Simulado Enem 2022- Geografia | ENEM
SIMULADO ENEM 2022- GEOGRAFIA
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Enem .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Enem que foi organizado pela INEP. Estas questões são de Geografia, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Enem , portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Enem 2022- Geografia contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Geografia, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Enem .
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Enem . Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Aluno Enem . Se você esta estudando para ser aprovado para Aluno Enem não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO Enem
Para realizar o simulado Enem você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Enem você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para Enem é aqui!
- #174732
- Banca
- INEP
- Matéria
- Geografia
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Os anos 1960 e início dos 1970 foram anos de muitas dificuldades para os povos africanos habitantes, principalmente, das áreas que bordejam o deserto do Saara — Sahel — devido ao período de acentuada seca que se abateu sobre a região. Não descartando as implicações de ordem natural daquele fenômeno, deve-se observar que o aumento de seres humanos e suas manadas passou a pressionar muito fortemente o frágil ecossistema local e regional, o que resultou na considerável expansão anual do deserto sobre aquelas regiões.
MENDONÇA, F. A. Geografia e meio ambiente. São Paulo: Contexto, 1994 (adaptado).
O problema socioambiental apresentado emergiu como resultado da interação entre
- a) relevo e extração mineral.
- b) bioma e atividade turística.
- c) paisagem e ocupação territorial.
- d) preservação e mercado consumidor.
- e) migração e desenvolvimento industrial.
- #174733
- Banca
- INEP
- Matéria
- Geografia
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A agropecuária é uma das atividades humanas que causam maior impacto sobre o ambiente natural, alterando o equilíbrio ecológico e diminuindo a biodiversidade nos biomas. Dos seis biomas encontrados em território nacional, o que mais sofre pressão dessa atividade é o Pampa, que tem 71% da sua área ocupada com estabelecimentos agropecuários.
Disponível em: http://saladeimprensa.ibge.gov.br. Acesso em: 7 nov. 2014.
Um impacto ambiental que vem se processando no Sul do Brasil em função dos excessos praticados pela atividade econômica descrita é a
- a) uniformização da cobertura vegetal.
- b) arenização dos solos regionais.
- c) alteração da incidência solar.
- d) eutrofização dos cursos de água.
- e) ampliação das queimadas controladas.
- #174734
- Banca
- INEP
- Matéria
- Geografia
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Existe um processo cada vez maior de globalização da mão de obra especializada. Isto é, não só da mão de obra especializadíssima, mas da mão de obra que vem sendo excepcionalmente requisitada no mundo inteiro e, portanto, não seguirá as regras normais de leis de imigração, do salário e das condições de trabalho.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
De acordo com o texto, na globalização, o tratamento ao migrante laboral condiciona-se pelo(a)
- a) origem nacional.
- b) padrão financeiro.
- c) pertencimento étnico.
- d) desemprego estrutural.
- e) qualificação profissional.
- #174735
- Banca
- INEP
- Matéria
- Geografia
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
TEXTO I
O uso do Cerrado pelas populações indígenas estava ligado a um caráter conservacionista e sagrado. A caça e a pesca eram realizadas apenas para a subsistência. A coleta recolhia apenas o que o Cerrado oferecia. A agricultura com a produção de milho e tubérculos abria apenas alguns clarões nas áreas de florestas decíduas. O Cerrado era o fundamento central da existência dessas tribos. Isso significa a sacralização dos elementos deste bioma pelos grupos indígenas.
SILVA, E. B. D.; BORGES, J. A. Dos usos e reocupações do Cerrado goiano:
agroecologia como alternativa. XI EREGEO, Jataí-GO, 2009 (adaptado).
TEXTO II
O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades.
COMISSÃO das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso futuro comum [Relatório Brundtland]. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1988.
Qual característica presente no Texto II amplia a concepção de conservação ambiental apresentada no Texto I?
- a) Mercantilização da natureza.
- b) Valorização cultural da paisagem.
- c) Organização da produção familiar.
- d) Manutenção da cobertura vegetal.
- e) Preocupação com os descendentes.
- #174736
- Banca
- INEP
- Matéria
- Geografia
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
O Google Earth permite obter imagens aéreas do terraço da sua casa, acompanhar com detalhes a trajetória de um furacão, a temível falha geológica de San Andreas, na Califórnia, ou até mesmo passear pelo Grand Canyon. A nova tecnologia levou a Organização Australiana para a Ciência Nuclear e a Tecnologia a pedir ao Google que censurasse as imagens, tal como já fez com fotos aéreas da Casa Branca, na capital americana. O diretor de operações do organismo australiano se mostrou preocupado, não tanto pelas informações disponíveis atualmente, mas sim pelo futuro de uma tecnologia que pode ir longe demais: “Para nós, parece ser importante saber até onde esta tecnologia pode levar”.
Disponível em: www5.estadao.com.br. Acesso em: 28 jul. 2012.
O avanço das técnicas cartográficas trouxe como consequência um maior detalhamento das informações sobre o mundo. A restrição de alguns países ao amplo acesso a essas informações ocorre porque eles
- a) tentam proteger as bases de dados patenteadas por algumas empresas nacionais, resguardando seus direitos econômicos.
- b) receiam divulgar suas riquezas nacionais, tornando-se alvos fáceis para a agenda de expansão e exploração das multinacionais.
- c) pretendem ocultar dados econômicos cartografados de natureza sigilosa, muito úteis nas negociações de acordos aduaneiros.
- d) temem ficar expostos a ataques de potenciais inimigos, pela exibição de sua geografia e de seus pontos militares e civis.
- e) almejam manter segredo sobre o potencial atômico que cada nação desenvolve em suas usinas nucleares, evitando sanções da ONU.
- #174737
- Banca
- INEP
- Matéria
- Geografia
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
A partir da década de 1990, parte significativa da agricultura brasileira sofreu grandes transformações com a adoção de novas tecnologias de informação, menor intervenção estatal e maior regulação das empresas mundiais de insumos e comércio agrícola. Trata-se da emergência de uma agricultura científica e globalizada.
FEDERICO, S. Agricultura científica globalizada e fronteira agrícola no mundo moderno.
Disponível em: www.confins.revues.org.Acesso em: 11 fev. 2015 (adaptado).
No campo brasileiro, as transformações descritas no texto tiveram como efeito o(a)
- a) primazia do cultivo orgânico.
- b) superação do modelo exportador.
- c) valorização de saberes tradicionais.
- d) abrandamento dos conflitos violentos.
- e) fortalecimento de atividades monocultoras.
- #174738
- Banca
- INEP
- Matéria
- Geografia
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Em regiões antes consideradas periféricas, a exemplo do Centro-Oeste, sob o impulso da técnica, há condições para atividades com alto nível de capital, tecnologia e organização, dando lugar a fenômenos de descentralização seletiva. Ainda que as atividades de comando tendam a se manter concentradas, a rede de atividades produtivas mais modernas tende a se expandir territorialmente.
BERNARDES, J. A. As estratégias do capital no complexo da soja. In: CASTRO, I. E.;
GOMES, P. C. C.; CORREA, R. L. (Org.). Brasil: questões atuais da
reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008 (adaptado).
O processo característico do espaço rural responsável pela forma descrita de ocupação produtiva do Centro-Oeste brasileiro foi o(a)
- a) difusão de sistemas extensivos.
- b) propagação do cultivo itinerante.
- c) introdução de práticas ecológicas.
- d) fortalecimento do trabalho familiar.
- e) desenvolvimento do setor agroindustrial.
- #174739
- Banca
- INEP
- Matéria
- Geografia
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Os agrotóxicos estão entre os principais instrumentos do atual modelo da agricultura brasileira, centrado em ganhos de produtividade. Tendem a acumular-se no solo e na biota, e seus resíduos podem chegar às águas superficiais, por escoamento, e às subterrâneas, por lixiviação. O uso intensivo dos agrotóxicos está associado a agravos à saúde da população, tanto dos consumidores dos alimentos quanto dos trabalhadores que lidam diretamente com os produtos, à contaminação de alimentos e à degradação do meio ambiente.
IBGE. Indicadores de desenvolvimento sustentável:
Brasil 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2015 (adaptado).
Uma ação com potencial para atenuar os problemas socioambientais apresentados é a
- a) adoção de energias limpas.
- b) fiscalização de fontes hídricas.
- c) utilização de controle biológico.
- d) formação de cooperativas rurais.
- e) conservação de parques naturais.
- #174740
- Banca
- INEP
- Matéria
- Geografia
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
A enorme fenda que pode separar o Chifre da África do resto do continente
Em 18 de março, algo estranho aconteceu: a terra começou a se abrir. “Minha mulher começou a gritar para os vizinhos, pedindo ajuda para tirar nossos pertences de casa”, contou Eliud Njoroge. Desde então, a fenda no piso de cimento de sua casa não parou de crescer, fazendo com que a família de Njoroge e muitas outras fossem evacuadas.
Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 5 nov. 2018 (adaptado).
O fenômeno apresentado no texto ocorre devido ao(à)
- a) movimento de placa tectônica.
- b) alteração de fatores climáticos.
- c) desmatamento de vegetação nativa.
- d) intemperismo da estrutura pedológica.
- e) assoreamento de mananciais hídricos.
- #174741
- Banca
- INEP
- Matéria
- Geografia
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Nos romances clássicos do século XIX, sobretudo de Balzac ou Jane Austen, a equivalência entre capital e rendimento anual, por intermédio de uma taxa de rendimento de 5% (ou, mais raramente, de 4%), era uma evidência absoluta. Por esse motivo, com frequência os escritores omitiam a natureza do capital e se contentavam em indicar apenas o montante da renda anual produzida. Informavam-nos, por exemplo, que um personagem dispunha de 50 000 francos ou de 2 000 libras esterlinas de renda, sem precisar se eram rendimentos da terra ou de juros sobre a dívida pública. Pouco importava, já que a renda era segura e sistemática nos dois casos, permitindo reproduzir, ao longo do tempo, uma estratificação social conhecida.
PIKETTY, T. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014 (adaptado).
A equivalência destacada nas obras desses romancistas remete aos seguintes aspectos da dinâmica europeia naquele período:
- a) Conflito de classes e movimentos migratórios.
- b) Cultura individualista e ampliação do consumo.
- c) Desenvolvimento científico e expansão urbana.
- d) Modernização produtiva e desconcentração fundiária.
- e) Monetarização das trocas e financiamento do Estado.