(1,0)
Com relação ao entendimento de Philippe Perrenoud acerca do conceito de competência, assinale a alternativa incorreta.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) constituem o primeiro nível de concretização curricular. São uma referência nacional para o ensino; estabelecem uma meta educacional para a qual devem convergir as ações políticas do Ministério da Educação (MEC), assim como as ações educativas de cada sistema de ensino brasileiro. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
A concepção de avaliação dos PCN vai além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno, mediante notas ou conceitos para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
Tão importante quanto o quê e como avaliar, são as decisões pedagógicas decorrentes dos resultados da avaliação. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
De acordo com Philippe Perrenoud, as competências não dão as costas para os saberes, mas não se pode pretender desenvolvê-las sem se dedicar o tempo necessário para colocá-las em prática. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Quando a avaliação é, para o aluno, um instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades para reorganização de sua tarefa de aprender e, para a escola, é uma possibilidade de definição de prioridades, ela é concebida como
Os teóricos da pedagogia histórico-crítica afirmam que a dialética é a essência dessa proposta didática. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Acerca do plano de aula, assinale a alternativa correta.
Ao planejar sua aula, o professor escolheu os seguintes itens de um roteiro de plano de aula: disciplina, conteúdo, ano de ensino, tema, avaliação, objetivo, conhecimento prévio, atividade motivacional, material, encaminhamento metodológico. Assinale a alternativa em que os itens em um plano de aula são apresentados em sequência lógica.
Na execução de um plano de aula, têm-se distintos momentos, de acordo com o que foi planejado. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta na perspectiva sócio-histórica.
Indique a alternativa correta ao descrever, respectivamente: o significado de III Reich, quem é seu fundador, em qual contexto emerge e quando termina.
Podemos classificar Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões (1525-1580) como uma das maiores obras literários do mundo ocidental. Escrita no contexto renascentista, essa texto tem grande valor histórico, por isso destacamos um trecho da referida obra para que possamos analisar:“Cessem do sábio Grego e do TroianoAs navegações grandes que fizeram;Cale-se de Alexandre a TrajanoA fama das vitorias que tiveram;Que eu canto o feito ilustre Lusitano,A quam Neptuno e Marte obedeceram:Cesse tudo o que a musa antiga CantaQue outro valor mais alto se alevanta. ”As afirmações abaixo tratam da comparação feita por Camões, do período histórico em que estava vivendo com outra, e por quem advoga.I. Camões compara os feitos da sociedade Lusitana de seu tempo com a Antiguidade Clássica, argumentando que as realizações dos portugueses são superiores;II. O autor compara a Antiguidade Clássica, de Alexandre, imperador Romano e Trajano, da Macedônia, por suas navegações não terem sido tão grandiosa quanto a dos portugueses de seu tempo;III. Que o período da Antiguidade Clássica obteve vitorias, como a sociedade portuguesa quinhentista, destacando que os portugueses não crêem em Neptuno ou Marte por serem cristãos;IV. Que o feito lusitano das grandes navegações promove o “valor mais alto que se alevanta”, frente às realizações de outras sociedades.Estão corretas as afirmativas:
Leia o trecho do texto retirado de Novum Organum, de Francis Bacon (1561-1626) e a seguir responda:“Dentre os mortais, mais animados e interessados, não no uso presente das descobertas já feitas, mas em ir mais além; que estejam preocupados não com a vitoria sobre adversários por meio de argumentos, mas na vitoria da natureza, pela ação; (...) para conhecera verdade de forma clara e manifesta; (...) Parece-nos que a introdução de notáveis descobertas ocupa de longe alto posto entre as ações humanas. Esse foi também o juízo dos antigos, que tributavam horas divinas aos inventores”Indique a alternativa que se refere ao período histórico em que escreve Bacon, e sobre o que o autor está se referindo com seus argumentos.
O Manifesto Antropofágico, escrito por Oswald de Andrade, publicado em maio de 1928, representa a continuidade do Movimento Modernista, iniciado no início da década de 1920. Esse movimento configurou-se como fundamental para a história e para arte brasileira. Sobre as propostas do Manifesto Antropofágico, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:I. A retomada de costumes indígenas, em que o canibalismo era essencial para a formação de uma identidade genuinamente brasileira, livre de influências de outrem;II. Ironizar costumes indígenas, tido como selvagem, por uma forma misturada e brasileira de composição da arte, fundamentada pela apropriação teórica marxista da história e da arte surrealista;III. Retomada do fundamento antropofágico, no sentido de apropriação do outro, de elementos culturais, das técnicas importadas como surrealismo, para reelaborando-as com autonomia autoral;IV. Entre as diversas influências filosóficas, o materialismo histórico e a psicanálise freudiana, destacam-se.É correto o que se afirma em:
Segundo Umberto Eco (1989): É verdade, a Revolução Francesa foi antecipada por outros fenômenos como o habeas corpus inglês. Mas os ingleses, isso é sabido, permanecem em sua própria casa e, se conquistaram o habeas corpus, ficaram satisfeitos em conservá-lo para eles. A Revolução Francesa, ao contrario, exportou suas idéias de liberdade, igualdade e fraternidade. (...) A própria idéia das independências nacionais, nasce e se difunde com a Revolução Francesa. E portanto, nós somos, votamos, escrevemos cartas aos jornais, organizamos manifestações, pressionamos o nosso deputado, porque houve a Revolução Francesa”Considerado a citação exposta acima, indique qual influência que a Revolução Francesa teve em outros contextos:I. A revolução Inglesa foi urbana e industrial, a Revolução Francesa realizou-se no campo, por isso não atentou às questões relativas ao habeas corpus.II. A Revolução Francesa entusiasmou o continente Europeu, influenciou movimentos emancipacionistas como a Revolução Haitiana e a Conjuração Baiana;III. A Revolução Inglesa do século XVII não influenciou imediatamente nenhuma mudança no mundo Ocidental, diferentemente do contexto francês;IV. Os efeitos da Revolução Francesa, iniciada em 1789, encontraram um mundo mais receptivo às mudanças sociais.Estão corretos os itens:
Recuperar senha