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Simulado Vanguardas Europeias para o Enem | ENEM

Simulado Vanguardas Europeias para o Enem

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Vanguardas Europeias
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(1,0) 1 - 

Vanguardas Europeias para o Enem +IMAGEM 1

O Surrealismo configurou-se como uma das vanguardas artísticas europeias do início do século XX. René Magritte, pintor belga, apresenta elementos dessa vanguarda em suas produções. Um traço do Surrealismo presente nessa pintura é o(a)

  • a) justaposição de elementos díspares, observada na imagem do homem no espelho.
  • b) crítica ao passadismo, exposta na dupla imagem do homem olhando sempre para frente.
  • c) construção de perspectiva, apresentada na sobreposição de planos visuais.
  • d) processo de automatismo, indicado na repetição da imagem do homem.
  • e) procedimento de colagem, identificado no reflexo do livro no espelho.
#199324
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Vanguardas Europeias
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(1,0) 2 - 

Vanguardas Europeias para o Enem +IMAGEM 2

As formas plásticas nas produções africanas conduziram artistas modernos do início do século XX, como Pablo Picasso, a algumas proposições artísticas denominadas vanguardas. A máscara remete à

  • a) preservação da proporção.
  • b) idealização do movimento.
  • c) estruturação assimétrica.
  • d) sintetização das formas.
  • e) valorização estética.
#199325
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Vanguardas Europeias
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(1,0) 3 - 

Vanguardas Europeias para o Enem +IMAGEM 3

O pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973), um dos mais valorizados no mundo artístico, tanto em termos financeiros quanto históricos, criou a obra Guernica em protesto ao ataque aéreo à pequena cidade basca de mesmo nome. A obra, feita para integrar o Salão Internacional de Artes Plásticas de Paris, percorreu toda a Europa, chegando aos EUA e instalando-se no MoMA, de onde sairia apenas em 1981. Essa obra cubista apresenta elementos plásticos identificados pelo

  • a) painel ideográfico, monocromático, que enfoca várias dimensões de um evento, renunciando à realidade, colocando-se em plano frontal ao espectador.
  • b) horror da guerra de forma fotográfica, com o uso da perspectiva clássica, envolvendo o espectador nesse exemplo brutal de crueldade do ser humano.
  • c) uso das formas geométricas no mesmo plano, sem emoção e expressão, despreocupado com o volume, a perspectiva e a sensação escultórica.
  • d) esfacelamento dos objetos abordados na mesma narrativa, minimizando a dor humana a serviço da objetividade, observada pelo uso do claro-escuro.
  • e) uso de vários ícones que representam personagens fragmentados bidimensionalmente, de forma fotográ­ fica livre de sentimentalismo.
#199326
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(1,0) 4 - 

Vanguardas Europeias para o Enem +IMAGEM 4

AMARAL, T. O mamoeiro, 1925, óleo sobre tela.

IEB/USP.

As vanguardas europeias trouxeram novas perspectivas para as artes plásticas brasileiras. Na obra O mamoeiro, a pintora Tarsila do Amaral valoriza

  • a) a representação de trabalhadores do campo.
  • b) as retas em detrimento dos círculos.
  • c) os padrões tradicionais nacionalistas.
  • d) a representação por formas geométricas.
  • e) os padrões e objetos mecânicos.
#199328
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(1,0) 5 - 

Vanguardas Europeias para o Enem +IMAGEM 5

AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB//USP
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que, nas artes plásticas, a

  • a) imagem passa a valer mais que as formas vanguardistas.
  • b) forma estética ganha linhas retas e valoriza o cotidiano.
  • c) natureza passa a ser admirada como um espaço utópico.
  • d) imagem privilegia uma ação moderna e industrializada.
  • e) forma apresenta contornos e detalhes humanos.
#199336
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(1,0) 6 - 

HELOÍSA: Faz versos?

PINOTE: Sendo preciso... Quadrinhas... Acrósticos... Sonetos... Reclames.

HELOÍSA: Futuristas?

PINOTE: Não senhora! Eu já fui futurista. Cheguei a acreditar na independência... Mas foi uma tragédia! Começaram a me tratar de maluco. A me olhar de esguelha. A não me receber mais. As crianças choravam em casa. Tenho três filhos. No jornal também não pagavam, devido à crise. Precisei viver de bicos. Ah! Reneguei tudo. Arranjei aquele instrumento (Mostra a faca) e fiquei passadista.

ANDRADE, O. O rei da vela. São Paulo: Globo, 2003.

O fragmento da peça teatral de Oswald de Andrade ironiza a reação da sociedade brasileira dos anos 1930 diante de determinada vanguarda europeia. Nessa visão, atribui-se ao público leitor uma postura

  • a) preconceituosa, ao evitar formas poéticas simplificadas.
  • b) conservadora, ao optar por modelos consagrados.
  • c) preciosista, ao preferir modelos literários eruditos.
  • d) nacionalista, ao negar modelos estrangeiros.
  • e) eclética, ao aceitar diversos estilos poéticos.
#199338
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(1,0) 7 - 

1. Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e da temeridade.

2. A coragem, a audácia, a rebelião serão elementos essenciais de nossa poesia.

3. A literatura exaltou até hoje a imobilidade pensativa, o êxtase, o sono. Nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo de corrida, o salto mortal, o bofetão e o soco.

4. Nós afirmamos que a magnificência do mundo enriqueceu-se de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com seu cofre enfeitado com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hálito explosivo... um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais bonito que a Vitória de Samotrácia.

5. Nós queremos entoar hinos ao homem que segura o volante, cuja haste ideal atravessa a Terra, lançada também numa corrida sobre o circuito da sua órbita.

6. É preciso que o poeta prodigalize com ardor, fausto e munificiência, para aumentar o entusiástico fervor dos elementos primordiais.

MARINETTI, F. T. Manifesto futurista. In: TELES, G. M. Vanguardas europeias e Modernismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1985.

O documento de Marinetti, de 1909, propõe os referenciais estéticos do Futurismo, que valorizam a

  • a) composição estática.
  • b) inovação tecnológica.
  • c) suspensão do tempo.
  • d) retomada do helenismo.
  • e) manutenção das tradições.
#199339
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(1,0) 8 - 

Brazil, capital Buenos Aires

No dia em que a bossa nova inventou o Brazil

Teve que fazer direito, senhores pares,

Porque a nossa capital era Buenos Aires,

A nossa capital era Buenos Aires.

E na cultura-Hollywood o cinema dizia

Que em Buenos Aires havia uma praia

Chamada Rio de Janeiro

Que como era gelada só podia ter

Carnaval no mês de fevereiro.

Naquele Rio de Janeiro o tango nasceu

E Mangueira o imortalizou na avenida

Originária das tangas

Com que as índias fingiam

Cobrir a graça sagrada da vida.

Tom Zé. Disponível em http://letras.terra.com.br. Acesso em: abr. 2010.

O texto de Tom Zé, crítico de música, letrista e cantor, insere-se em um contexto histórico e cultural que, dentro da cultura literária brasileira, define-se como

  • a) contemporâneo à poesia concretista e por ela influenciado.
  • b) sucessor do Romantismo e de seus ideais nacionalistas.
  • c) expressão do modernismo brasileiro influenciado pelas vanguardas europeias.
  • d) representante da literatura engajada, de resistência ao Estado Novo.
  • e) precursor do movimento de afirmação nacionalista, o Tropicalismo.
#199345
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(1,0) 9 - 

TEXTO I

Embora eles, artistas modernos, se deem como novos precursores duma arte a ir, nada é mais velho que a arte anormal. De há muitos já que a estudam os psiquiatras em seus tratados, documentando-se nos inúmeros desenhos que ornam as paredes internas dos manicômios. Essas considerações são provocadas pela exposição da Sra. Malfatti. Sejam sinceros: futurismo, cubismo, impressionismo e tutti quanti não passam de outros tantos ramos da arte caricatural.

LOBATO, M. Paranoia ou mistificação: a propósito da exposição de Anita Malfatti. O Estado de São Paulo, 20 dez.1917 (adaptado).

TEXTO II

Anita Malfatti, possuidora de uma alta consciência do que faz, a vibrante artista não temeu levantar com os seus cinquenta trabalhos as mais irritadas opiniões e as mais contrariantes hostilidades. As suas telas chocam o preconceito fotográfico que geralmente se leva no espírito para as nossas exposições de pintura. Na arte, a realidade na ilusão é o que todos procuram. E os naturalistas mais perfeitos são os que melhor conseguem iludir.

ANDRADE, O. A exposição Anita Malfatti. Jornal do Commercio, 11 jan. 1918 (adaptado).

TEXTO III

Vanguardas Europeias para o Enem +IMAGEM 6

MALFATTI, A. O homem amarelo, 1915-1916. Óleo sobre tela, 61 x 51 cm. Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 28 fev. 2013

A análise dos documentos apresentados demonstra que o cenário artístico brasileiro no primeiro quartel do século XX era caracterizado pelo(a)

  • a) domínio do academicismo, que dificultava a recepção da vertente realista na obra de Anita Malfatti.
  • b) dissonância entre as vertentes artísticas, que divergiam sobre a validade do modelo estético europeu.
  • c) exaltação da beleza e da rigidez da forma, que justificavam a adaptação da estética europeia à realidade brasileira.
  • d) impacto de novas linguagens estéticas, que alteravam o conceito de arte e abasteciam a busca por uma produção artística nacional.
  • e) influência dos movimentos artísticos europeus de vanguarda, que levava os modernistas a copiarem suas técnicas e temáticas.