 2550 gramas.Com relação ao acompanhamento pós-natal (follow-up) e complicações deste bebê, é CORRETO afirmar:
Um RN a termo de parto vaginal com peso de nascimento 3400 g, masculino, AIG, evolui logo após o nascimento com quadro de desconforto respiratório grave, necessitando de ventilação mecânica com intubação ainda em sala de parto. A mãe apresentava febre de 39°C, durante o trabalho de parto, com FC persistentemente acima de 100 bpm, útero doloroso e fisiometria, referindo perda de líquido amniótico já há 2 dias. No RX de tórax, após a intubação, observa-se um infiltrado granular fino e irregular, sugerindo o diagnóstico de pneumonia. Durante a gestação, essa mãe havia feito cultura de secreção vaginal, com o diagnóstico de colonização pelo estreptococo beta hemolítico do grupo B, no entanto, não recebeu profilaxia intraparto com antibióticos.O fator de risco que NÃO está envolvido no desenvolvimento deste quadro clínico é:
O leite humano é o padrão ouro de alimentação durante os dois primeiros anos de vida da criança, devendo ser ofertado de forma exclusiva nos primeiros seis meses de vida.Algumas situações, porém, não permitem que a prática do aleitamento materno seja feita. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que se refere a uma verdadeira contraindicação ao aleitamento materno:
A policitemia, ao contrário da anemia, faz um aumento do número de hemácias circulantes, aumenta a viscosidade sanguínea e pode ter como resultado várias complicações no recém-nascido. Dentre as causas de policitemia, temos: a transfusão placentária de eritrócitos, a insuficiência placentária com o aumento da eritropoiese fetal por hipóxia intra-útero, bebês GIG e PIG. Sobre o manejo da policitemia, é FALSO afirmar que:
Caso clínico: Mãe com diabetes gestacional compensada com uso de insulina e evoluindo com aumento da pressão arterial e alteração da cardiotocografia, sendo indicada cesárea de urgência. Recém-Nascido com 37 semanas de idade gestacional, apresentação cefálica, peso 2930 gramas, apresentando desconforto respiratório ao nascimento, sendo necessário uso de CPAP, sob máscara em sala de parto. RN encaminhado para UTI neonatal, acoplado ao CPAP nasal e se mantendo estável e com saturação. Com relação ao diagnóstico e tratamento da patologia descrita acima, podemos afirmar:
Segundo o Manual de Recomendações sobre a Tuberculose do Ministério da Saúde de 2019, o diagnóstico de Tuberculose na infância pode se basear nas seguintes informações:I. A forma pulmonar difere do adulto, pois costuma ser abacilífera, isto é, negativa ao exame bacteriológico, pelo reduzido número de bacilos nas lesões. II. Na suspeita de tuberculose deve-se procurar a tríade clássica: redução do apetite, perda de peso e tosse crônica. III. A ausculta pulmonar pode variar desde normal à presença de qualquer tipo de ruído adventício. IV. A febre, quando presente, é intermitente, geralmente não ultrapassa 38ºC, e ocorre ao final da tarde.Das afirmações acima podemos considerar CORRETAS:
Recém-nascido, masculino, 3º dia de vida, apresentando o exame físico no alojamento conjunto, frequência cardíaca de 60 bpm, coloração normal, pulsos centrais e periféricos cheios, tempo de enchimento capilar < 2s.De acordo com o caso acima, assinale a alternativa correspondente à conduta mais adequada:
A Retinopatia da Prematuridade é uma enfermidade vasoproliferativa, secundária à vascularização inadequada da retina.Podemos afirmar que o desenvolvimento dos vasos sanguíneos retinianos se inicia:
O desenvolvimento de expediente que recebe informações, pareceres, anexos e despacho e, na sequência, segue sua tramitação é denominado
Considerando que a liderança é um fenômeno social e ocorre exclusivamente em grupos sociais, na coluna da esquerda estão dispostos tipos de lideranças e na da direita, o estilo de liderar de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a esquerda.1 - Líder autocrático2 - Líder liberal3 - Líder democrático( ) Fixa as diretrizes, desconsiderando a participação dos membros que compõem o grupo.( ) O grupo estimulado e assistido pelo líder debate e delibera as diretrizes.( ) Tanto a divisão das tarefas quanto a escolha dos companheiros ficam sob responsabilidade do grupo.Assinale a sequência correta.
Aceitar que problema para gerenciar o tempo existe e mudar de hábito faz-se necessário são recomendações feitas por Christian Barbosa, especialista em administração do tempo e produtividade. Sobre o modo racional do uso do tempo, analise as afirmativas.I - Usar agenda impressa ou software instalado no computador para centralizar todas as anotações sobre as tarefas cotidianas.II - Deixar as atividades menos trabalhosas e as que necessitam de maior concentração para as horas em que se sentir mais produtivo.III - Priorizar as atividades é imprescindível para organizar os compromissos e não deixar tarefas mais importantes e urgentes sem serem executadas.IV - Reservar na agenda parte do tempo para administrar as inevitáveis urgências que ocorrem.Estão corretas as afirmativas.
Um acadêmico, numa situação de trancamento de matrícula, deverá registrar sua solicitação por meio de qual documento?
O planejamento é uma função administrativa essencial nas organizações. Analise as afirmativas a seguir:
I. Planejar é uma função que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais os objetivos devem ser atendidos.
II. Dirigir pessoas envolve incentivar, comunicar, liderar sua equipe.
III. Organizar significa agir corretivamente, mudar quando necessário.
IV. Controlar é o processo de distribuir os recursos disponíveis.
V. Planejar é agrupar as atividades em órgãos e em cargos.
Marque a alternativa CORRETA.
Recuperar senha