(1,0)
Os medicamentos genéricos têm como principal vantagem o aumento do acesso a medicamentos de qualidade, seguros e eficazes, seja pela disponibilização de medicamentos de menor preço, seja pela redução do preço de medicamentos de referência. De acordo com a Anvisa, assinale a alternativa correta.
As vias de administração de medicamentos têm velocidades variadas para início da ação do fármaco. Da ação mais rápida para a mais lenta, qual a única ordem correta?
O praziquantel é o fármaco preferido para o tratamento da esquistossomose causada por todas as espécies de Schistossoma que infectam seres humanos. Dadas as afirmativas sobre o praziquantel,
I. É prontamente absorvido após administração oral.
II. É considerado inseguro para crianças com idade até 12 anos.
III. Embora seja o fármaco de escolha para o tratamento da esquistossomose, há variação no esquema posológico, porém a dose única de 40 mg/kg assegura índices de cura de 70-95%.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Como uma etapa do Ciclo da Assistência Farmacêutica, a distribuição de medicamentos apresenta algumas características e requisitos próprios. Identifique a alternativa correta referente à distribuição de medicamentos.
Os comprimidos possuem inúmeras vantagens, tais como boa estabilidade, simplicidade no manuseio, precisão na dosagem, facilidade de administração, entre outros. Tais vantagens explicam o fato de ser essa a forma farmacêutica mais consumida no mundo. Além dos comprimidos de liberação convencional, existem aqueles de liberação modificada. Considerando os sistemas de liberação modificada de fármacos, qual a alternativa correta?
No tratamento de pacientes com hipertensão são utilizadas várias classes de fármacos anti-hipertensivos, todas – a exceção da classe dos inibidores diretos da renina – presentes na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) – 2017. Quanto aos efeitos hemodinâmicos do uso crônico dessas classes de medicamentos, é correto afirmar:
Um farmacêutico recebe uma prescrição de Fenobarbital em receituário Tipo C; avalia todos os campos e identifica que os dados relativos ao comprador, data, prescrição e local da prescrição estão inclusos. Nota-se que tanto o nome do prescritor, sua assinatura e número de registro no conselho profissional estão impressos na prescrição, porém não há carimbo. Nessa situação, qual deve ser a postura do farmacêutico, considerando o direcionamento dado pela Portaria nº 6/1999, que aprova a instrução normativa da Portaria nº 344/1998?
Um farmacêutico recebe na unidade de dispensação na qual trabalha uma prescrição de uma caixa de morfina 60 mg. Trata-se de uma prescrição comum, em que se observa o nome do paciente e o Cid da doença, além da prescrição em si com a DCB do medicamento, dose e quantidade; também consta data, o nome do médico prescritor acompanhado do carimbo, a identificação do local de emissão da receita e um registro, de próprio punho, onde se lê que as notificações de receita estão em falta no serviço de saúde, bem como justificativa da necessidade urgente do paciente, que apresenta extrema necessidade de controle de dor.
Diante do exposto e considerando a legislação sanitária vigente, qual deve ser a conduta do farmacêutico?
Um paciente, durante a dispensação do medicamento na farmácia ambulatorial, queixa-se da ausência do efeito do medicamento que está utilizando. O farmacêutico solicita maiores informações e ele diz que está utilizando Amitriptilina, 200 mg por dia, há três semanas, que tomou todos os comprimidos no horário correto e que no momento está usando apenas esse medicamento. Diante do exposto, qual orientação o farmacêutico poderia dar ao paciente?
A partir da reorientação da Assistência Farmacêutica proposta na Política Nacional de Medicamentos, os serviços de Assistência Farmacêutica passaram a integrar de forma cada vez mais próxima os serviços de Atenção Primária à Saúde, passando da atuação meramente administrativa ligada à logística do medicamento para a atuação mais ampla centrada na promoção do uso racional. Quando os serviços farmacêuticos orientam-se para promover esse uso racional frente ao usuário e de forma integrada com a equipe de saúde, com foco no alcance de resultados terapêuticos ótimos para os usuários, temos a inserção do cuidado farmacêutico como prática profissional. Dessa forma, pensando no contexto da Atenção Primária, são ações que podem ser realizadas no âmbito do cuidado farmacêutico:
I. ações de revisão da farmacoterapia;
II. seleção de medicamentos;
III. conciliação de medicamentos;
IV. ações de educação continuada para o uso racional voltadas para a equipe de saúde;
V. programação de medicamentos.
Dos itens, verifica-se que estão corretos apenas
A metodologia utilizada pelos centros participantes do Programa Internacional de Farmacovigilância consiste em um sistema de notificações de suspeitas de reações adversas. No Brasil, esse sistema está implementado na ANVISA. Sobre o sistema de farmacovigilância brasileiro, é correto afirmar:
Após o Pacto pela Saúde, de 2006, as transferências dos recursos passaram a ser divididas em seis blocos de financiamento: Atenção Básica, Média e Alta Complexidade da Assistência, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Gestão do SUS e Investimentos em Saúde. Por sua vez, o bloco de financiamento da Assistência Farmacêutica foi dividido nos componentes básico, especializado e estratégico. Considerando o Componente Básico da Assistência Farmacêutica, qual a alternativa correta?
Sobre a etapa posterior à seleção de medicamentos, a programação define as quantidades de medicamentos previamente selecionados que devem ser adquiridos.
Em um serviço de farmácia no qual a programação de medicamentos vem há anos adotando exclusivamente o método de consumo histórico,
Entre os fármacos que atuam no sistema digestivo, destacam-se aqueles que atuam sobre a secreção e sobre as defesas da mucosa gástrica, tais como inibidores da bomba de prótons, inibidores dos receptores H2 e análogos das prostaglandinas. Considerando essas classes de fármacos, qual a alternativa correta?
Entre os fármacos usados para tratamento da dor e processos inflamatórios estão os anti-inflamatórios não esteroidais (AINE), uma das classes mais consumidas no mundo. Os AINE agem por ação inibitória da síntese das prostaglandinas. Dadas as afirmativas a respeito desses fármacos,
I. Fármacos como a nimesulida, o cetoprofeno e o meloxicam exibem seletividade para inibição de COX-2, embora também tenham ação sobre a COX-1.
II. O paracetamol não exerce efeito sobre as plaquetas em virtude de sua pequena capacidade de inibir a COX na presença de altas concentrações de peróxidos.
III. Os derivados do ácido propiônico, tais como ibuprofeno e cetoprofeno, são inibidores não seletivos da ciclooxigenase, o que lhes atribui efeitos colaterais como irritação gástrica e inibição de ativação das plaquetas.
Recuperar senha