Simulado DPE-SP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
SIMULADO DPE-SP DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso DPE-SP.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da DPE-SP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores DPE-SP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado DPE-SP de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso DPE-SP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso DPE-SP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO DPE-SP
Para realizar o simulado DPE-SP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado DPE-SP você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para DPE-SP é aqui!
- #149494
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- DPE-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
Com relação à Organização do Poder Legislativo, considere:
I. A Assembleia Legislativa funcionará em sessões públicas, presente, nas sessões deliberativas, pelo menos um quarto de seus membros e, nas sessões exclusivamente de debates, pelo menos um oitavo de seus membros.
II. Os membros da Mesa e seus substitutos serão eleitos para um mandato de dois anos, sendo que a eleição far-se-á, em primeiro escrutínio, pela maioria absoluta da Assembleia Legislativa.
III. Salvo disposição constitucional em contrário, as deliberações da Assembleia Legislativa e de suas Comissões serão tomadas por maioria de votos, presente a maioria absoluta de seus membros.
IV. É vedada a existência de Comissões Temporárias na Assembleia Legislativa, sendo prevista constitucionalmente somente a existência de Comissões Permanentes, na forma e com as atribuições previstas no Regimento Interno.
Nos termos da Constituição do Estado de São Paulo é correto o que se afirma APENAS em
- a) I, II e III.
- b) I e IV.
- c) II e III.
- d) I e II.
- #149495
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- DPE-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
Sobre a Teoria Geral dos Direitos Humanos aplicada à sua previsão no plano internacional, considere as assertivas abaixo.
I. O movimento de proteção a grupos vulneráveis no campo do direito internacional dos direitos humanos justificou a opção pelo princípio da especialidade para solucionar conflitos entre normas de diferentes tratados de direitos humanos, ficando o princípio da primazia da norma mais favorável como regente dos conflitos com normas nacionais.
II. O princípio da interpretação pro homine pode ser exemplificado a partir da jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos no sentido da impossibilidade de denúncia do reconhecimento de sua jurisdição pelos Estados, diante da ausência de dispositivo expresso que permita tal retirada.
III. O princípio da primazia da norma mais favorável ao indivíduo se revela insuficiente para solucionar conflitos entre direitos humanos de indivíduos distintos, que devem coexistir, abrindo espaço para a incidência da análise de proporcionalidade.
IV. O princípio da proibição do retrocesso tem aplicação vinculada ao campo dos direitos econômicos, sociais e culturais, diante das peculiaridades de sua forma de cumprimento, não se relacionando aos direitos civis e políticos, os quais se realizam de maneira imediata.
Está correto o que se afirma APENAS em:
- a) I e II.
- b) II, III e IV.
- c) II e III.
- d) III e IV.
- #149496
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- Concurso
- DPE-SP
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- Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
No processo de planejamento faz-se necessária a criação de condições para que a intervenção conduza a mudanças significativas. (Baptista, 2000:73). Para tanto é preciso
- a) procurar superar os limites do enfoque situacional para identificar prioridades de intervenção, adotando uma visão que não reduza a ação à imediaticidade.
- b) dar atenção prioritária aos aspectos individuais e a-históricos, na medida em que a soma dos mesmos possibilita a construção da realidade dinâmica que se quer modificar.
- c) construir um arcabouço teórico com a visão funcionalista do todo social, pois esta visão responde de forma mais abrangente às questões da realidade social.
- d) considerar que mudanças significativas não são possíveis de serem previstas em processos de planejamento.
- #149497
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- DPE-SP
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(1,0) 4 -
No que concerne ao sigilo profissional, o Código de Ética prevê que
- a) a quebra do sigilo só é admissível quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses dos usuários, de terceiros e da coletividade.
- b) em casos de ação judicial sempre será correto revelar o sigilo profissional.
- c) poderão descumprir o sigilo profissional os profissionais que atuam em equipe interdisciplinar, independentemente do tipo e quantidade da informação.
- d) em nenhuma hipótese pode-se quebrar o sigilo profissional.
- #149498
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- DPE-SP
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(1,0) 5 -
O Código de Ética Profissional, editado pelo Conselho Federal de Serviço Social, em 1993, trata das relações com os usuários e, no conjunto de seus preceitos, destaca o papel da informação. Neste contexto destaca-se:
I. garantir a plena informação e discussão sobre as possibilidades e consequências das situações apresentadas, respeitando democraticamente as decisões dos usuários, mesmo que sejam contrárias aos valores e às crenças individuais dos profissionais, resguardados os princípios deste Código. II. democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos usuários. III. devolver as informações colhidas nos estudos e pesquisas aos usuários, no sentido de que estes possam usá-los para o fortalecimento dos seus interesses.
É correto o que se afirma em
- a) I, apenas.
- b) I e II, apenas.
- c) I e III, apenas.
- d) I, II e III.
- #149499
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(1,0) 6 -
A Lei nº 8.662/93 que regulamenta a profissão do assistente social, indica em seu art. 5º as atribuições privativas. Dentre elas pode-se identificar:
I. coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social. II. planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social. III. prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social.
É correto o que se afirma em
- a) I, apenas.
- b) I e II, apenas.
- c) II e III, apenas.
- d) I, II e III.
- #149500
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- DPE-SP
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(1,0) 7 -
...... a pobreza maciça e a desigualdade obscena são flagelos tão terríveis dos nossos tempos que devem ser vistas como males sociais tão graves quanto a escravidão e o apartheid. (Nelson Madela, 2005)
A construção de condições para a diminuição deste quadro de desigualdade é uma das atribuições da Defensoria Pública. O assistente social tem como um dos instrumentos de sua ação profissional a elaboração de parecer social. O parecer social pode ser entendido como:
- a) esclarecimentos com base em conhecimento de várias disciplinas que exponha as condições de sobrevivência individual, referenciada nos pressupostos e fundamentos das ciências humanas e biológicas, com finalização de caráter conclusivo ou indicativo.
- b) exposição e manifestação, enfocando objetivamente a questão ou situação social analisada, e os objetivos do trabalho realizado, a análise da situação, referenciada em fundamentos teóricos, éticos e técnicos, inerentes ao Serviço Social, com base em estudo rigoroso e fundamentado e uma finalização de caráter conclusivo ou indicativo.
- c) documento resultante do processo de perícia social que apresenta o registro das informações mais significativas do estudo e da análise realizada e do parecer social.
- d) uma introdução que indica a demanda judicial e os objetivos, a identificação dos sujeitos a metodologia para a sua construção e um relato sem construção analítica.
- #149501
- Banca
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(1,0) 8 -
A profissão do assistente social deve ser compreendida sob dois ângulos. São eles:
- a) realidade vivida e representada e pela consciência de seus agentes profissionais e doutrina social cristã que define a humanização da sociedade no mundo do capitalismo monopolista.
- b) cotidiano da vida da sociedade e as protoformas da Rerum Novarum como instrução cristã no modo de assistir os pobres
- c) realidade vivida e representada e pela consciência de seus agentes profissionais e atividade socialmente determinada pelas circunstâncias sociais objetivas que conferem uma direção social à prática profissional.
- d) profissão socialmente determinada pela divisão sócio-técnica do trabalho e as orientações do humanismo pós-moderno.
- #149502
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(1,0) 9 -
A profissão do assistente social deve ser compreendida sob dois ângulos. São eles:
- a) realidade vivida e representada e pela consciência de seus agentes profissionais e doutrina social cristã que define a humanização da sociedade no mundo do capitalismo monopolista.
- b) cotidiano da vida da sociedade e as protoformas da Rerum Novarum como instrução cristã no modo de assistir os pobres.
- c) realidade vivida e representada e pela consciência de seus agentes profissionais e atividade socialmente determinada pelas circunstâncias sociais objetivas que conferem uma direção social à prática profissional.
- d) profissão socialmente determinada pela divisão sócio-técnica do trabalho e as orientações do humanismo pós-moderno.