Simulado DETRAN-CE de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
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🧪 Este Simulado DETRAN-CE foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: DETRAN-CE
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
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Questões do concurso DETRAN-CE
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- #155076
- Banca
- . Bancas Diversas
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- DETRAN-CE
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(1,0) 1 -
Tomando-se por base o CTB, é correto afirmar que são regulamentadas pelo CONTRAN:
I. autorização para conduzir ciclomotores;
II. autorização para conduzir veículos de propulsão humana e de tração animal;
III. normas relativas à aprendizagem para conduzir veículos automotores e elétricos.
Estão corretas as complementações contidas em
- a) I e III apenas.
- b) I, II e III.
- c) II e III apenas.
- d) I e II apenas.
- #155077
- Banca
- . Bancas Diversas
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(1,0) 2 -
Parar o veículo afastado da guia da calçada (meio-fio) de cinquenta centímetros a um metro é uma infração
- a) grave, cuja penalidade é multa, e a medida administrativa correspondente é a remoção do veículo.
- b) média, cuja penalidade é multa.
- c) gravíssima, cuja penalidade é multa, e a medida administrativa correspondente é a remoção do veículo.
- d) leve, cuja penalidade é multa.
- #155078
- Banca
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(1,0) 3 -
Usar qualquer veículo para, deliberadamente, interromper, restringir ou perturbar a circulação na via sem autorização do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre ela, constitui infração gravíssima, para a qual é tomada a medida administrativa de remoção do veículo, e cuja penalidade corresponde a
- a) multa (vinte vezes) e suspensão do direito de dirigir por 10 (dez) meses.
- b) multa (vinte vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses.
- c) multa (seis vezes) e suspensão do direito de dirigir por 08 (oito) meses.
- d) multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 06 (seis) meses.
- #155079
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(1,0) 4 -
Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência constitui infração gravíssima, cuja penalidade corresponde a
- a) multa (doze vezes) e suspensão do direito de dirigir por 10 (dez) meses; nesse caso, são tomadas as seguintes medidas administrativas: recolhimento do documento de habilitação e apreensão do veículo.
- b) multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 06 (seis) meses; nesse caso, são tomadas as seguintes medidas administrativas: recolhimento do documento de habilitação e recolhimento do veículo.
- c) multa (duas vezes) e suspensão do direito de dirigir por 08 (oito) meses; nesse caso, são tomadas as seguintes medidas administrativas: recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo.
- d) multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses; nesse caso, são tomadas as seguintes medidas administrativas: recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo.
- #155080
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(1,0) 5 -
Atente ao que dispõe o artigo 16 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB:
“Junto a cada órgão ou entidade executivos de trânsito ou rodoviário funcionarão Juntas Administrativas de Recursos de Infrações – JARI, órgãos colegiados responsáveis pelo julgamento dos recursos interpostos contra penalidades por eles impostas”.
Considerando a competência legal das JARI, observe os seguintes itens:
I. julgar os recursos interpostos pelos infratores;
II. solicitar aos órgãos e entidades executivos de trânsito e executivos rodoviários informações complementares relativas aos recursos, objetivando uma melhor análise da situação recorrida;
III. instruir os recursos interpostos das decisões do CONTRAN, ao ministro ou dirigente coordenador máximo do Sistema Nacional de Trânsito.
Faz parte da competência legal das JARI o que consta em
- a) I, II e III.
- b) II e III apenas.
- c) I e II apenas.
- d) I e III apenas.
- #155081
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(1,0) 6 -
O candidato à habilitação deverá submeter-se a exames realizados pelo órgão executivo de trânsito, na seguinte ordem:
- a) de aptidão física e mental; escrito, sobre legislação de trânsito; de noções de primeiros socorros, conforme regulamentação do CONTRAN; de direção veicular, realizado na via pública, em veículo da categoria para a qual estiver habilitando-se.
- b) escrito, sobre legislação de trânsito; de aptidão física e mental; noções de primeiros socorros, conforme regulamentação do CONTRAN; de direção veicular, realizado na via pública, em veículo da categoria para a qual estiver habilitando-se.
- c) de aptidão física e mental; noções de primeiros socorros, conforme regulamentação do CONTRAN; escrito, sobre legislação de trânsito; de direção veicular, realizado na via pública, em veículo da categoria para a qual estiver habilitando-se.
- d) de direção veicular, realizado na via pública, em veículo da categoria para a qual estiver habilitando-se; de aptidão física e mental; escrito, sobre legislação de trânsito; e de noções de primeiros socorros.
- #155082
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(1,0) 7 -
No que concerne ao uso do capacete motociclístico, segundo a Resolução nº 453/2013 – CONTRAN, é correto afirmar que NÃO constitui um item de fiscalização, por parte das autoridades de trânsito ou seus agentes, observar
- a) se o capacete motociclístico utilizado é certificado pelo INMETRO.
- b) o estado geral do capacete, buscando avarias ou danos que identifiquem a sua inadequação para o uso.
- c) se o capacete pertence ao proprietário do veículo.
- d) a aposição de dispositivo retrorrefletivo de segurança nas partes laterais e traseira do capacete motociclístico.
- #155083
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(1,0) 8 -
No que diz respeito à competência do DENATRAN com relação ao Sistema de Notificação Eletrônica (Resolução nº 622/2016 – CONTRAN), é correto afirmar que NÃO faz parte do rol de competências desse órgão
- a) desenvolver e padronizar os procedimentos operacionais do Sistema de Notificação Eletrônica.
- b) arbitrar conflitos entre os participantes.
- c) definir as atribuições operacionais dos órgãos e entidades integradas.
- d) realizar privativamente a cobrança e o recebimento dos valores das multas aplicadas aos condutores de veículos.
- #155084
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(1,0) 9 -
Sobre a fiscalização de trânsito por intermédio de videomonitoramento em estradas e rodovias, Resolução nº 471/2013 – CONTRAN, é correto afirmar que
- a) a autoridade ou o agente da autoridade de trânsito, exercendo a fiscalização remota por meio de sistemas de videomonitoramento, poderão autuar condutores e veículos, cujas infrações por descumprimento das normas gerais de circulação e conduta tenham sido detectadas “online” por esses sistemas.
- b) a fiscalização de trânsito mediante sistema de videomonitoramento está regida pelas mesmas normas que a fiscalização por “radares” de velocidade, por isso não necessita que as vias estejam devidamente sinalizadas para esse fim.
- c) a autoridade ou o agente da autoridade de trânsito, responsável pela lavratura do auto de infração, só precisa informar no campo “observação”, no caso de cometimento de infração de natureza grave ou gravíssima.
- d) o agente ou a autoridade de trânsito, responsável pela lavratura do auto de infração, podem realizar a fiscalização que trata esta resolução, na forma de “gravação”, ou seja, revisando os vídeos captados pelo sistema, mas que não ultrapassem o prazo de 24 (vinte e quatro) horas do início da captação.
- #155085
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(1,0) 10 -
Considerando a Resolução nº 466/2013 – CONTRAN, que dispõe sobre o objetivo da vistoria de identificação veicular, atente aos seguinte itens:
I. recolher taxas aos cofres públicos;
II. verificar a legitimidade da propriedade;
III. verificar se os veículos dispõem dos equipamentos obrigatórios, e se estes estão funcionais;
IV. aferir a pontuação da carteira nacional de habilitação do proprietário do veículo.
Corresponde ao objetivo da vistoria de identificação veicular o que consta em
- a) I e IV apenas.
- b) I, II, III e IV.
- c) II, III e IV apenas.
- d) II e III apenas.