(1,0)
No que concerne às teorias da restauração desenvolvidas por pensadores da área, julgue o item que se segue.
O posicionamento teórico de Boito acerca da restauração foi influenciado pelos pensamentos de Viollet-le-Duc e Ruskin.
Com base na Lei n.º 4.845/1965, na Lei n.º 5.471/1968 e no Decreto n.º 65.347/1969, julgue o próximo item.
De acordo com a Lei n.º 4.845/1965, quaisquer obras e objetos que sejam apreendidos pela União ou pelos estados federados serão destinados ao Museu Nacional.
Roberto é conservador/restaurador de uma instituição pública e tem o desafio de realizar ações de conservação curativa e restauração em um acervo composto de livros antigos, documentos arquivísticos e fotografias. Alguns dos livros a serem tratados por Roberto apresentam sujidades, acidez e amarelecimento do papel.
Considerando essa situação hipotética, julgue o item subsequente.
Se optar pelo tratamento aquoso em papéis com acidez, Roberto deve utilizar água deionizada, em vez de apenas destilada, pois essa última ainda apresenta íons de sais minerais em sua composição.
Julgue o item que se segue, relativo a técnicas, materiais e procedimentos de intervenção em bens móveis e integrados.
Cabe ao profissional de restauração recuperar o significado de um objeto, sua função estética, de pesquisa e de uso, mesmo que isso resulte na perda de originalidade do objeto.
A respeito do plano de gestão de riscos para a conservação de artefatos, coleções e acervos, julgue o item a seguir.
Com exceção da fase de recuperação, todas as demais fases do plano de gestão de riscos podem ser consideradas ações de conservação preventiva.
Com relação às cartas patrimoniais, julgue o item seguinte.
O Compromisso de Brasília recomenda a elaboração de leis defensivas sobre a questão dos cemitérios, de túmulos históricos e artísticos e de monumentos funerários.
O congelamento e o método de atmosfera anóxia são exemplos de tratamentos atóxicos para a desinfecção de acervos infestados por pragas.
Com relação ao processo de identificação de ameaças ao patrimônio no âmbito da gestão de riscos para a conservação de artefatos, coleções e acervos, julgue o item a seguir.
A guarda incorreta de um objeto é um exemplo de dissociação por ação, enquanto a não documentação do empréstimo de um artefato é um exemplo de dissociação por omissão.
Julgue o item a seguir, relativos ao acondicionamento de acervos de documentos.
Os objetivos do acondicionamento são guardar e proteger as peças de um acervo e facilitar o seu manuseio.
Tanto a Lei n.º 5.471/1968 quanto o Decreto n.º 65.347/1969, que dispõem sobre a exportação de livros antigos e de conjuntos bibliográficos, proíbem a exportação de antigas partituras musicais, sejam elas originais ou cópias.
Em resultado de parcerias entre o GCI (Getty Conservation Institute) e outras instituições americanas, foi publicada, na década de 90 do século passado, uma série de diretrizes para o diagnóstico de conservação em museus. Desde então, tanto museus quanto outras instituições no Brasil têm se baseado nesse modelo para verificar a situação de suas coleções. A partir dessas informações, julgue o item a seguir, a respeito da avaliação e diagnóstico de bens móveis.
No diagnóstico de conservação deve haver integração entre edifício, coleções e questões organizacionais.
Luz ultravioleta e infravermelha, fogo e água são considerados agentes de deterioração, ou seja, podem provocar danos ao patrimônio.
Em um museu, uma peça de acervo pode passar por numerosas situações: pode ficar acondicionada, pode ser consultada, pode compor uma exposição, pode ser cedida em empréstimo e transportada para outra instituição. Cada uma dessas situações requer medidas do ponto de vista da conservação. Com relação aos parâmetros para conservação de acervo, julgue o item subsequente.
Ao solicitar o empréstimo de uma peça de acervo de um museu, a instituição requerente deve apresentar ao museu um laudo referente não só ao manuseio e ao transporte da peça em questão, mas também detalhar questões de infraestrutura, segurança, controle ambiental, entre outras, do local onde a peça emprestada será acondicionada.
O Brasil contribuiu na elaboração de documentos patrimoniais, entre eles a Carta de Brasília e o Compromisso de Salvador.
O Decreto n.º 65.347/1969 veta qualquer hipótese de exportação de livros antigos brasileiros ou sobre o Brasil editados entre os séculos XVI e XIX.
Recuperar senha