(1,0)
As pedagogias modernas críticas de educação incluem a avaliação como um componente indispensável no entendimento do processo educativo como um todo. A avaliação é contínua e constitui-se em um instrumento diagnóstico que apoia a tomada de decisão de docentes, estudantes e escola. Tais pedagogias orientam o processo ensino-aprendizagem para situações próximas do mundo concreto, e a avaliação ocorre desde o início do período letivo e contempla questões de como, por quê e quando ela deve acontecer. Acerca da avaliação, seguindo essas pedagogias contemporâneas, julgue o próximo item.
É eficaz quando fundamenta decisões de aceitação para aferir se o que foi planejado está no rumo certo ou, caso necessário, se precisa de reorientação para o semestre seguinte.
Metodologias em basadas no ensino aberto têm como características as possibilidades de codecisão vivenciadas, quando os alunos participam também das decisões em relação aos objetivos, conteúdos e avaliações. Em outras palavras, nessas tomadas de decisão, o aluno como sujeito ativo com partilha efetivamente da elaboração do program a de ensino.
A partir do texto acima, julgue o item subsequente.
Os atores participantes na elaboração do program a de ensino adéquam os objetivos para atender aos anseios dos alunos e buscam alcançá-los até o final de um semestre ou ano letivo.
Vivenciar uma metodologia de ensino participativa requer um período de aproximação e conquista comum entre os atores envolvidos no processo.
O trato dos grupos participantes com conhecimentos significativos ao cotidiano promove um aumento de credibilidade, entre os discentes, da área da educação física.
Entre as concepções pedagógicas no cenário da educação física escolar brasileira está a abordagem da cultura, que considera que todo movimento é absorvido e denota cultura. Cada um aprende a cultura por meio de seu corpo. Como existem corpos e culturas diferentes, não devem existir estereótipos. Sendo o corpo uma construção cultural e acreditando-se que a cultura não está dentro do homem nem na soma de várias mentes, entende-se que qualquer homem produz cultura, sendo ela o primeiro e muitas vezes o único patrimônio que ele possui.
Tendo o texto acima como referência, julgue o item a seguir.
A abordagem desenvolvida no texto assegura que os homens são iguais justam ente naquilo que os diferencia.
A educação física escolar reconhece que as diferenças entre os alunos são culturais; portanto, a eles deve ser garantido o direito de toda a sua prática corporal.
O esporte competitivo tem fatores negativos quando nele se enfatiza o ganhar a qualquer preço e o individualismo exacerbado. Por outro lado, ele também apresenta fatores positivos. Ser competitivo pode ser um valioso recurso para atuar no mundo, pois o sentido de vencer, implícito na palavra competição, pode se referir também a superação de dificuldades, desenvolvimento da colaboração, enfim, o aprimoramento do potencial humano. A respeito do esporte competitivo, julgue o item subsequente.
A competição no jogo, que é refletida na vida em sociedade, pode promover o desenvolvimento pessoal e coletivo.
Pelo seu nível de agressão, o boxe não apresenta fatores positivos.
O ser humano recebe um conjunto de benefícios quando pratica atividade física; essa ação produz efeitos positivos nos níveis fisiológico, comportamental e social. Quanto aos efeitos positivos da atividade física no nível fisiológico, julgue o seguinte item.
No cérebro, ela estimula a liberação de substâncias como a endorfma, que melhora o funcionamento do sistema nervoso central, proporcionando a sensação de bem-estar.
As raízes históricas da cultura corporal do ocidente estão inter-relacionadas aos ideais da formação do homem grego. Pensar o nosso passado é, ao mesmo tempo, pensar também a influência marcante da cultura grega. Com base nas ideias de Platão — um dos mais influentes filósofos dessa época — a respeito desse assunto, julgue o item a seguir.
A ginástica era dividida em: higiene corporal e regime dietético; atletismo; e jogos e danças.
A alma e o corpo tinham o mesmo valor na formação grega.
A aptidão física no contexto da qualidade de vida é definida como a capacidade de realizar atividades de movimento diárias com vigor, energia e competência, assim como a capacidade de diminuir o risco de desenvolvimento prematuro de doenças hipocinéticas. Considerando esse assunto, julgue os itens subsequentes.
São exemplos de doenças hipocinéticas: as cardiovasculares, as posturais e a obesidade.
A aptidão física no contexto da qualidade de vida é definida como a capacidade de realizar atividades de movimento diárias com vigor, energia e competência, assim como a capacidade de diminuir o risco de desenvolvimento prematuro de doenças hipocinéticas. Considerando esse assunto, julgue o item subsequente.
Componentes básicos relacionados à saúde incluem a capacidade cardiovascular, a flexibilidade, a força, a composição corporal e a resistência muscular localizada.
Existem três princípios básicos relacionados à aptidão física: da individualidade biológica, da sobrecarga crescente e da intensidade.
A partir do paradigma da complexidade, a compreensão do processo pelo qual se dá a tomada do poder sobre os corpos na escola deve ser uma inquietação importante em educação e, em especial, na educação física. Nas relações de poder que ali se transcorrem, muitas vezes o corpo tem sido usado para atender aos valores do poder dominante da ideologia de mercado. Assim, a educação é um processo que visa inculcar no indivíduo o disciplinamento do corpo que traz em si determinados valores e regras.
Tendo como referência o texto acima, julgue o item a seguir, de acordo com o paradigma da complexidade.
As ações educativas devem ser orientadas pelo respeito às diferenças e pela convivência com portadores de necessidades especiais, entre outros grupos minoritários.
Recuperar senha