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Simulado DETRAN-CE de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado DETRAN-CE de Matérias Diversas para Cargos diversos

📚 Simulado DETRAN-CE gratuito | cód.10631

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#155076
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Matérias Diversas
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DETRAN-CE
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(1,0) 1 - 

Tomando-se por base o CTB, é correto afirmar que são regulamentadas pelo CONTRAN:

I. autorização para conduzir ciclomotores;

II. autorização para conduzir veículos de propulsão humana e de tração animal;

III. normas relativas à aprendizagem para conduzir veículos automotores e elétricos.

Estão corretas as complementações contidas em

  • a) I e III apenas.
  • b) I, II e III.
  • c) II e III apenas.
  • d) I e II apenas.
#155077
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
DETRAN-CE
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(1,0) 2 - 

Parar o veículo afastado da guia da calçada (meio-fio) de cinquenta centímetros a um metro é uma infração

  • a) grave, cuja penalidade é multa, e a medida administrativa correspondente é a remoção do veículo.
  • b) média, cuja penalidade é multa.
  • c) gravíssima, cuja penalidade é multa, e a medida administrativa correspondente é a remoção do veículo.
  • d) leve, cuja penalidade é multa.
#155078
Banca
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Matérias Diversas
Concurso
DETRAN-CE
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(1,0) 3 - 

Usar qualquer veículo para, deliberadamente, interromper, restringir ou perturbar a circulação na via sem autorização do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre ela, constitui infração gravíssima, para a qual é tomada a medida administrativa de remoção do veículo, e cuja penalidade corresponde a

  • a) multa (vinte vezes) e suspensão do direito de dirigir por 10 (dez) meses.
  • b) multa (vinte vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses.
  • c) multa (seis vezes) e suspensão do direito de dirigir por 08 (oito) meses.
  • d) multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 06 (seis) meses.
#155079
Banca
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Concurso
DETRAN-CE
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(1,0) 4 - 

Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência constitui infração gravíssima, cuja penalidade corresponde a

  • a) multa (doze vezes) e suspensão do direito de dirigir por 10 (dez) meses; nesse caso, são tomadas as seguintes medidas administrativas: recolhimento do documento de habilitação e apreensão do veículo.
  • b) multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 06 (seis) meses; nesse caso, são tomadas as seguintes medidas administrativas: recolhimento do documento de habilitação e recolhimento do veículo.
  • c) multa (duas vezes) e suspensão do direito de dirigir por 08 (oito) meses; nesse caso, são tomadas as seguintes medidas administrativas: recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo.
  • d) multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses; nesse caso, são tomadas as seguintes medidas administrativas: recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo.
#155080
Banca
. Bancas Diversas
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DETRAN-CE
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(1,0) 5 - 

Atente ao que dispõe o artigo 16 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB:

“Junto a cada órgão ou entidade executivos de trânsito ou rodoviário funcionarão Juntas Administrativas de Recursos de Infrações – JARI, órgãos colegiados responsáveis pelo julgamento dos recursos interpostos contra penalidades por eles impostas”.

Considerando a competência legal das JARI, observe os seguintes itens:

I. julgar os recursos interpostos pelos infratores;

II. solicitar aos órgãos e entidades executivos de trânsito e executivos rodoviários informações complementares relativas aos recursos, objetivando uma melhor análise da situação recorrida;

III. instruir os recursos interpostos das decisões do CONTRAN, ao ministro ou dirigente coordenador máximo do Sistema Nacional de Trânsito.

Faz parte da competência legal das JARI o que consta em

  • a) I, II e III.
  • b) II e III apenas.
  • c) I e II apenas.
  • d) I e III apenas.
#155081
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(1,0) 6 - 

O candidato à habilitação deverá submeter-se a exames realizados pelo órgão executivo de trânsito, na seguinte ordem:

  • a) de aptidão física e mental; escrito, sobre legislação de trânsito; de noções de primeiros socorros, conforme regulamentação do CONTRAN; de direção veicular, realizado na via pública, em veículo da categoria para a qual estiver habilitando-se.
  • b) escrito, sobre legislação de trânsito; de aptidão física e mental; noções de primeiros socorros, conforme regulamentação do CONTRAN; de direção veicular, realizado na via pública, em veículo da categoria para a qual estiver habilitando-se.
  • c) de aptidão física e mental; noções de primeiros socorros, conforme regulamentação do CONTRAN; escrito, sobre legislação de trânsito; de direção veicular, realizado na via pública, em veículo da categoria para a qual estiver habilitando-se.
  • d) de direção veicular, realizado na via pública, em veículo da categoria para a qual estiver habilitando-se; de aptidão física e mental; escrito, sobre legislação de trânsito; e de noções de primeiros socorros.
#155082
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(1,0) 7 - 

No que concerne ao uso do capacete motociclístico, segundo a Resolução nº 453/2013 – CONTRAN, é correto afirmar que NÃO constitui um item de fiscalização, por parte das autoridades de trânsito ou seus agentes, observar

  • a) se o capacete motociclístico utilizado é certificado pelo INMETRO.
  • b) o estado geral do capacete, buscando avarias ou danos que identifiquem a sua inadequação para o uso.
  • c) se o capacete pertence ao proprietário do veículo.
  • d) a aposição de dispositivo retrorrefletivo de segurança nas partes laterais e traseira do capacete motociclístico.
#155083
Banca
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(1,0) 8 - 

No que diz respeito à competência do DENATRAN com relação ao Sistema de Notificação Eletrônica (Resolução nº 622/2016 – CONTRAN), é correto afirmar que NÃO faz parte do rol de competências desse órgão

  • a) desenvolver e padronizar os procedimentos operacionais do Sistema de Notificação Eletrônica.
  • b) arbitrar conflitos entre os participantes.
  • c) definir as atribuições operacionais dos órgãos e entidades integradas.
  • d) realizar privativamente a cobrança e o recebimento dos valores das multas aplicadas aos condutores de veículos.
#155084
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DETRAN-CE
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(1,0) 9 - 

Sobre a fiscalização de trânsito por intermédio de videomonitoramento em estradas e rodovias, Resolução nº 471/2013 – CONTRAN, é correto afirmar que

  • a) a autoridade ou o agente da autoridade de trânsito, exercendo a fiscalização remota por meio de sistemas de videomonitoramento, poderão autuar condutores e veículos, cujas infrações por descumprimento das normas gerais de circulação e conduta tenham sido detectadas “online” por esses sistemas.
  • b) a fiscalização de trânsito mediante sistema de videomonitoramento está regida pelas mesmas normas que a fiscalização por “radares” de velocidade, por isso não necessita que as vias estejam devidamente sinalizadas para esse fim.
  • c) a autoridade ou o agente da autoridade de trânsito, responsável pela lavratura do auto de infração, só precisa informar no campo “observação”, no caso de cometimento de infração de natureza grave ou gravíssima.
  • d) o agente ou a autoridade de trânsito, responsável pela lavratura do auto de infração, podem realizar a fiscalização que trata esta resolução, na forma de “gravação”, ou seja, revisando os vídeos captados pelo sistema, mas que não ultrapassem o prazo de 24 (vinte e quatro) horas do início da captação.
#155085
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(1,0) 10 - 

Considerando a Resolução nº 466/2013 – CONTRAN, que dispõe sobre o objetivo da vistoria de identificação veicular, atente aos seguinte itens:

I. recolher taxas aos cofres públicos;

II. verificar a legitimidade da propriedade;

III. verificar se os veículos dispõem dos equipamentos obrigatórios, e se estes estão funcionais;

IV. aferir a pontuação da carteira nacional de habilitação do proprietário do veículo.

Corresponde ao objetivo da vistoria de identificação veicular o que consta em

  • a) I e IV apenas.
  • b) I, II, III e IV.
  • c) II, III e IV apenas.
  • d) II e III apenas.