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Simulado Assessoria de Imprensa | Banestes | CONCURSO

Simulado Assessoria de Imprensa | Banestes

📚 Simulado BANESTES | Analista de Comunicação | cód.4107

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Concursos abertos para BANESTES


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#45129
Banca
FGV
Matéria
Assessoria de Imprensa
Concurso
BANESTES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 1 - 

Para a área de Comunicação Organizacional de uma instituição financeira, é vital que se tenha uma mailing list. Contudo, tendo em vista as mudanças de funções e profissionais, dados cadastrais, endereços e formas de contato, faz-se necessária a paulatina atualização das informações daquele banco de dados. É mais eficiente, também, o trabalho compartilhado, isto é, aquele que não fica sob a incumbência de um único profissional da Comunicação Organizacional.

 

Dessa forma, tendo em vista parâmetros como agilidade, facilidade em acessar as informações e cooperação, a mailing list deve:

  • a) ficar sob a responsabilidade do Assessor de Imprensa encarregado pelo setor; arquivo protegido por senha e atualização periódica a cargo dos estagiários;
  • b) ser armazenada online em algum serviço como, por exemplo, o Google Drive; possibilitar a visualização, edição e sincronização de arquivos e permitir que se convidem colaboradores para, sempre que necessário, atualizar os documentos; 
  • c) permitir que o setor de TI da instituição financeira atualize mensalmente os dados; contemplar a sincronização com todos os dispositivos multitela com sistemas operacionais Android; ter perfis de usuários distintos para ações de colaboração;
  • d) submeter-se à Superintendência Geral e Direção Administrativa para definir o plano de ação para composição do banco de dados; armazenar as informações em pastas específicas em arquivos de metal e possuir backup em arquivos editáveis de computador;
  • e) possuir sistema de busca por palavra-chave; estar armazenada em nuvem, com sistema de proteção criptografada e respectivas senhas para abrir e editar banco de dados, e admitir, de modo restritivo, analistas de comunicação como colaboradores.
#45130
Banca
FGV
Matéria
Assessoria de Imprensa
Concurso
BANESTES
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 2 - 

Um evento com risco de dano consistente à imagem institucional de uma empresa pública veio à tona. De acordo com os manuais de gerenciamento de crise, é necessário tomar a dianteira e abastecer a mídia com informações, a fim de evitar boatos, bem como atuar com transparência e agilidade. A área de Comunicação Organizacional Integrada avaliou que é importante convocar para as próximas horas uma coletiva de imprensa. Normalmente, o presidente da empresa pública atua como porta-voz. Contudo, por motivo de saúde, ele está impossibilitado de comparecer à coletiva. Também não há tempo hábil para qualquer media training.

 

Nesse caso, a tarefa de participar da coletiva e preservar a imagem institucional deve ser delegada:

  • a) ao responsável pela área jurídica da empresa;
  • b) a uma celebridade midiática;
  • c) ao trainee da área de Comunicação Organizacional;
  • d) à área da ouvidoria;
  • e) ao assessor de imprensa.
#45131
Banca
FGV
Matéria
Assessoria de Imprensa
Concurso
BANESTES
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 3 - 

Uma youtuber teve sua imagem desgastada após uma série de negativas em conceder entrevistas. Ela contratou, então, uma agência de comunicações, que elaborou um planejamento estratégico para atendê-la. Para melhorar o seu relacionamento com a imprensa, foi disponibilizado um dia na agenda semestral da celebridade para entrevistas. Dessa forma, ela atenderia aos solicitantes por um período de quatro horas. A saída encontrada foi dividir o tempo e conceder entrevistas nas quais os veículos poderiam ficar a sós com a youtuber e perguntar o que desejassem, de acordo com as respectivas pautas a Assessoria informou que 20 pedidos de entrevistas seriam atendidos. O plano estratégico foi avaliado, posteriormente, como positivo, tanto pela contratante/agência como pela imprensa.

 

Isso se deveu à:

  • a) postura de equidade no atendimento à imprensa;
  • b) condição de celebridade midiática da contratante;
  • c) situação de prestígio da agência junto à mídia especializada;
  • d) práxis jornalística de não se indispor com fontes; 
  • e) distinção de determinados veículos de comunicação.
#45132
Banca
FGV
Matéria
Assessoria de Imprensa
Concurso
BANESTES
Tipo
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(1,0) 4 - 

A direção de uma instituição pública precisa divulgar com urgência uma informação relevante para a população.

 

O momento demanda que essa informação seja confiável e crível para o público, mesmo que a assessoria da instituição perca parcialmente o controle sobre o que será divulgado.

 

A ferramenta de comunicação mais adequada para o caso é(são): 

  • a) a propaganda direta; 
  • b) a propaganda institucional;
  • c) a assessoria de imprensa;
  • d) os eventos dirigidos;
  • e) os eventos para o grande público.
#45133
Banca
FGV
Matéria
Assessoria de Imprensa
Concurso
BANESTES
Tipo
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(1,0) 5 - 

O responsável pela comunicação de uma instituição financeira detectou que os diretores da instituição, que são constantemente entrevistados por diversos veículos, utilizam uma linguagem demasiadamente técnica.

 

A melhor forma de corrigir esse problema, mantendo o bom relacionamento com os jornalistas e o público, é:

  • a) centralizar a comunicação na figura do assessor;
  • b) realizar um media training com os diretores; 
  • c) encontrar um porta-voz adequado para a instituição;
  • d) fornecer material de suporte que explique os termos;
  • e) tornar mais seletivo o contato com os jornalistas.
#45134
Banca
FGV
Matéria
Assessoria de Imprensa
Concurso
BANESTES
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 6 - 

Um órgão público contrata, por licitação, uma assessoria de imprensa para realizar diversas ações de divulgação junto a jornalistas. Quando um veículo publica uma notícia considerada falsa pela direção do órgão, e que pode trazer graves consequências para a instituição, a assessoria compra um espaço publicitário nos jornais locais para publicar sua versão dos fatos.

 

Essa medida é considerada:

  • a) correta, porque a função da assessoria de imprensa é defender os interesses do órgão;
  • b) correta, porque os jornalistas não poderão escrever matérias falsas a partir da resposta oficial da assessoria;
  • c) incorreta, porque legalmente a compra de mídia para um órgão público deve ser feita por agência de propaganda;
  • d) incorreta, porque não se responde a matérias falsas mediante a compra de espaço em uma publicação; 
  • e) incorreta, porque a melhor forma de resolver problemas desse tipo é por meio do contato direto com os jornalistas. 
#45135
Banca
FGV
Matéria
Assessoria de Imprensa
Concurso
BANESTES
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 7 - 

A assessoria de uma empresa pretende veicular uma comunicação oficial para o público interno que seja bastante relevante do ponto de vista da informação, mas, ao mesmo tempo, tenha o objetivo de fortalecer o espírito de corpo e a cultura corporativa da instituição.

 

O meio mais adequado para atingir esse objetivo é: 

  • a)     carta do Presidente;
  • b)     matéria no house organ; 
  • c)     editorial no house organ;
  • d)     boletim oficial;
  • e)     nota da assessoria de comunicação.
#45136
Banca
FGV
Matéria
Assessoria de Imprensa
Concurso
BANESTES
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 8 - 

Ao se analisar o desenvolvimento de house organs no Brasil, seja em instituições públicas ou privadas, o maior desafio, historicamente, para os responsáveis pela publicação está no(a):

  • a) conquista da credibilidade junto ao público interno, por meio da produção de conteúdo relevante;
  • b) viabilidade econômica pelo baixo número de anúncios e alto custo da publicação;
  • c) uso de linguagem simples e não técnica para integrar todos os setores da organização;
  • d) separação do conteúdo institucional oficial das notícias de interesse do público interno; 
  • e) distribuição física, o que foi minimizado a partir do uso de publicações eletrônicas.
#45137
Banca
FGV
Matéria
Assessoria de Imprensa
Concurso
BANESTES
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 9 - 

Um banco pretende veicular uma comunicação para um público bastante amplo e disperso, com diversos níveis de instrução.

 

As ferramentas de comunicação mais adequadas para atingir esse público são: 

  • a) publicidade institucional e divulgação jornalística;
  • b) publicidade institucional e comunicação dirigida;
  • c) divulgação jornalística e comunicação dirigida; 
  • d) eventos e publicidade institucional;
  • e) eventos e divulgação jornalística.