Simulado Fonologia | CONCURSO
Simulado Fonologia
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Este Simulado Fonologia foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Fonologia
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
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REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
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Questões Fonologia
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Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #216843
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(1,0) 1 -
Assinale a alternativa que apresenta a correta divisão silábica da palavra assalariado.
- a) a-ssa-la-ria-do
- b) a-ssa-la-ri-ado
- c) a-ssa-la-ri-a-do
- d) as-sa-la-ri-a-do
- e) as-as-lar-i-a-do
- #216844
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(1,0) 2 -
Assinale a alternativa que apresenta a correta divisão silábica das palavras.
- a) co-mu-ni-tá-ri-o / as-sis-tên-cia
- b) co-mu-ni-tá-rio / as-sis-tên-ci-a
- c) com-u-ni-tá-ri-o / a-ssis-tên-ci-a
- d) co-mu-ni-tá-ri-o / a-ssis-tên-cia
- e) co-mu-ni-tá-rio / as-sis-tên-cia
- #216845
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(1,0) 3 -
Leia as frases a seguir:
I. Um time hexacampeão não é aquele que ganha seis títulos ao longo de sua história, mas aquele que vence seis vezes consecutivamente.
II. O patrão foi inexorável com os grevistas e não considerou suas reivindicações, despedindo todos.
III. Por que você não vai direto ao assunto e diz o que quer? Você está sendo muito prolixo.
IV. No estudo da língua portuguesa, mais do que a fonologia e a morfologia, fascina-me a sintaxe.
V. Para ler a obra de Guimarães Rosa, um dos maiores escritores do Brasil, é indispensável conhecer o léxico.
VI. Após a catástrofe da queda do barranco, os desabrigados, felizmente, receberam a máxima solidariedade das pessoas.
Assinale a alternativa que expressa de modo CORRETO, respectivamente, o valor fonético da letra X nas palavras sublinhadas:
- a) /z/ – /cs/ – /ch/ – /cs/ – /ss/ – /cs/
- b) /cs/ – /z/ – /cs/ – /ss/ – /cs/ – /ss/
- c) /z/ – /ss/ – /cs/ – /cs/ – /cs/ – /cs/
- d) /cs/ – /cs/ – /ch/ – /cs/ – /ss/ – /ss/
- e) /z/ – /z/ – /ch/ – /ss/ – /cs/ – /ss/
- #216846
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(1,0) 4 -
Assinale a alternativa que apresente, respectivamente, o número de fonemas das palavras possível e hotel:
- a) Sete e quatro fonemas.
- b) Oito e cinco fonemas.
- c) Seis e seis fonemas.
- d) Três e dois fonemas.
- e) Cinco e três fonemas.
- #216847
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(1,0) 5 -
Quanto ao número de sílabas, as palavras são classificadas em:
i. Monossílabas: aquelas que apresentam apenas uma sílaba.
ii. Dissílabas: aquelas que apresentam duas sílabas.
iii. Trissílabas: aquelas que apresentam três sílabas.
iv. Polissílabas: aquelas que apresentam mais de três sílabas.
Assinale a alternativa que apresenta exemplo de cada uma dessas categorias, conforme a ordem apresentada anteriormente.
- a) i. uma; ii. ódio; iii. Momento; iv. Constituição
- b) i. diz; ii. legal; iii. porque; iv. significa
- c) i. só; ii. esse; iii. perante; iv. inclusive
- d) i. até; ii. ferir; iii. humano; iv. expressão
- e) i. tem; ii. até; iii. outros; iv. responder
- #216848
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(1,0) 6 -
Sobre conceito de fonemas; relações entre fonemas e grafias; encontros vocálicos e consonantais, avalie as afirmações que seguem, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Encontro consonantal é a sequência de dois ou mais fonemas consonânticos numa palavra, podendo ocorrer na mesma sílaba ou em sílabas diferentes.
( ) Dígrafo é o grupo de duas letras representando um só fonema, podendo representar consoantes ou vogais nasais.
( ) Ditongo é a combinação de uma vogal e de uma semivogal, ou vice-versa; podendo ocorrer na mesma sílaba ou em sílabas diferentes.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- a) V − V − V.
- b) V − F − V.
- c) F − V − F.
- d) V − V − F.
- e) F − F − V.
- #216849
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(1,0) 7 -
“O conceito de aluno protagonista coloca a criança ou o adolescente como centro do processo de aprendizagem, desenvolvendo um papel ativo, no qual ele é incentivado a expor suas ideias, debater e pesquisar. É essencial que o professor tenha clareza das competências que pretende desenvolver e trace indicadores para acompanhar o avanço das aprendizagens. Luciana afirma que “trabalhar em grupo ou usar a monitoria dos estudantes que apresentam mais conhecimento sobre determinado conteúdo podem ser formas de organização dessas atividades””.
Fonte: (https://novaescola.org.br/cont... – Fragmento retirado do texto “Escuta dos alunos e atividades interdisciplinares são opções para recompor a aprendizagem”).
Avalie as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, considerando o que nos apresenta Cegalla.
( ) Em essencial, ocorrem dois dígrafos; em trabalhar ocorrem, dois encontros consonantais.
( ) O vocábulo aprendizagem é formado por parassíntese.
( ) criança e adolescente são cognatos.
( ) Nas palavras conceito e em criança, ocorrem dígrafo e ditongo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- a) V – V – V – V.
- b) F – F – V – V.
- c) V – V – F – F.
- d) F – F – F – F.
- e) F – V – V – V.
- #216850
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(1,0) 8 -
“Na atividade realizada com os estudantes do 6º ano, por exemplo, o professor percebeu dificuldades em saberes simples, como a separação de sílabas tônicas, por isso, retomou esse conteúdo. Além disso, Jonathan explica que todos os professores estão realizando, regularmente, pequenas avaliações – sempre com habilidades do ano anterior – a fim de olhar para as lacunas que resultaram das limitações impostas pelo período pandêmico”.
Fonte: (https://novaescola.org.br/cont... – Fragmento retirado do texto “Escuta dos alunos e atividades interdisciplinares são opções para recompor a aprendizagem”).
Sobre separação silábica, à luz do que diz Cegalla, afirma-se que:
I. A regra geral diz: Na escrita, não se separam letras representativas da mesma sílaba.
II. Não se separam letras que representam ditongos, tritongos, dígrafos e encontros consonantais inseparáveis.
III. Em oposição à regra geral, separam-se, por tradição, na escrita, as letras dos dígrafos rr, ss, sc, sç e xc.
IV. O x com valor fonético de /cs/ junta-se à vogal seguinte (quando houver).
Quais estão corretas?
- a) Apenas I.
- b) Apenas IV.
- c) Apenas I e II.
- d) Apenas II, III e IV.
- e) I, II, III e IV.
- #216851
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(1,0) 9 -
O vocábulo "concluída" está corretamente acentuado por pertencer à regra especial dos hiatos. Assinale a alternativa cujas palavras deveriam ser todas acentuadas e pela mesma regra dos hiatos tônicos:
- a) juiz - raiz - juizes - raizes
- b) poetico - boemio - bau - paraiso
- c) egoismo - ciume - faisca - ruina
- d) ruim - cafeina - ruido - saida
- e) proibição - destruição - reunião - sanduiche
- #216852
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(1,0) 10 -
O vocábulo "concluída" está corretamente acentuado por pertencer à regra especial dos hiatos. Assinale a alternativa cujas palavras deveriam ser todas acentuadas e pela mesma regra dos hiatos tônicos:
- a) poetico - boemio - bau - paraiso
- b) juiz - raiz - juizes - raizes
- c) ruim - cafeina - ruido - saida
- d) egoismo - ciume - faisca - ruina
- e) proibição - destruição - reunião - sanduiche