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Simulado SEC-BA | CONCURSO

Simulado SEC-BA

SIMULADO SEC-BA

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no SEC-BA.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da SEC-BA que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores SEC-BA, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado SEC-BA contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no SEC-BA.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no SEC-BA. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO SEC-BA
Para realizar o simulado SEC-BA você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado SEC-BA você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para SEC-BA é aqui!


#205532
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Matérias Diversas
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SEC-BA
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(1,0) 1 - 

O conhecimento científico é objetivo, reflexivo, complexo e utiliza o método científico para avaliar os fenômenos. Pelo fato de não ser uma verdade única e acabada, está em constante evolução, diferentemente do senso comum, que é uma forma de pensar, agir e sentir da maioria das pessoas de uma sociedade que se baseia na subjetividade, perpetuando hábitos e tradições.

Com base nas informações apresentadas, pode-se afirmar:

  • a) Todo conhecimento é produto de uma prática social e histórica que os indivíduos assimilam e transformam para a compreensão da realidade.
  • b) A atitude crítica é constitutiva do trabalho científico, cujas explicações nem sempre são submetidas a testes rigorosos para serem aceitas como verdade, porque essa verdade será provisória.
  • c) O conhecimento científico preocupa-se com o rigor que a experiência científica exige, sem questionar os problemas colocados pelo cotidiano.
  • d) O senso comum não é uma forma válida de conhecimento, porque o homem não precisa dele para encaminhar, resolver ou superar suas necessidades do dia a dia.
  • e) A educação formal se baseia no senso comum, pois o conhecimento científico é de competência dos pesquisadores, responsáveis pelas descobertas do saber em todas as áreas.
#205534
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(1,0) 2 - 

A educação necessita tanto de formação técnica e científica como de sonhos e utopias

Paulo Freire

Considerando-se o pensamento apresentado e o impacto que as novas tecnologias têm, atualmente, sobre a educação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.

( ) As novas tecnologias de informação proporcionam o acesso instantâneo ao conhecimento e o contato permanente entre pessoas e instituições.

( ) A globalização da informação e da comunicação inibe a aceleração das descobertas científicas.

( ) O desenvolvimento da informação e a expansão dos conhecimentos ligados às mudanças tecnológicas contribuem para a existência de novos contextos de educação e permitem ao educando uma nova autonomia.

( ) O professor já não é o único detentor do saber, porém parceiro de um saber coletivo que lhe compete organizar, situando-se na vanguarda do processo de mudança.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

  • a) V F V V
  • b) V V F F
  • c) V F F F
  • d) F F V V
  • e) F F F V
#205537
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(1,0) 3 - 

Em 1906, morando numa casa em rua de terra, com luz de lampião, fogão a lenha e água de poço, um menino fica sabendo pelo seu pai que um compatriota, chamado Santos Dumont, havia, em Paris, acabado de voar num artefato mais pesado que o ar, o XIV Bis. Nessa ocasião, a França era considerada uma potência mundial. Sessenta e três anos depois, ou seja, em 1963, esse mesmo cidadão, agora com 70 anos, morando numa casa com iluminação elétrica, dotada de ar condicionado, geladeira, telefone, fogão a gás, água encanada, assistiu, através de um aparelho de televisão, o astronauta norte-americano Armstrong descer na Lua. Nessa ocasião, os EUA firmavam a sua posição de superpotência mundial, ancorados numa ampla hegemonia científica e tecnológica. (EDU.TEC - Revista Científica Digital da Faetec – Ano I – v.01 – nº.01 – 2008 – ISSN: 0000-000).

Considerando-se o contexto apresentado e supondo-se que esse cidadão subitamente voltasse a viver na atualidade, presenciaria, exceto

  • a) um mundo em constante mutação, graças aos avanços da ciência e da tecnologia.
  • b) empresas mais competitivas, acompanhando a escada da evolução científica e tecnológica.
  • c) avanços tecnológicos e científicos que ultrapassam as mudanças que aconteceram em todo século XX.
  • d) um acúmulo de conhecimentos científicos descartáveis, veiculados nas redes sociais.
  • e) um descompasso entre o mundo do trabalho e a preparação da mão de obra qualificada, para acompanhar os avanços tecnológicos.
#205540
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(1,0) 4 - 

Para Paulo Freire (1987), os homens aprendem em comunidade. Se as pessoas de diferentes contextos culturais, visões de mundo e níveis cognitivos estiverem conectadas, maiores serão as possibilidades de situações de aprendizagem.

Baseando-se no pensamento apresentado e nos conhecimentos sobre educação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.

( ) O professor passa a ser o detentor do saber e transmissor de conteúdos e também o facilitador da aprendizagem, estimulando nos alunos a cultura de produção e o debate de ideias.

( ) Na prática pedagógica culturalmente orientada, é necessária a visão das culturas inter-relacionadas e mutuamente geradas e influenciadas, sendo importante que se considere a escola como um espaço de cruzamento de culturas e saberes.

( ) Aos professores da educação básica não competem tornarem-se pesquisadores dos saberes, valores e práticas que desenvolvem, porque a atividade de pesquisa está restrita à universidade e, por esse motivo, não cabe, na proposta curricular da escola, esse espaço.

( ) A escola precisa repensar suas estratégias e buscar alternativas mais eficientes e eficazes para oferecer, com mais qualidade, possibilidades de aprendizagem que satisfaçam a necessidade das pessoas e da cultura em que estão inseridas, sem descuidar da meta de gerar uma educação contextualizada e crítica.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

  • a) V V V V
  • b) V V F F
  • c) V F F F
  • d) F V F V
  • e) F F F V
#205543
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(1,0) 5 - 

O Ensino Médio no Brasil está mudando. A consolidação do Estado democrático, as novas tecnologias e as mudanças na produção de bens, serviços e conhecimentos exigem que a escola possibilite aos alunos integrarem-se ao mundo contemporâneo nas dimensões fundamentais da cidadania e do trabalho.

Pensar um novo currículo para o Ensino Médio deve-se levar em consideração dois fatores: as mudanças estruturais que decorrem da chamada “revolução do conhecimento”, alterando o modo de organização do trabalho e as relações sociais; e o atendimento aos padrões de qualidade que se coadunem com as exigências dessa nova ordem social.

Levando-se em conta o texto apresentado e a importância de se repensar um novo Ensino Médio, é correto afirmar, exceto:

  • a) A reorganização curricular em áreas de conhecimento tem como objetivo facilitar o desenvolvimento dos conteúdos numa perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização.
  • b) A sociedade do conhecimento exige dos indivíduos a consciência de que é necessário o constante crescimento como pessoa humana e o favorecimento ao prosseguimento dos estudos.
  • c) A formulação dos currículos deve contemplar estratégias que assegurem a preparação básica para o trabalho e para a cidadania, pressupostos da educação contemporânea.
  • d) A universalização da educação básica, ao mesmo tempo em que se amplia o acesso ao Ensino Médio e Superior, permite ao educando continuar aprendendo, tendo em vista o desenvolvimento da compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos.
  • e) As escolas devem preparar os educandos para o prosseguimento de estudos, voltados para uma habilitação que possibilite o exercício de uma profissão técnica, para a classe média e o acesso ao Ensino Superior para as elites.
#205546
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(1,0) 6 - 

A nova sociedade, decorrente da revolução tecnológica e de seus desdobramentos na produção e na área da informação, apresenta características possíveis de assegurar à educação uma autonomia ainda não alcançada.

Marque com V as afirmativas que apresentam condição favorável ao desenvolvimento dessa autonomia e com F, as demais.

( ) Capacidade de pensar múltiplas alternativas para a solução de um problema, ou seja, o desenvolvimento do pensamento divergente.

( ) Disposição para o risco e o desenvolvimento do pensamento crítico.

( ) Capacidade de saber comunicar-se e de buscar conhecimento.

( ) Compreensão parcial e fragmentada dos fenômenos, aliada à curiosidade.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

  • a) V V V V
  • b) V V V F
  • c) V F V F
  • d) F V F V
  • e) F V V F
#205549
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(1,0) 7 - 

Um dos eixos estruturais da educação na sociedade contemporânea apontado pela UNESCO e incorporada como uma diretriz geral e orientadora da proposta curricular, é aprender a ser, cujo significado é

  • a) Preparar o indivíduo para elaborar pensamentos autônomos e críticos e, dessa forma, formular os seus próprios juízos de valor, de modo a poder decidir por si mesmo, frente às diferentes circunstâncias da vida.
  • b) Desenvolver o conhecimento sobre o outro e a percepção das interdependências, de modo a permitir a realização de projetos comuns ou a gestão inteligente dos conflitos inevitáveis.
  • c) Desenvolver as habilidades e estimular o surgimento de novas aptidões que se tornam processos essenciais, à medida que se criam as condições necessárias para o enfrentamento das novas situações.
  • d) Aumentar os saberes que permitem compreender o mundo, favorecendo o desenvolvimento da curiosidade intelectual e estimulando o senso crítico.
  • e) Promover a aprendizagem permanente, considerando como elemento central dessa formação a construção da individualidade em função dos processos sociais que se modificam.
#205550
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(1,0) 8 - 

O currículo, enquanto instrumentação da cidadania democrática, deve contemplar conteúdos e estratégias de aprendizagem que capacitem o ser humano para a realização de atividades em três domínios da ação humana, visando à integração de homens e mulheres no tríplice universo das relações.

Esses domínios são

  • a) a revolução tecnológica, a sociabilidade humana e a globalização econômica.
  • b) a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva.
  • c) os processos de produção, a exclusão social e a transferência de conhecimentos.
  • d) o crescimento econômico, a estabilidade da organização política e o ambiente educacional.
  • e) a diminuição de oportunidades de emprego, a organização política e o progresso científico e tecnológico.
#205551
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(1,0) 9 - 

A aprendizagem significativa pressupõe a existência de um referencial que permita aos alunos identificarem os questionamentos propostos e, a partir desses, se reconhecerem. Essa postura implica não permanecer no nível de conhecimento que é dado pelo contexto mais imediato, nem pelo senso comum, mas gerar a capacidade de compreender e intervir na realidade, numa perspectiva autônoma.
Considerando-se o texto apresentado e os conhecimentos sobre o tema, é necessário que a proposta curricular seja organizada de forma a valorizar

  • a) a interdisciplinaridade e a contextualização.
  • b) a hierarquização e o conhecimento globalizado.
  • c) a reprodução das relações sociais de produção da sociedade capitalista.
  • d) a articulação entre os diferentes níveis de ensino, vinculando-os às exigências do mercado.
  • e) o conteúdo em detrimento do desenvolvimento de competências e habilidades básicas.
#205552
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(1,0) 10 - 

As novas alternativas de organização curricular para o Ensino Médio precisam estar comprometidas com o novo significado de trabalho e de sujeito ativo que, como tal, se apropriará desses conhecimentos para se aprimorar no mundo do trabalho e na prática social.

Nessa perspectiva, os objetivos de formação no nível do Ensino Médio devem priorizar

  • a) a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
  • b) a memorização dos conhecimentos, cujo acesso é facilitado pela moderna tecnologia.
  • c) a revolução tecnológica, em função das novas formas de socialização.
  • d) os processos de produção e as novas definições de identidade individual.
  • e) a ressignificação do trabalho no contexto do neoliberalismo.