Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Cargo: Professor de Educação Básica I x
#131770
Concurso
Prefeitura de Trairi-CE
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
CETREDE
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Leia o texto a seguir.

“Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso que recusa o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se cria, em que que se fala, em que se ama, se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim à vida.”

(PAULO FREIRE, 1995)

A organização do processo de ensino e aprendizagem refere-se, basicamente, aos aspectos do trabalho do professor e dos alunos na sala de aula. Supõe a elaboração do Projeto Político Pedagógico, dos planos de ensino e sua estrutura didático pedagógica, orientada por uma concepção de ensino como direção da atividade cognoscitiva dos alunos sob orientação do professor. A organização do trabalho na sala de aula não visa apenas o cumprimento dos programas, mas ao envolvimento dos alunos, sua participação ativa, o desenvolvimento de habilidades e capacidades intelectuais, o trabalho independente.

(LIBÂNEO, 2001).

No processo de ensino e aprendizagem alguns princípios são considerados fundamentais. Analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A organização do ambiente escolar não favorece a aprendizagem dos educandos.

( ) Os educandos são diferentes uns dos outros, não só em termos de seus interesses, mas também do seu ritmo de desenvolvimento e dos conhecimentos adquiridos.

( ) A ação do educador precisa estar pautada por firmeza, segurança e uma relação autoritária com os educandos.

( ) O educador precisa verificar sempre se sua proposta de trabalho está sendo claramente entendida pelos educandos, pois isso ajuda a organização e a realização das atividades.

( ) As regras construídas com a participação dos educandos devem ser explícitas, evitando interpretações ambíguas, favorecendo a construção da autonomia.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

#131769
Concurso
Prefeitura de Trairi-CE
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
CETREDE
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Os PCN foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, politicas existentes no Pais e, de outro, considerar a necessidade de construir referências transversais comuns ao processo educativo em todo o solo brasileiro. Dentro do PCN, os temas transversais a serem trabalhados no ensino fundamental, são

#131768
Concurso
Prefeitura de Trairi-CE
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
CETREDE
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Sobre os princípios do ensino previsto na Constituição da República de 1988 é correto afirmar, EXCETO.

#131767
Concurso
Prefeitura de Trairi-CE
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
CETREDE
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Numa atividade a professora propôs:

Simulado PREFEITURA DE TRAIRI – CE | Professor de Educação Básica  I A

Escreva uma história contando o que aconteceu nesses quadrinhos. E uma criança respondeu:

Segundo critérios de análise, a criança


#128277
Concurso
Prefeitura de Vinhedo-SP
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
IBFC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEE-EI) tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais a partir de certas garantias. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.

I. Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até últimos anos do ensino médio.

II. Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar.

III. Articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.

Estão corretas as afirmativas:

#128276
Concurso
Prefeitura de Vinhedo-SP
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
IBFC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEE-EI) trouxe mudanças significativas à promoção da inclusão escolar. No conjunto desta política, existe a preocupação em tornar efetivas certas ações. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta

#128275
Concurso
Prefeitura de Vinhedo-SP
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
IBFC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A avaliação pedagógica, como processo dinâmico, considera tanto o conhecimento prévio e o nível atual de desenvolvimento do aluno quanto as possibilidades de aprendizagem futura, configurando uma ação pedagógica processual e formativa que analisa o desempenho do aluno em relação ao seu progresso individual, prevalecendo na avaliação os aspectos qualitativos que indiquem as intervenções pedagógicas do professor. Dentro do contexto de educação inclusiva, compreende-se que no processo avaliativo, o professor deve criar estratégias considerando:

I. O uso da língua de sinais.

II. A utilização de textos em Braille.

III. Que podem ser elementos da prática cotidiana a informática ou a tecnologia assistiva.

IV. Que há estudantes que demandam a ampliação do tempo para a realização dos trabalhos.

V. Que nem todos os estudantes conseguirão corresponder às expectativas, portanto, deve-se exigir o mínimo possível dos alunos de inclusão.

Está correto o que se apresenta em:

#128274
Concurso
Prefeitura de Vinhedo-SP
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
IBFC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei nº9.394/96, prevê que o ensino da História do Brasil abarcará as mais diversas contribuições das culturas e etnias a fim de melhor formar o provo brasileiro. Sobre as principais matrizes culturais e étnicas publicadas em lei, analise as afirmativas abaixo e atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F)

( ) Europeia

( ) Hispânica

( ) Latino-Americana

( ) Indígena

( ) Africana

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

#128273
Concurso
Prefeitura de Vinhedo-SP
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
IBFC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Há poucas décadas, a educação infantil não era reconhecida como um nível de ensino, tampouco, se tinha a dimensão de importância desta etapa formativa ao educando. Atualmente, a educação infantil concebe-se como a primeira etapa da educação básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. A respeito deste nível de ensino, analise as afirmativas abaixo.

I. É oferecida em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até 3 (três) anos de idade.

II. Ofertada em pré-escolas para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade.

III. Prevê carga horária mínima anual de 600 (seiscentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional.

IV. Dispõe de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 8 (oito) horas para a jornada integral para o atendimento à criança.

V. Exige o controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, sob a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas.

Assinale a alternativa correta

#128272
Concurso
Prefeitura de Vinhedo-SP
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
IBFC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Recentemente, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº8.069/1990, completou 28 (vinte e oito) anos de publicação. Ao longo desses anos é possível perceber que este documento legislador contribuiu para proteger, dentre outros, a integridade física e emocional de crianças e adolescentes por todo Brasil. No âmbito do trabalho infantil coerentemente, o ECA prevê:

I. Ao adolescente até doze anos de idade é assegurada bolsa de aprendizagem.

II. Crianças e adolescentes podem prestar serviços comunitários (realização de tarefas gratuitas de interesse geral), por período não excedente a 12 (doze) meses, junto a entidades assistenciais, hospitais, escolas e outros estabelecimentos congêneres, bem como em programas comunitários ou governamentais.

III. Ao adolescente aprendiz (maior de quatorze anos), são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários.

IV. O ECA proíbe qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

V. Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é vedado, dentre outros, o trabalho noturno, realizado entre as vinte e duas horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte.

Está correto o que se apresenta em:

#128271
Concurso
Prefeitura de Vinhedo-SP
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
IBFC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Em uma discussão dentro da sala de aula, professora e aluno divergem de opinião. Ela argumentativamente se sobressai à fala do aluno e mal o deixa expor verbalmente o que ele pensou e sentiu a respeito do assunto do qual divergiram. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais. Pode-se afirmar que a professora privou o aluno de parte deste direito. Contudo, há pais, responsáveis e profissionais que ainda recorrem aos castigos físicos para disciplinar as crianças e os adolescentes. No Estatuto, o castigo físico “é entendido como a ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física sobre a criança ou o adolescente que resulte em”:

I. Sofrimento físico ou lesão.

II. Tratamento cruel ou degradante que ridicularize e/ou humilhe.

III. Conduta ou forma cruel de tratamento em relação à criança e/ou ao adolescente que ameace gravemente.

Assinale a alternativa correta

#128270
Concurso
Prefeitura de Vinhedo-SP
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
IBFC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O Art. 8º do Plano Nacional de Educação (PNE) publica que “os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas no PNE, no prazo de 1 (um) ano contado da publicação desta Lei. A esse respeito, é sabido que os entes federados estabelecerão estratégias nos respectivos planos de educação. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta

#128269
Concurso
Prefeitura de Vinhedo-SP
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
IBFC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Leia atentamente: “O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela(o) _______, em colaboração com os(as) _______, o(a) _______ e os(as) _____, constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da(o) _______ e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino” (Art. 11 do PNE, 2014). Assinale a alternativa que preencha correta e, respectivamente, as lacunas.

#128268
Concurso
Prefeitura de Vinhedo-SP
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
IBFC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI) constituem-se em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade. Quanto à função deste compêndio teórico, analise as afirmativas:
I. Contribuir com as políticas e programas de educação infantil. II. Apoiar os sistemas de ensino estaduais e municipais. III. Socializar informações, discussões e pesquisas que possam colaborar ao trabalho educativo. IV. Subsidiar o trabalho educativo de técnicos, professores e demais profissionais da educação infantil.
Está correto o que se apresenta em:

#128267
Concurso
Prefeitura de Vinhedo-SP
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
IBFC
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

“Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de zero a seis anos, a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania devem estar embasadas em certos princípios” (Vol.1/RCNEI, 1998, p.13).A esse respeito, analise as afirmativas a seguir atribuindo-lhes valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) Respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.

( ) Direito das crianças a brincar como forma institucionalizada de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil que atendam ao conjunto de expectativas da unidade escolar.

( ) Acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.

( ) Socialização das crianças por meio de sua participação e inserção em algumas práticas sociais, evitando discriminação de certas espécies.

( ) Atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.