(1,0)
Considere o seguinte trecho
“Convergência: palavra que define mudanças tecnológicas, industriais, culturais e sociais no modo como as mídias circulam em nossa cultura. Algumas das ideias comuns expressas por este termo incluem o fluxo de conteúdos através de várias plataformas de mídia, a cooperação entre as múltiplas indústrias midiáticas, a busca de novas estruturas de financiamento das mídias que recaiam sobre os interstícios entre antigas e novas mídias, e o comportamento migratório da audiência, que vai a quase qualquer lugar em busca das experiências de entretenimento que deseja. Talvez, num conceito mais amplo, a convergência se refira a uma situação em que múltiplos sistemas de mídia coexistem e em que o conteúdo passa por eles fluidamente. Convergência é entendida aqui como um processo contínuo ou uma série contínua de interstícios entre diferentes sistemas de mídia, não uma relação fixa”.
(Adaptado de: JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009)
Pode-se afirmar que a convergência de mídias não se refere apenas à migração de diferentes linguagens (texto, áudio e vídeo) para a internet, mas também à forma como as mídias on e offline se relacionam entre si.
PORQUE
As práticas anteriores à expansão da internet para o usuário comum (indivíduo, cidadão, consumidor) não foram extintas, mas reposicionadas dentro de um ambiente comunicativo que envolve todos os canais e aparelhos possíveis
Sobre essas duas afirmações, é correto afirmar que