(1,0)
Caio está dirigindo seu automóvel em uma via urbana de trânsito rápido adequadamente pavimentada. As condições de tráfego estão normais e ele não tem pressa de chegar ao seu destino, por isso Caio dirige na velocidade mínima permitida que é de:
De acordo com o CTB e as normas estabelecidas pelo CONTRAN, independentemente do tipo de veículo, os equipamentos obrigatórios são, EXCETO:
Para que Amadeu conduza um veículo destinado ao transporte de escolares, ele deve satisfazer aos requisitos constantes no CTB. Seus amigos disseram que esses requisitos são:
• Carol: “Ter mais de vinte e quatro anos”. • Luiz: “Possuir habilitação na categoria D”. • Cassiano: “Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os doze últimos meses”. • Laura: “Ser aprovado em curso especializado, nos termos da regulamentação do CONTRAN”.
Quais amigos estão corretos?
A CNH de Valéria possui uma observação relacionada à obrigatoriedade do uso de óculos ou lentes de contato e ela foi flagrada em uma blitz dirigindo sem usá-los, o que, de acordo com o CTB, resulta, respectivamente, em infração e penalidade:
Fábio, Walter e Rafa foram flagrados disputando corrida, o que é uma infração gravíssima de acordo com o CTB. Tal infração resulta em qual penalidade?
Se um condutor deixar de prestar socorro à vítima de acidente de trânsito quando solicitado pela autoridade e seus agentes, de acordo com o CTB, ele incorrerá em infração e penalidade de quais tipos, respectivamente?
Nilmar parou seu veículo afastado oitenta centímetros da guia da calçada (meio-fio), sendo notificado pelo agente fiscalizador, seguindo o preconizado no CTB, das respectivas infração e penalidade:
Ao avistar a seguinte placa de sinalização, qual manobra NÃO é permitida ao condutor?
A placa de sinalização a seguir adverte ao motorista que há, à direita:
Roberto deparou-se com um acidente de trânsito na via por onde trafegava. Pelo que pode observar, o fato aconteceu minutos antes dele chegar, pois nenhuma providência fora tomada. Lembrou-se dos seus estudos da cartilha de Noções de Primeiros Socorros no Trânsito, da ABRAMET (2005), na qual aprendeu sobre a Sequência de Ações de Socorro. Primeiro, pediu a todos que mantivessem a calma. Os passos seguintes foram realizados por pessoas distintas:
• Flávio controlou a situação. • Ana verificou a situação das vítimas. • Ângela garantiu a segurança. • Lúcio realizou algumas ações com as vítimas. • Plínio pediu socorro.
Ordene as pessoas para que as ações sejam executadas na sequência correta, de acordo com as instruções da referida cartilha.
A escola em que Leandro estuda realiza anualmente a “Semana do Trânsito”, com o intuito de estimular desde cedo o conhecimento do CTB e a conscientização para o trânsito seguro. Coube ao grupo dele tratar sobre o Sistema Nacional de Trânsito, mais especificamente sobre os objetivos básicos desse sistema. Quanto ao primeiro, que é o estabelecimento de diretrizes da Política Nacional de Trânsito, o grupo anotou o seguinte:• Marcos: “Visa a segurança, a fluidez, o conforto e a educação para o trânsito”. • Luiza: “Visa a defesa ambiental”. • Leandro: “Busca a padronização de critérios técnicos, financeiros e administrativos para a execução das atividades de trânsito”. • Valéria: “Quer facilitar o processo decisório e a integração do Sistema”.
Quais dessas informações estão corretas e devem ser transmitidas para os demais alunos?
Tem por finalidade o exercício das atividades de planejamento, administração, normatização, pesquisa, registro e licenciamento de veículos, formação, habilitação e reciclagem de condutores, educação, engenharia, operação do sistema viário, policiamento, fiscalização, julgamento de infrações e de recursos e aplicação de penalidades. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), essa definição refere-se ao(s):
Analise as afirmações a seguir sobre a tolerância máxima permitida na pesagem de veículos de transporte de carga e de passageiros, segundo a Lei nº 13.103/2015:
I. 5% (cinco por cento) sobre os limites de peso bruto total.
II. 5% (cinco por cento) sobre os limites de peso bruto transmitido por eixo de veículos à superfície das vias públicas.
III. 10% (dez por cento) sobre os limites de peso bruto total.
IV. 10% (dez por cento) sobre os limites de peso bruto transmitido por eixo de veículos à superfície das vias públicas.
Quais estão corretas?
A distância do acidente para o início da sinalização em uma via de fluxo rápido com pista seca e sem curvas, aclives ou declives, conforme a cartilha de Noções de Primeiros Socorros no Trânsito da ABRAMET (2005), em passos longos, é de:
Ailton está ciente de que, de acordo com a Lei nº 13.103/2015, o período gasto com o tempo de espera não é computado como jornada de trabalho, nem como horas extraordinárias, e que há uma indenização na proporção de:
Recuperar senha