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Simulado Banco do Brasil - Cultura Organizacional - Escriturário | CONCURSO

Simulado Banco do Brasil - Cultura Organizacional - Escriturário

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso Banco do Brasil .

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca CESGRANRIO , para nível Médio do cargo de Escriturário. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Banco do Brasil .

*Conteúdo Programático do Simulado de Cultura Organizacional do concurso Banco do Brasil .

Conceito de Cultura Organizacional. Preceitos da Cultura Organizacional. Vantagens e desvantagens da Cultura Organizacional. Características da Cultura Organizacional. Cultura Empresarial. Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética do Banco do Brasil (disponível no sítio do BB na internet). Estatuto Social do Banco do Brasil. Gestão da Sustentabilidade.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Cultura Organizacional.

#40744
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Cultura Organizacional
Concurso
Banco do Brasil
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 1 - 

Sr. X é um gerente com dedicação extremada à família e, sempre que as atividades profissionais o permitem, dirige-se a locais bucólicos e realiza atividades lúdicas com seus familiares. Com o passar do tempo, Sr. X entende que o serviço não merece a sua dedicação total e passa a delegar mais e mais tarefas aos seus subordinados, incluindo a assinatura de documentos importantes que, na sua seção, ocorre mediante meio eletrônico, utilizando um token cadastrado. Sendo frequente a sua ausência do local de trabalho com o argumento de visitas constantes a clientes, a portadora do token passa a ser sua fiel secretária. Ocorre que houve a detecção de diminuição das operações na agência dirigida por Sr. X, o que gerou a visita surpresa de representantes da auditoria interna, os quais constataram inúmeras irregularidades, além das descritas anteriormente. 
Nessa situação, sob a perspectiva ética,

  • a) a família deve ser privilegiada em detrimento das atividades profissionais.
  • b) o comprometimento com a família é considerado falta, pois o trabalho deve ser privilegiado.
  • c) o compartilhamento de senhas pessoais é considerado uma grave falta.
  • d) o empréstimo de instrumentos de assinatura digital a servidores de confiança é admissível.
  • e) os atos praticados representam a moderna administração com delegação de funções e exercício da confiança nos subordinados.
#40745
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Cultura Organizacional
Concurso
Banco do Brasil
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 2 - 

Sr. W, após longa carreira no Banco Z&Z S.A., passa a chefiar uma equipe numerosa de colaboradores, sendo instado pelas altas instâncias da instituição financeira a aumentar o nível de produtividade individual. Com esse objetivo, ele realiza pesquisas sobre as necessidades e os desejos dos funcionários e realiza diversas sessões de treinamento. Ao aplicar os conhecimentos nas relações concretas, resolve criar um ritual, ao final de cada expediente laboral, elegendo o funcionário mais produtivo e o mais improdutivo do dia. Para o vitorioso funcionário, outorga uma barra de chocolate fino; para o outro, a inclusão em quadro de avisos, com o seu nome em letras garrafais. Srª V, após um mês sendo classificada em último lugar, começa a chorar, causando comiseração nos seus colegas que passam a criticar o método do gerente e levam o caso à Comissão de Ética do Banco. 

Nesse caso, de acordo com o código de Ética do Banco do Brasil, tais fatos são

  • a) adequados, uma vez que é assegurada às chefias completa liberdade para utilização de métodos que levem aos objetivos preconizados.
  • b) adequados, uma vez que propiciaram aos funcionários treinamento e motivação, elementos que integram o rol das atividades próprias da instituição sem limitações.
  • c) essenciais para um adequado desenvolvimento do trabalho, uma vez que haja uma Comissão de Ética externa.
  • d) inadequados, uma vez que são repudiadas as atividades de qualquer natureza, que caracterizem assédio no ambiente de trabalho.
  • e) inadequados, uma vez que analisar os atos sob a perspectiva empresarial revela-se essencial para aferir a sua regularidade.
#40746
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Cultura Organizacional
Concurso
Banco do Brasil
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
difícil

(1,0) 3 - 

Nos termos do Estatuto Social do Banco do Brasil, os membros do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva do Banco deverão comunicar, imediatamente após a investidura no cargo, a quantidade e as características dos valores mobiliários de que sejam titulares, direta ou indiretamente, de emissão do Banco, de suas controladas ou das sociedades coligadas relacionadas à sua área de atuação, além daqueles de titularidade de seus respectivos cônjuges, companheiros e dependentes incluídos na declaração anual do imposto de renda, à(ao):

  • a) Secretaria do Tesouro
  • b) Comissão de Valores Mobiliários
  • c) Gabinete Civil
  • d) Banco Central
  • e) Ministério da Fazenda
#40747
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Cultura Organizacional
Concurso
Banco do Brasil
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 4 - 

Uma empresa do setor bancário procurou romper com diversos padrões de ação e práticas existentes, principalmente, em função do avanço da tecnologia e da necessidade de aprimorar seus produtos e suas formas de atendimento ao cliente. Após diversos esforços empreendidos pela alta gerência, a partir de uma abordagem sistêmica, chegou-se à conclusão de que mudar rapidamente os padrões e práticas estabelecidos não é fácil, porém necessário à sobrevivência da organização. 

Na conclusão apresentada no caso, o conceito de cultura organizacional é tratado como sendo um(a)

  • a) conhecimento explícito, manualizado e formalizado pelos grupos de interesse internos.
  • b) procedimento informalmente definido, a ser treinado e praticado pela cúpula da organização.
  • c) variável a ser gerenciada, de forma a garantir adaptação ao ambiente externo e manter a coerência interna.
  • d) caracterização organizacional estática, fechada e imutável, que reflete o que as pessoas são e como agem.
  • e) expressão cultural de seus membros, uma vez que a organização é uma cultura, logo, uma esfera cultural e simbólica que não pode ser gerenciada.
#40748
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Cultura Organizacional
Concurso
Banco do Brasil
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
difícil

(1,0) 5 - 

Os bancos múltiplos, nos termos da Resolução CMN n° 3.849, devem instituir ouvidoria

  • a) na própria organização
  • b) em órgão externo
  • c) em vínculo com a auditoria
  • d) na área de propaganda
  • e) no setor de novos projetos
#40749
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Cultura Organizacional
Concurso
Banco do Brasil
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 6 - 

Na ocasião do atendimento, seja na definição do preço e das condições de venda, seja na aceitação ou não da proposta, é inaceitável a(o)

  • a) discriminação de qualquer pessoa com base em raça, cor, religião.
  • b) divisão dos correntistas com base na capacidade de investimento.
  • c) omissão de informações importantes sobre a vida particular do atendente.
  • d) separação dos clientes por idade, sexo, renda ou estado civil.
  • e) discernimento em relação à condição financeira do cliente.
#40750
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Cultura Organizacional
Concurso
Banco do Brasil
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 7 - 

Quando o atendente de um banco utilizar-se de comparações com a concorrência para ressaltar as vantagens dos serviços prestados em sua agência, ele deve ter por princípio a utilização de

  • a) dados de cunho psicológico ou emocional.
  • b) fatores que dificultem o entendimento das características dos produtos concorrentes.
  • c) comparações entre serviços de natureza e épocas diferentes.
  • d) informações objetivas e que sejam passíveis de comprovação.
  • e) pesquisas de opinião sem a fonte e sem a data dos dados recolhidos.