(1,0)
Roberto é conservador/restaurador de uma instituição pública e tem o desafio de realizar ações de conservação curativa e restauração em um acervo composto de livros antigos, documentos arquivísticos e fotografias. Alguns dos livros a serem tratados por Roberto apresentam sujidades, acidez e amarelecimento do papel.
Considerando essa situação hipotética, julgue o item subsequente.
Uma das funções de Roberto, no que se refere às ações de conservação curativa, consiste em promover ações de sensibilização para despertar o sentimento de preservação nos usuários que utilizam o acervo de sua instituição.
Julgue o item que se segue, relativo a técnicas, materiais e procedimentos de intervenção em bens móveis e integrados.
Esculturas de mármore e dolomita são ideais para ambiente externo, pois esses materiais não são suscetíveis a fenômenos meteorológicos e ataques biológicos.
Em um museu, uma peça de acervo pode passar por numerosas situações: pode ficar acondicionada, pode ser consultada, pode compor uma exposição, pode ser cedida em empréstimo e transportada para outra instituição. Cada uma dessas situações requer medidas do ponto de vista da conservação. Com relação aos parâmetros para conservação de acervo, julgue o item subsequente.
As reservas técnicas devem ser utilizadas unicamente para o acondicionamento do acervo, de modo que não se deve armazenar ali nenhum material não pertencente ao acervo.
Julgue o item a seguir, relativos ao acondicionamento de acervos de documentos.
Na escolha da embalagem para acondicionamento de documentos, deve-se considerar o material de confecção da embalagem, especificamente no que tange à sua estabilidade química, para que não haja reação com o acervo, sendo desnecessária a avaliação da sua resistência a agentes de deterioração, já que embalagem e acervo estarão protegidos na reserva técnica.
No que concerne às teorias da restauração desenvolvidas por pensadores da área, julgue o item que se segue.
Cesare Brandi defendia que o restauro fosse realizado de maneira a dificultar intervenções futuras.
Acerca de aspectos históricos da restauração, julgue o item subsequente.
As bases da restauração contemporânea foram estabelecidas no século XIX, sob a perspectiva de mudanças e evoluções ocorridas na época.
A restauração em um bem integrado deve basear-se em estudo da documentação existente, a fim de fundamentar as intervenções conforme a história e o estilo da época.
Julgue o item seguinte, com relação aos materiais utilizados na restauração de bens culturais.
A restauração de uma peça metálica consiste basicamente em limpeza, estabilização da corrosão e(ou) redução dos produtos corroídos, podendo-se usar, para isso, solução de sulfito de sódio (Na2SO3).
Com relação ao processo de identificação de ameaças ao patrimônio no âmbito da gestão de riscos para a conservação de artefatos, coleções e acervos, julgue o item a seguir.
Temperatura e umidade relativa do ar não são, em si, agentes de deterioração, mas passam a sê-los se estiverem fora dos padrões ideais para cada tipologia de acervo.
Com relação ao gerenciamento de riscos em ambiente de trabalho, julgue o item que se segue.
O programa de gerenciamento de riscos em ambiente de trabalho visa identificar perigos e riscos, avaliá-los um a um e buscar alternativas para eliminá-los ou, caso não seja possível, reduzi-los a um nível aceitável de risco, prevenindo-se, assim, acidentes e doenças, a curto ou a longo prazo.
Ruskin era representante da teoria romântica - ou restauração romântica - e defendia a intocabilidade do monumento degradado.
As ações de conservação, de alteração de uso e de renovação realizadas antes do século XVIII são consideradas restaurações, pelos padrões atuais.
Em resultado de parcerias entre o GCI (Getty Conservation Institute) e outras instituições americanas, foi publicada, na década de 90 do século passado, uma série de diretrizes para o diagnóstico de conservação em museus. Desde então, tanto museus quanto outras instituições no Brasil têm se baseado nesse modelo para verificar a situação de suas coleções. A partir dessas informações, julgue o item a seguir, a respeito da avaliação e diagnóstico de bens móveis.
É possível avaliar facilmente, pelas pessoas presentes no ambiente, as condições de temperatura e umidade relativa do ar para preservação dos acervos, uma vez que a variação substancial desses fatores pode gerar degradação física e química aos bens.
Forças físicas são consideradas um agente de risco ao patrimônio apenas nos casos em que estejam associadas a eventos catastróficos, como terremotos, guerras (bombardeios), deslizamentos de terra e desabamentos.
As caixas, além de oferecer um suporte estrutural, permitem a proteção do acervo contra agentes externos como poluição, luz e danos mecânicos.
Recuperar senha