(1,0)
Paciente com 5 anos de idade, sexo masculino, sofreuuma queda de patinete cerca de 30 minutos antes de sua chegada ao consultório odontológico. Seus pais trouxeram o dente 52 acondicionado em um recipiente com soro fisiológico. O dente 51 apresenta-se intruído e o dente 61 tem fratura de coroa e raiz.
Para o dente 52, a conduta apropriada deve levar em consideração que
Paciente com 5 anos de idade, sexo masculino, sofreu uma queda de patinete cerca de 30 minutos antes de sua chegada ao consultório odontológico. Seus pais trouxeram o dente 52 acondicionado em um recipiente com soro fisiológico. O dente 51 apresenta-se intruído e o dente 61 tem fratura de coroa e raiz.
O tratamento indicado para o dente 51 é
As brocas utilizadas em preparos cavitários apresentam a forma da ponta ativa e respectiva função:
Paciente com 17 anos de idade, sexo feminino, é trazida ao consultório odontológico por sua mãe, que relata preocupação com o hábito de indução ao vômito após as refeições.
Esta condição e o achado clínico odontológico associado, respectivamente, são compatíveis com o diagnóstico de,
A proteção do complexo dentino-pulpar,
Paciente com 6 anos de idade, sexo masculino, apresenta arco tipo II de Baume. Os dentes 16, 26, 36 e 46 encontramse recém-erupcionados e apresentam-se em plano terminal reto.
A condição "topo a topo" persistirá até a substituição dos segundos molares decíduos, o que ocorrerá com a idade de
Paciente com 48 anos de idade, sexo masculino, é submetido à extração do dente 15, ocasião em que um movimento abrupto realizado com o extrator dental pode ter ocasionado a perfuração do soalho do seio maxilar.
Uma possível consequência deste acidente clínico é a,
A análise do risco de cárie,
Paciente com 27 anos de idade, sexo masculino,apresenta queixa de dor no dente 46 ao ingerir alimentos doces.O exame clínico mostra fratura na restauração de amálgamaClasse II e, ao exame radiográfico, constata-se que não hácomprometimento pulpar.
Sob a perspectiva da promoção de saúde, após a remoção da restauração insatisfatória, a definição do preparo cavitário deve,
Paciente com 48 anos de idade, sexo masculino, relataser portador de diabetes mellitus e mostra sobrepeso. Suaqueixa principal é a halitose.
O exame clínico para a investigação das causas da halitose deve levar em consideração a presença de I. amigdalite e doença periodontal. II. doença periodontal e afta. III. cárie e herpes zoster. IV. língua saburrosa e cárie. É correto o que consta APENAS em,
Paciente com 48 anos de idade, sexo masculino, relata ser portador de diabetes mellitus e mostra sobrepeso. Sua queixa principal é a halitose.
O exame das condições periodontais neste paciente é justificado, uma vez que,
Paciente com 34 anos de idade, sexo masculino, refere ter refluxo gástrico crônico, ao qual está associada a presença da lesão não cariosa denominada,
Paciente com 32 anos de idade, sexo feminino, apresenta pequena tumefação no lado direito da face e queixa de dor acentuada no dente 17. No momento do exame, a paciente encontra-se febril e refere mal-estar geral. Durante a anamnese, verifica-se histórico de alergia às penicilinas e a gravidade de sua infecção é considerada moderada. O exame clínico mostra mobilidade do dente 17 e forte sensibilidade à percussão e palpação. O aspecto radiográfico da área periapical mostra áreas radiolúcidas amplas.
O aspecto radiográfico da região periapical sugere,
Paciente com 32 anos de idade, sexo feminino,apresenta pequena tumefação no lado direito da face e queixa de dor acentuada no dente 17. No momento do exame, a paciente encontra-se febril e refere mal-estar geral. Durante a anamnese, verifica-se histórico de alergia às penicilinas e agravidade de sua infecção é considerada moderada. O exame clínico mostra mobilidade do dente 17 e forte sensibilidade à percussão e palpação. O aspecto radiográfico da área periapicalmostra áreas radiolúcidas amplas.
Recomenda-se a prescrição de,
Paciente com 36 anos de idade, sexo feminino, queixa-se de limitação na abertura mandibular, devido a dor articular. A crepitação pode ser sentida e a palpação lateral do côndilo aumenta a dor. A sobrecarga mecânica das estruturas articulares parece ser o fator causal. Diante da suspeita de hiperatividade muscular, foi indicado o uso de placa estabilizadora durante o sono após o que a paciente relatou alívio. A condição descrita é compatível com o diagnóstico de,
Recuperar senha