Simulado Música | CONCURSO
Simulado Música
Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Música não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
Vejam todos os simulados Música
São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado Música foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Música
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
Vejam outros Simulado Música
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados Música e saiam na frente em seus estudos.
Questões Música
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Música, que também são grátis. Clique Aqui!
Vejam todos os simulados Música
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #216256
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Música
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
“A música, nesta concepção, não era apenas uma imagem passiva do sistema ordenado do universo, era também uma forca capaz de afetar o universo – daí a atribuição dos milagres aos músicos lendários da mitologia. Numa fase posterior, mais científica, passaram a sublinhar-se os efeitos da música sobre a vontade e, consequentemente, sobre o caráter e a conduta dos seres humanos” (GROUT & PALISCA, 1988). A afirmação em destaque refere-se à Doutrina do Ethos, presente na Grécia antiga. Sobre essa doutrina, indique a alternativa INCORRETA.
- a) A Doutrina do Ethos integrava-se na concepção Pitagórica da música como microcosmos e explicada por Aristóteles através da doutrina da imitação. O conceito trata do modo como a música agia sobre a vontade, o caráter e a conduta do ser humano.
- b) Relaciona-se com o pensamento filosófico grego, principalmente de Platão e Aristóteles, que defendiam um sistema público de educação cujos dois elementos fundamentais eram a ginástica e a música, respectivamente para a disciplina do corpo e do espírito.
- c) A afirmação refere-se ao papel da música na liturgia das Igrejas do período medieval, por meio da inclusão de instrumentos musicais na execução dos cantos litúrgicos.
- d) De acordo com a Doutrina do Ethos, diferentes músicas afetam o caráter de diferentes formas, dividindo-as em duas categorias: a música com efeitos de calma e elevação espiritual e a música que causa excitação e entusiasmo.
- e) Os efeitos da música no caráter e na conduta dos seres humanos eram associados ao culto de Apolo e Dionísio, representando a música para a elevação espiritual e a música para a excitação.
- #216257
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Música
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Período que apresenta músicas de ritmos enérgicos, de melodias bem ornamentadas, com grande exploração de contrastes da intensidade do som e dos timbres dos instrumentos, uso do baixo contínuo e surgimento das primeiras orquestras. As características apresentadas referem-se ao seguinte período da história da música ocidental:
- a) Período Renascentista (c. 1450 – 1600)
- b) Período Barroco (c. 1600 – 1750)
- c) Período Clássico (c. 1750 – 1810)
- d) Período Romântico (c. 1810 – 1900)
- e) Período Moderno (c. 1900 em diante)
- #216258
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Música
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A Teoria Espiral do Desenvolvimento Musical, dos britânicos Keith Swanwick e June Tillman, propõe um processo de aprendizagem musical baseada em estágios, conhecida como modelo (C)LA(S)P ou (T)EC(L)A, que consiste no desenvolvimento de conteúdos de maneira vinculada, favorecendo o desenvolvimento cognitivo de maneira integral. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os parâmetros da educação musical utilizados pela metodologia apresentada:
- a) Melodia, Harmonia, Timbre, Letra e Ritmo.
- b) Composição, Harmonia, Execução, Apreciação e Técnica.
- c) Composição, Literatura, Apreciação, Execução e Técnica.
- d) Apreciação, Harmonia, Composição, Técnica e Ritmo.
- e) Apreciação, Melodia, Harmonia, Ritmo e Composição.
- #216259
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Música
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
O maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959) é reconhecido por sua extensa obra, que inclui sinfonias, choros, concertos, música de câmera etc. Sua obra destacase, ainda, por apresentar uma linguagem peculiarmente brasileira, com nuances das culturas regionais e elementos de canções populares e indígenas. Na década de 1930, propôs e implantou um plano de educação musical nas escolas, conhecido como:
- a) Manossolfa
- b) Euritmia
- c) Método Kodály
- d) Canto Orfeônico
- e) Educação para o talento
- #216260
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Música
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Durante o século XX, no Brasil, destacaram-se quatro métodos de educação musical: o método analítico de João Gomes Júnior, o método coral de Heitor Villa Lobos, o método de iniciação musical de Antônio Leal Sá Pereira e o método de recreação musical de Liddy Mignone. Sobre esses autores e seus respectivos métodos, assinale a alternativa INCORRETA.
- a) O método de iniciação musical de Sá Pereira baseia-se na iniciação sensorial com ênfase na experiência musical antes dos conhecimentos teóricos. Influenciado pelos conceitos musicais de Orff, Dalcroze e Kodaly, e pelos conceitos educacionais de Piaget, propunha uma educação musical servida de atividades espontâneas, envolvendo atividades em grupo, danças e conjuntos de percussão a fim de propiciar a vivência e a experiência do fenômeno musical e das relações entre sons e sonoridades.
- b) Gomes Júnior criou o Método Analítico em 1915, sendo o pioneiro, apesar de não ser mais utilizado. O método introduziu o canto coral na educação brasileira e apresentava um sistema de sinais análogo ao Manossolfa, podendo ainda ser associado a Dalcroze no que diz respeito ao movimento.
- c) Após uma série de viagens empreendidas pelo interior do Brasil, onde teve contato com diversas manifestações musicais folclóricas e indígenas, Villa Lobos implantou um método coral nacionalista, cujo repertório é composto por canções indígenas, inclusive com a adição de instrumentos típicos dessa cultura.
- d) Liddy Mignone criou seu método em 1961, baseando o conceito de educação musical percebida pela criança como recreação, e não como imposição. Defendia o aprendizado musical desde o início da infância e que o contexto musical fosse apresentado através de estórias infantis, jogos, brincadeiras e dramatizações.
- e) A implantação do método defendido por Villa Lobos como disciplina obrigatória nas escolas do Rio de Janeiro e depois do restante do Brasil surgiu a partir do convite, feito por Anísio Teixeira, para assumir o cargo de diretor da Superintendência de Educação Musical e Artística (SEMA). Apesar de controverso por associar educação musical com ideias de moral e civismo, e por estar ligado ao Estado Novo, o ensino obrigatório do Canto Orfeônico foi a tentativa mais robusta de implantação da educação musical nas escolas brasileiras na época.
- #216261
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Música
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Leia as sentenças abaixo:
I) Forma musical bastante utilizada nos períodos barroco e clássico, caracterizada pela dinâmica da orquestra versus solista e geralmente composta por três movimentos (rápido, lento, rápido). II) Estilo de composição no qual são utilizadas as doze notas da escala cromática, segundo a ordem da escolha do compositor, formando então uma sequência chamada série fundamental, que é repetida de trás para a frente (série retrógrada), de baixo para cima (inversão) ou uma mescla das duas últimas séries citadas (inversão retrógrada). III) Forma musical vocal monofônica da Idade Média, com desenvolvimento melódico suave e utilização de intervalos próximos (segundas e terças), de ritmo irregular, fundamentado na acentuação das palavras do texto em latim presente nos ritos da igreja católica. IV) Música instrumental descritiva na qual o compositor procura narrar uma história evocando imagens na mente do ouvinte através dos sons. Apresenta três tipos principais: sinfonia descritiva, abertura de concerto e poema sinfônico. V) Estilo de composição contrapontística fundamentada na técnica de imitação, em que um tema é apresentado por uma voz ou instrumento e repetido pelas demais vozes, cada qual em sua altura adequada, fazendo parecer que as vozes estão se perseguindo ou fugindo umas das outras.
Escolha a alternativa que associe CORRETAMENTE os enunciados às formas e estilos de composição musicais.
- a) I – Dodecafonismo; II – Música programática; III – Concerto; IV – Fuga; V – Cantochão.
- b) I – Cantochão; II – Música programática; III – Concerto; IV – Dodecafonismo; V – Fuga.
- c) I – Concerto; II – Cantochão; III – Dodecafonismo; IV – Fuga; V – Música programática.
- d) I – Dodecafonismo; II – Fuga; III – Concerto; IV Música programática; V – Cantochão.
- e) I – Concerto; II – Dodecafonismo; III – Cantochão; IV – Música programática; V – Fuga.
- #216262
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Música
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Assinale com V (VERDADEIRO) ou F (FALSO) as afirmações abaixo.
( ) A Clave é um sinal musical colocado no início da partitura para indicar a altura exata dos sons musicais. ( ) O semitom é o maior intervalo utilizado na música ocidental.
( ) Fonomímica são gestos executados com as mãos e os dedos, que servem para indicar a altura dos sons. ( ) O ritardando é utilizado quando o compositor deseja que ocorra o aumento da velocidade de uma peça musical. ( ) A tonalidade é o conjunto de notas que determinam a formação de escalas, que se baseiam em um centro tonal, denominado tônica.
Indique a sequência CORRETA:
- a) V, F, F, F, V
- b) V, V, F, F, V
- c) F, V, F, V, F
- d) V, F, V, F, V
- e) V, F, F, V, V
- #216263
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Música
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Sobre o papel da música nos processos educativos, assinale a alternativa CORRETA.
- a) As concepções pedagógicas modernas orientam que as aulas de música devem ofertar somente conteúdos e atividades que sejam relevantes para o professor.
- b) Durante toda a história da educação, o ensino musical nas escolas do Brasil sempre foi estimulado, uma vez ser a música uma linguagem extremamente presente no cotidiano do povo brasileiro.
- c) Produzir música e interpretar música implica ações musicais como criar (improvisar, compor, fazer arranjos), executar (cantar, tocar, dançar) e escutar. No entanto, é necessário nascer com o dom musical.
- d) A música é um importante campo do conhecimento humano, pois possui campo teórico específico que proporciona o desenvolvimento do pensamento crítico e construção de senso estético.
- e) Com a evolução da tecnologia e a facilidade de acesso a músicas do mundo inteiro, a presença da música na escola torna-se dispensável.
- #216264
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Música
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Sobre os parâmetros sonoros, indique a alternativa INCORRETA.
- a) A altura é a propriedade do som medida pela oscilação de frequência sonora que permite o ouvinte reconhecer notas e diferenciar sons graves de sons agudos.
- b) A duração caracteriza por quanto tempo o mesmo som pode ser ouvido, sem interrupção. Permite diferenciar sons longos de sons curtos.
- c) O timbre é a característica sonora que nos permite diferenciar notas iguais de fontes sonoras diferentes.
- d) O parâmetro intensidade refere-se à amplitude da onda sonora, também conhecido como volume.
- e) Os parâmetros sonoros são: duração, altura, intensidade, timbre e ritmo.
- #216265
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Música
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Organologia é a área que descreve e classifica os instrumentos musicais de acordo com sua forma, material do qual foi construído, timbre etc. Diante dessa informação, relacione as colunas abaixo:
I) Membranofone II) Aerofone III) Cordofone IV) Idiofone
( ) Clarineta ( ) Piano ( ) Pratos ( ) Pandeiro
Escolha a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
- a) I, II, III, IV
- b) II, III, I, IV
- c) I, IV, III, II
- d) II, III, IV, I
- e) IV, II, III, I