(1,0)
A doença de Parkinson é a forma mais comum de um grupo de distúrbios neurodegenerativos progressivos caracterizados por manifestações clínicas de parkinsonismo. São manifestações clínicas de parkinsonismo, EXCETO:
O lobo frontal consiste no giro pré-frontal e nos giros frontais superior, médio e inferior, e contém várias áreas funcionais diferentes: motora, pré-motora, suplementar e pré-frontal. Assinale a alternativa que NÃO representa uma manifestação clínica associada às lesões do lobo frontal.
A fenilcetonúria é um transtorno metabólico que cursa com defeito de fenilalanina hidroxilase e, ainda, com alterações neurológicas. Sobre a fenilcetonúria, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Uma dieta restrita em fenilalanina é uma medida terapêutica para esse transtorno metabólico.
( ) Pacientes com fenilcetonúria podem desenvolver retardo mental se não tratados.
( ) É uma doença autossômica dominante.
A sequência está correta em
O termo vasculite designa um processo clínico-patológico caracterizado pela inflamação dos vasos sanguíneos, podendo ser primária (idiopática) ou secundária (relacionada a uma causa conhecida), sendo que ambas podem evoluir com alterações neurológicas. A respeito das vasculites primárias, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na arterite de células gigantes, as artérias temporal superficial e oftálmica são comumente envolvidas.
( ) O tratamento da arterite temporal deve ser iniciado imediatamente, com base na suspeita clínica, com a administração de prednisona em altas doses por 1 mês e subsequente redução lenta e gradativa.
( ) Alterações visuais, vertigens, síncope e cefaleias recorrentes são sintomas neurológicos comuns na arterite de Takayasu.
O conhecimento da disposição das libras na via óptica torna fácil entender os sintomas que resultam da lesão de suas diferentes partes. Destes sintomas, sem dúvida, os mais importantes são as alterações dos campos visuais, que devem ser pesquisadas para cada olho isoladamente. Assinale a alternativa que apresenta a alteração visual provocada pela lesão da parte mediana do quiasma óptico.
Recuperar senha