(1,0)
Durante uma festa, após desentendimentos entre Carlos e Miro, este proferiu xingamentos racistas contra aquele, o que levou Carlos a empurrar seu agressor, que caiu em uma mesa de vidro. Com o forte impacto, a mesa se despedaçou completamente e seus cacos causaram cortes profundos por todo o corpo de Miro. Os convidados ligaram para a polícia e para o corpo de bombeiros: Carlos foi preso em flagrante e Miro foi encaminhado ao hospital, onde ficou internado por cinco dias, com risco de morte; passou por procedimentos cirúrgicos e, posteriormente, teve de ficar afastado de sua atividade laboral por trinta e dois dias. O Ministério Público denunciou Carlos por lesão corporal de natureza grave.Nessa situação hipotética,
mesmo que Carlos confesse o crime, esse ato não suprirá a necessidade do laudo pericial para comprovar a materialidade do crime e a gravidade das lesões sofridas por Miro.
caso Carlos alegue que a vítima teria proferido xingamentos racistas, Miro precisará esperar o encerramento da ação penal, cuja sentença deverá ser condenatória, para, então, propor eventual ação civil indenizatória pelos gastos hospitalares, danos morais e eventuais demais prejuízos.
a competência para processar e julgar Carlos será da vara criminal do local onde ocorreu o fato, mesmo que Miro tenha passado por risco de morte em razão das lesões.
o crime praticado por Carlos é de ação penal pública condicionada à representação.
a prisão em flagrante de Carlos foi legal, não sendo possível a concessão de liberdade provisória pela natureza do crime.
A respeito da ética, da moral, de valores e democracia, julgue o item a seguir.
Moral, vocábulo herdado do latim, e ética, do grego, identificam conceitos que exprimem um conjunto de regras de conduta que se espera que sejam adotadas.
No que se refere aos aspectos linguísticos e aos sentidos do texto CB1A4-I, julgue o item que se segue.
O sentido do texto seria preservado, embora sua correção gramatical fosse prejudicada, caso se suprimisse a expressão "por uma inspiração inexplicável, por um impulso sem cálculo" (?. 49 e 50), uma vez que esse trecho apenas reforça a ideia contida em "Subitamente" (?.49).
Os termos "difusão" (?.48) e "decomposição" (?.49), apesar de terem significados diferentes, foram empregados, no texto, para expressar a ideia de indefinição da imagem refletida.
É facultativo o emprego do acento indicativo de crase em "à outra" (?.26), de modo que sua supressão não comprometeria a correção gramatical e os sentidos originais do texto.
A oração "ao tempo em que a consciência do homem se obliterava" (?. 33 e 34) expressa ideia de tempo e poderia ser corretamente iniciada pelo vocábulo enquanto, em substituição à expressão "ao tempo em que".
Mantendo-se a correção gramatical, a coesão e a coerência do texto, o trecho "Mas não houve forças que a demovessem do propósito" (?.17) poderia ser assim reescrito: E nada fez que tia Marcolina mudasse de ideia a respeito da decisão de passar o espelho para o meu quarto.
O referente do sujeito da oração "Tinha vinte e cinco anos" (?.1) é o próprio narrador, o que só pode ser confirmado ao longo do restante do parágrafo.
Na linha 18, os sujeitos das formas verbais "respondia" e "fazia" estão elípticos e referem-se, respectivamente, a "tia Marcolina" e "espelho", mencionados anteriormente no texto.
Julgue o próximo item, a respeito das ideias do texto CB1A4-I.
Os acontecimentos narrados no quinto parágrafo são resultado da "transformação" (?.21) que o narrador relata ter sofrido em decorrência da mudança do espelho para seu quarto.
O texto aborda um grande conflito do ser humano: a crise existencial, caracterizada pela individualidade e pela angústia da personagem.
Recuperar senha