Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Cargo: Professor de Educação Básica I x
#131787
Concurso
Prefeitura de Trairi-CE
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
CETREDE
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Essa confusão na direção da escrita, na grafia de cada letra e até nos números é normal e passageira desaparece à medida que a criança escreve mais. No meio pedagógico é conhecido como

#131784
Concurso
Prefeitura de Trairi-CE
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
CETREDE
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Se, depois de alfabetizada, a criança seguir escrevendo dessa maneira, aí, sim, os pais devem ficar mais atentos e consultar um(a)

#131783
Concurso
Prefeitura de Trairi-CE
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
CETREDE
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

“Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. ” (FREIRE, 2002).
A respeito do processo de ensino-aprendizagem Paulo Freire defende que

#131782
Concurso
Prefeitura de Trairi-CE
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
CETREDE
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Leia a seguinte afirmação.

O ensino de língua materna nos anos iniciais do Ensino Fundamental I tem se restringido, em grande parte, ao ensino de definições e regras oriundas da gramática normativa, na perspectiva de que os alunos "aprendam" a analisar a língua (escrita), ao invés de se habilitarem a um bom desempenho linguístico, o que implicaria serem capazes de se expressar bem verbalmente (utilizando a modalidade oral e escrita) e de interagirem satisfatoriamente no ato comunicativo.

A concepção acima norteia as seguintes afirmações.

I. Do ponto de vista técnico, a matéria a ser ensinada e os programas que fixam essa matéria a ordenam com grande eficiência.

II. Na organização escolar, os professores e os alunos do contexto atual não se submetem a essas exigências.

III. A escola atual gira em torno da criança, membro da comunidade de suas necessidades essenciais, em função das necessidades da sociedade em que vive.

IV. As técnicas manuais e intelectuais devem dominar a criança a ser ensinada e o seu sistema de aquisição da comunicação.

V. A pedagogia, eficiente e humana, deve permitir à criança chegar com o máximo de energia a seu destino de homem.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

#131781
Concurso
Prefeitura de Trairi-CE
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
CETREDE
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Analise a frase a seguir.

“Acreditamos que, através de uma reflexão sobre a sua prática pedagógica, o professor poderá melhorar o seu desempenho e, consequentemente, o desempenho de seus alunos. Espera-se que ele atue, nesse nível de ensino, como um mediador que favoreça a ação da criança na construção do seu conhecimento.”

A reflexão a que se refere a afirmação pode ser realizada/concebida pela(s)

#131780
Concurso
Prefeitura de Trairi-CE
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
CETREDE
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

De acordo com Freire (2002) na relação professor e aluno o

#131779
Concurso
Prefeitura de Trairi-CE
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
CETREDE
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Sobre a prática do planejamento, analise as afirmativas e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
Planejar assume várias dimensões e necessita
( ) ser uma ação reflexiva, viva e contínua. ( ) ser uma atividade constante de avaliação e revisão sobre o desempenho docente. ( ) ser um ato decisório de estratégias, opções metodológicas e teóricas sem considerar o contexto educacional. ( ) prever ações que garantam a coerência, a continuidade e o sentido do trabalho pedagógico. ( ) assegurar a inflexibilidade do processo por meio da rejeição do replanejamento considerando resultados alcançados.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

#131778
Concurso
Prefeitura de Trairi-CE
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
CETREDE
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

As sequências didáticas são estratégias de organização do ensino, tendo em vista os objetivos para a aprendizagem dos alunos. Tal organização envolve os diversos procedimentos didáticos, bem como a avaliação. Acerca dessas estratégias, analise as proposições a seguir.
I. As sequências didáticas podem ser consideradas instrumentos de organização da prática docente, orientando os professores na execução de suas tarefas. II. As sequências didáticas propiciam uma intervenção qualificada na prática pedagógica, no sentido de dar consistência ao ensino. III. As sequências didáticas são, de fato, um conjunto integrado de atividades ligadas entre si, organizadas por etapas, considerando a complexidade do ensino.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

#131777
Concurso
Prefeitura de Trairi-CE
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
CETREDE
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

“Um conteúdo de saber que tenha sido definido como saber a ensinar, sofre, a partir de então, um conjunto de transformações adaptativas que irão torná-lo apto a ocupar um lugar entre os objetos de ensino. O ‘trabalho’ que faz de um objeto de saber ensinar, um objeto de ensino, é chamado de transposição didática.” (Chevallard, 1991, p.39)
No cotidiano da sala de aula, a transposição didática depende de(da)
I. um ambiente educativo vivo, que permita dúvidas, diálogo, trocas sem a presença do medo. II. contextualização dos conteúdos, instrumento que facilitará a compreensão da criança acerca do que se quer ensinar. III. linguagem que o professor utiliza como mediadora entre o conhecimento científico e o conhecimento escolar. IV. memorização, a ferramenta mais utilizada quando o conhecimento científico é incompreensível para as crianças. V. nível de compreensão da criança porque sempre haverá aquela que apresentará dificuldade.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

#131776
Concurso
Prefeitura de Trairi-CE
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
CETREDE
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O contato com materiais escritos diversificados influencia diretamente o desejo de interagir com a língua escrita, ao mesmo tempo em que desperta na criança e no jovem o interesse pela leitura. Assim, uma escola que objetiva ser de qualidade precisa.
I. Fazer da sala de aula um espaço rico de motivações para a leitura e escrita. II. Desenvolver atividades que agucem a curiosidade do aluno para a leitura e compreensão do material lido. III. Fortalecer o processo de leitura e escrita dos alunos como caminho para um melhor desempenho escolar. IV. Utilizar, na sala de aula, materiais que fomentem a leitura, de uso exclusivo dos professores de língua portuguesa. V. Fazer do falar e escutar, ler e escrever ações permanentes do aluno, no cotidiano da sala de aula de todo professor.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

#131775
Concurso
Prefeitura de Trairi-CE
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
CETREDE
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A formação para o trabalho passou a ser exigência da sociedade, particularmente com o desenvolvimento econômico vivido nos últimos anos. A escola necessita, deste modo, se adaptar a esta nova realidade, reorganizando seu currículo e modificando sua prática pedagógica. Em relação a essa afirmação, podemos dizer que

#131774
Concurso
Prefeitura de Trairi-CE
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
CETREDE
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Boaventura Souza Santos assim se expressa: A diferença nos inferioriza; temos o direito a ser diferentes quando a igualdade nos descaracteriza. Até que ponto as diferenças são vistas como fator positivo no cotidiano da sala de aula? Afinal de contas, a provocação pode ser traduzida por uma questão muito forte: todas as pessoas são realmente bem-vindas à escola?
A afirmação e as provocações reportam-se à(às)(aos)

#131773
Concurso
Prefeitura de Trairi-CE
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
CETREDE
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Dados do IBGE revelam que 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) considerou quatro tipos de deficiências: auditiva, visual, física e intelectual. Os dados revelam ainda que 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. Quais são os fundamentos legais dos que defendem a inclusão escolar das pessoas com deficiências? O direito à educação, o direito de frequentar a escola comum (junto com os ditos “normais”), o direito a aprender nos “limites” das próprias possibilidades e capacidades são decorrentes do direito primordial à convivência, até porque é na convivência com seres humanos – “normais” ou diferentes – que o ser humano mais aprende.

#131772
Concurso
Prefeitura de Trairi-CE
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
CETREDE
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Mas, afinal, por que a pessoa com deficiência tem direito a frequentar a escola comum? Por que ela tem direito a apreender? Por que defender a inclusão escolar das pessoas com deficiências? Porque

#131771
Concurso
Prefeitura de Trairi-CE
Cargo
Professor de Educação Básica I
Banca
CETREDE
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu art.53, a criança e ao adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, ao preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho, assegurando-se lhes
I. igualdade de condições para o acesso à escola e permanência nela. II. direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores. III. direito de organização e participação em partidos políticos. IV. direito de ser respeitado por seus educadores.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).