(1,0)
Acerca das antropologias do mundo, julgue o item subsequente.
As várias temáticas tratadas pelos antropólogos, independentemente de seu continente de origem, estão inseridas em dinâmicas sociais, culturais e políticas que se desdobram em contextos historicamente estruturados, de diferentes maneiras, por relações de poder variáveis.
Considerando o conceito de cultura sob a perspectiva antropológica, julgue o item subsequente.
A cultura é sempre determinada por fenômenos infraestruturais, como as necessidades fisiológicas, o caráter psicológico de uma população, as relações de produção material e a organização social e política, e se transforma em decorrência de mudanças nesses fatores estruturais básicos, mas não é capaz de gerar transformações sobre eles.
Edificações, paisagens, lugares, artes, celebrações, ofícios, formas de expressão e modos de fazer que remetem ou evocam o sentido de uma coletividade e de suas construções identitárias são referências culturais. A respeito desse tema, julgue o item a seguir.
As políticas de patrimônio cultural imaterial constituíram um passo decisivo no sentido do reconhecimento de conhecimentos e práticas culturais, com a inclusão de grupos étnicos e comunidades tradicionais.
Com relação às teorias da cultura, julgue o item a seguir.
Segundo Malinowski, só por meio do método etnográfico, denominado por ele de método de documentação estatística por evidência concreta, seria possível evitar o etnocentrismo.
Quanto à antropologia da religião, julgue o item subsecutivo.
De acordo com Claude Lévi-Strauss, a eficácia de certas práticas mágicas implica a crença na magia, caracterizada por três aspectos complementares: 1 - a crença do feiticeiro na eficácia de suas técnicas; 2 - a crença do doente no poder do feiticeiro que o cura; 3 - a confiança e as exigências da opinião coletiva.
Julgue o item seguinte, no que se refere ao mito e suas relações com a história.
Enquanto, no linguajar mais corriqueiro, a palavra mito possa significar simplesmente mentira, para a antropologia, esse termo refere-se a uma narrativa fundamental para um grupo social, que reúne para essa coletividade valores basilares e maneiras de compreender o mundo e a vida social.
A história dos processos de colonização mostra que as sociedades colonizadas desenvolvem mecanismos diversos - embasados em lógicas culturais autóctones - de resistência, adaptação e reinterpretação das práticas, valores e conjunturas da colonização.
Considerando o disposto no Decreto n.º 3.551/2000 e na Portaria n.º 200/2016, julgue o item que segue.
São considerados detentores de um bem cultural as coletividades e segmentos que mantêm relação direta com a produção e reprodução do bem, possuem conhecimentos específicos sobre ele e que têm, nesse bem, uma referência de memória e identidade.
Diferentemente da abordagem evolucionista do termo cultura, Franz Boas afirmava que cada povo possui uma singularidade cultural, no sentido de que existem culturas (no plural), e não meramente cultura (no singular).
No que se refere à Escola de Manchester, julgue o item que segue.
A Escola de Manchester dava ênfase a estudos de caso, procurando fazer uma análise detalhada de casos particulares de interação social.
Segundo Edward E. Evans-Pritchard, a bruxaria que regula parte da vida Azande e que está ligada a algumas das suas atividades cotidianas não é capaz de explicar os infortúnios que sucedem a esse povo.
Julgue o próximo item, relativo à abordagem antropológica sobre memória.
Define-se memória como afloração do passado no presente por meio de operações psicológicas subjetivas, tratando-se, portanto, de manifestação essencialmente individual.
Tomando-se a cultura como código e sistema de signos, infere-se que as transformações em um dos aspectos de uma sociedade repercutirão em outras dimensões de sua vida.
A cultura de uma nação, ao mesmo tempo em que a singulariza e a diferencia de todas as demais nações, constrói para toda sua sociedade um sentido único de identidade e pertencimento.
O IPHAN é o órgão responsável pela gestão e salvaguarda de bens culturais registrados como patrimônio cultural imaterial brasileiro, cabendo-lhe o planejamento e a implementação de ações para preservar esses bens, mesmo que em contrariedade com seus detentores.
Recuperar senha