(1,0)
Em um museu, uma peça de acervo pode passar por numerosas situações: pode ficar acondicionada, pode ser consultada, pode compor uma exposição, pode ser cedida em empréstimo e transportada para outra instituição. Cada uma dessas situações requer medidas do ponto de vista da conservação. Com relação aos parâmetros para conservação de acervo, julgue o item subsequente.
Não há nenhuma recomendação ou restrição quanto ao tipo de produto a ser utilizado na limpeza das áreas de trânsito ou do mobiliário de reservas técnicas, mas se considera ideal que sejam mantidos cuidadosamente limpos.
Com relação às cartas patrimoniais, julgue o item seguinte.
A Carta de Veneza foi elaborada com base na teoria do restauro científico.
Roberto é conservador/restaurador de uma instituição pública e tem o desafio de realizar ações de conservação curativa e restauração em um acervo composto de livros antigos, documentos arquivísticos e fotografias. Alguns dos livros a serem tratados por Roberto apresentam sujidades, acidez e amarelecimento do papel.
Considerando essa situação hipotética, julgue o item subsequente.
Higienização, estabilização de suportes, consolidação de emulsões, reintegração visual e acondicionamento são exemplos de técnicas que podem ser utilizadas por Roberto no tratamento de fotografias.
Acerca da teoria e da história da restauração de bens culturais móveis e integrados, julgue o item a seguir.
O restaurador tem a liberdade de decidir, a partir de critérios próprios, as intervenções que serão realizadas nas obras sob sua responsabilidade.
A Carta de Atenas, de 1931, foi o primeiro documento de recomendações internacionais de conservação, manutenção e utilização de bens culturais.
Julgue o item seguinte, com relação aos materiais utilizados na restauração de bens culturais.
Tíner, xileno, xilol, toluol e aguarrás são exemplos de solventes que podem ser utilizados para a remoção de cola e fitas adesivas em papel.
A respeito do plano de gestão de riscos para a conservação de artefatos, coleções e acervos, julgue o item a seguir.
Os métodos utilizados por museus para reduzir os riscos ao patrimônio podem ser classificados em uma destas cinco fases da gestão de riscos ao patrimônio: identificar, bloquear, detectar, responder e recuperar.
Embalagens protetoras, como caixas ou pastas, são necessárias apenas no caso de transporte do acervo para outro edifício.
Com relação ao gerenciamento de riscos em ambiente de trabalho, julgue o item que se segue.
Cada funcionário é responsável pela aquisição e pelo uso de equipamento de proteção individual (EPI) adequado às suas funções.
Julgue o item a seguir, relativos ao acondicionamento de acervos de documentos.
O uso do encapsulamento é recomendado para o acondicionamento de papéis ácidos ou de suporte suscetível ao esfarelamento, uma vez que se trata de uma técnica de embalagem muito utilizada para materiais frágeis.
No que concerne às teorias da restauração desenvolvidas por pensadores da área, julgue o item que se segue.
Viollet-le-Duc teve papel de grande relevância para a área por ter atuado durante a época em que a restauração se firmava como ciência.
Com base na Lei n.º 4.845/1965, na Lei n.º 5.471/1968 e no Decreto n.º 65.347/1969, julgue o próximo item.
A Lei n.º 4.845/1965 proíbe a saída, para o exterior, de obras de arte e ofícios produzidos no país até o fim do período ditatorial.
Em relação às partes de um livro, julgue o item a seguir.
A guarda é feita a partir de uma única folha de papel dobrada ao meio: metade da folha é colada à capa e forma a contraguarda, enquanto a outra metade fica solta e forma a guarda volante.
O restauro filológico, também conhecido como restauro crítico, enfatiza os aspectos documentais do bem cultural.
As cartas patrimoniais têm caráter normativo e dispõem toda a fundamentação teórica do período em que foram concebidas.
Recuperar senha