(1,0)
A respeito de contas, julgue o item seguinte.
As contas permitem o registro dos fatos administrativos do dia a dia da entidade, os quais, por sua vez, são fundamentais para a elaboração das demonstrações contábeis e para o cumprimento dos objetivos da contabilidade.
As receitas e as despesas provocam variações patrimoniais, aumentando ou diminuindo o patrimônio líquido; por essa razão, segundo a teoria patrimonialista, elas são classificadas como contas patrimoniais.
As contas de compensação ou extrapatrimoniais, quando utilizadas, devem registrar os eventos no momento de sua ocorrência por meio de débitos em contas passivas e créditos em contas ativas, invertendo-se os lançamentos por ocasião do vencimento do contrato ou da extinção do compromisso.
Em relação aos atos e fatos administrativos, julgue o próximo item.
Assinaturas de contratos de compra e venda com fornecedores e compra de mercadorias a prazo são exemplos de fatos administrativos e que, portanto, devem ser contabilizados.
Os atos administrativos relevantes, como é o caso de fianças para terceiros, podem, futuramente, modificar o patrimônio da entidade.
Julgue o item a seguir, relativo ao patrimônio das entidades.
Quando o passivo é igual ao ativo subtraído do patrimônio líquido, sendo todos maiores que zero, tem-se a situação patrimonial conhecida como positiva, ativa ou superavitária.
Uma entidade cujos bens e direitos somem R$ 2 milhões e que possua obrigações que totalizem R$ 5 milhões estará em uma situação líquida que pode ser definida como ativo a descoberto ou deficitária.
No que diz respeito aos estados patrimoniais, é possível que ativo e passivo tenham valor igual a zero, respectivamente, na constituição e no encerramento das atividades da empresa.
Situação líquida e patrimônio líquido são expressões sinônimas, mas a primeira é mais adequada para expressar o estado patrimonial da entidade, enquanto a segunda é de utilização obrigatória no balanço patrimonial.
Em relação aos conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade, julgue o item subsequente.
A controladoria, uma ramificação da contabilidade, é uma estrutura encontrada nas organizações e que supervisiona, entre outras, as áreas responsáveis pela contabilidade financeira, contabilidade de custos, auditoria interna e contabilidade fiscal.
A análise de balanços não é considerada uma técnica contábil, tendo em vista que foi formulada e desenvolvida no âmbito da administração financeira.
O objeto de estudo da contabilidade são as entidades econômico-administrativas, o que inclui as instituições com fins sociais.
Julgue o próximo item, a respeito de contagem.
Se a enfermaria de um hospital possuir cinco leitos desocupados e se cinco pacientes forem ocupar esses leitos, então haverá mais de 100 formas diferentes de fazer essa ocupação.
Recuperar senha