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Simulado Fonologia | CONCURSO

Simulado Fonologia

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Este Simulado Fonologia foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Fonologia
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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REGRA DO SIMULADO

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Questões Fonologia

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#216843
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(1,0) 1 - 

Assinale a alternativa que apresenta a correta divisão silábica da palavra assalariado.

  • a) a-ssa-la-ria-do
  • b) a-ssa-la-ri-ado
  • c) a-ssa-la-ri-a-do
  • d) as-sa-la-ri-a-do
  • e) as-as-lar-i-a-do
#216844
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(1,0) 2 - 

Assinale a alternativa que apresenta a correta divisão silábica das palavras.

  • a) co-mu-ni-tá-ri-o / as-sis-tên-cia
  • b) co-mu-ni-tá-rio / as-sis-tên-ci-a
  • c) com-u-ni-tá-ri-o / a-ssis-tên-ci-a
  • d) co-mu-ni-tá-ri-o / a-ssis-tên-cia
  • e) co-mu-ni-tá-rio / as-sis-tên-cia
#216845
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(1,0) 3 - 

Leia as frases a seguir:
I. Um time hexacampeão não é aquele que ganha seis títulos ao longo de sua história, mas aquele que vence seis vezes consecutivamente.
II. O patrão foi inexorável com os grevistas e não considerou suas reivindicações, despedindo todos.
III. Por que você não vai direto ao assunto e diz o que quer? Você está sendo muito prolixo.
IV. No estudo da língua portuguesa, mais do que a fonologia e a morfologia, fascina-me a sintaxe.
V. Para ler a obra de Guimarães Rosa, um dos maiores escritores do Brasil, é indispensável conhecer o léxico.
VI. Após a catástrofe da queda do barranco, os desabrigados, felizmente, receberam a máxima solidariedade das pessoas.

Assinale a alternativa que expressa de modo CORRETO, respectivamente, o valor fonético da letra X nas palavras sublinhadas:

  • a) /z/ – /cs/ – /ch/ – /cs/ – /ss/ – /cs/
  • b) /cs/ – /z/ – /cs/ – /ss/ – /cs/ – /ss/
  • c) /z/ – /ss/ – /cs/ – /cs/ – /cs/ – /cs/
  • d) /cs/ – /cs/ – /ch/ – /cs/ – /ss/ – /ss/
  • e) /z/ – /z/ – /ch/ – /ss/ – /cs/ – /ss/
#216846
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(1,0) 4 - 

Assinale a alternativa que apresente, respectivamente, o número de fonemas das palavras possível e hotel:

  • a) Sete e quatro fonemas.
  • b) Oito e cinco fonemas.
  • c) Seis e seis fonemas.
  • d) Três e dois fonemas.
  • e) Cinco e três fonemas.
#216847
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(1,0) 5 - 

Quanto ao número de sílabas, as palavras são classificadas em:
i. Monossílabas: aquelas que apresentam apenas uma sílaba.
ii. Dissílabas: aquelas que apresentam duas sílabas.
iii. Trissílabas: aquelas que apresentam três sílabas.
iv. Polissílabas: aquelas que apresentam mais de três sílabas.
Assinale a alternativa que apresenta exemplo de cada uma dessas categorias, conforme a ordem apresentada anteriormente.

  • a) i. uma; ii. ódio; iii. Momento; iv. Constituição
  • b) i. diz; ii. legal; iii. porque; iv. significa
  • c) i. só; ii. esse; iii. perante; iv. inclusive
  • d) i. até; ii. ferir; iii. humano; iv. expressão
  • e) i. tem; ii. até; iii. outros; iv. responder
#216848
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(1,0) 6 - 

Sobre conceito de fonemas; relações entre fonemas e grafias; encontros vocálicos e consonantais, avalie as afirmações que seguem, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Encontro consonantal é a sequência de dois ou mais fonemas consonânticos numa palavra, podendo ocorrer na mesma sílaba ou em sílabas diferentes.

( ) Dígrafo é o grupo de duas letras representando um só fonema, podendo representar consoantes ou vogais nasais.

( ) Ditongo é a combinação de uma vogal e de uma semivogal, ou vice-versa; podendo ocorrer na mesma sílaba ou em sílabas diferentes.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) V − V − V.
  • b) V − F − V.
  • c) F − V − F.
  • d) V − V − F.
  • e) F − F − V.
#216849
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(1,0) 7 - 

“O conceito de aluno protagonista coloca a criança ou o adolescente como centro do processo de aprendizagem, desenvolvendo um papel ativo, no qual ele é incentivado a expor suas ideias, debater e pesquisar. É essencial que o professor tenha clareza das competências que pretende desenvolver e trace indicadores para acompanhar o avanço das aprendizagens. Luciana afirma que “trabalhar em grupo ou usar a monitoria dos estudantes que apresentam mais conhecimento sobre determinado conteúdo podem ser formas de organização dessas atividades””.
Fonte: (https://novaescola.org.br/cont... – Fragmento retirado do texto “Escuta dos alunos e atividades interdisciplinares são opções para recompor a aprendizagem”).
Avalie as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, considerando o que nos apresenta Cegalla.
( ) Em essencial, ocorrem dois dígrafos; em trabalhar ocorrem, dois encontros consonantais.
( ) O vocábulo aprendizagem é formado por parassíntese.
( ) criança e adolescente são cognatos.
( ) Nas palavras conceito e em criança, ocorrem dígrafo e ditongo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) V – V – V – V.
  • b) F – F – V – V.
  • c) V – V – F – F.
  • d) F – F – F – F.
  • e) F – V – V – V.
#216850
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(1,0) 8 - 

“Na atividade realizada com os estudantes do 6º ano, por exemplo, o professor percebeu dificuldades em saberes simples, como a separação de sílabas tônicas, por isso, retomou esse conteúdo. Além disso, Jonathan explica que todos os professores estão realizando, regularmente, pequenas avaliações – sempre com habilidades do ano anterior – a fim de olhar para as lacunas que resultaram das limitações impostas pelo período pandêmico”.
Fonte: (https://novaescola.org.br/cont... – Fragmento retirado do texto “Escuta dos alunos e atividades interdisciplinares são opções para recompor a aprendizagem”).

Sobre separação silábica, à luz do que diz Cegalla, afirma-se que:
I. A regra geral diz: Na escrita, não se separam letras representativas da mesma sílaba.
II. Não se separam letras que representam ditongos, tritongos, dígrafos e encontros consonantais inseparáveis.
III. Em oposição à regra geral, separam-se, por tradição, na escrita, as letras dos dígrafos rr, ss, sc, sç e xc.
IV. O x com valor fonético de /cs/ junta-se à vogal seguinte (quando houver).
Quais estão corretas?

  • a) Apenas I.
  • b) Apenas IV.
  • c) Apenas I e II.
  • d) Apenas II, III e IV.
  • e) I, II, III e IV.
#216851
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(1,0) 9 - 

O vocábulo "concluída" está corretamente acentuado por pertencer à regra especial dos hiatos. Assinale a alternativa cujas palavras deveriam ser todas acentuadas e pela mesma regra dos hiatos tônicos:

  • a) juiz - raiz - juizes - raizes
  • b) poetico - boemio - bau - paraiso
  • c) egoismo - ciume - faisca - ruina
  • d) ruim - cafeina - ruido - saida
  • e) proibição - destruição - reunião - sanduiche
#216852
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(1,0) 10 - 

O vocábulo "concluída" está corretamente acentuado por pertencer à regra especial dos hiatos. Assinale a alternativa cujas palavras deveriam ser todas acentuadas e pela mesma regra dos hiatos tônicos:

  • a) poetico - boemio - bau - paraiso
  • b) juiz - raiz - juizes - raizes
  • c) ruim - cafeina - ruido - saida
  • d) egoismo - ciume - faisca - ruina
  • e) proibição - destruição - reunião - sanduiche