Processando...

Questões de Responsabilidade civil do estado para OAB | OAB

Questões de Responsabilidade civil do estado para OAB

QUESTÕES DE RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO PARA OAB, OAB-DF, OAB-SP, OAB-SC

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos ao exame da OAB, através de simulados para OAB, provas e questões da OAB.

PÚBLICO ALVO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação em concursos que cobram a matéria de Direito Administrativo Responsabilidade civil do estado.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da OAB, OAB-DF, OAB-SP, OAB-SC que foi organizado pela FGV, CESPE / CEBRASPE, VUNESP, OAB-SP. Estas questões são de Direito Administrativo, contendo o assunto de Responsabilidade civil do estado que foram extraídas de concursos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Questões de Responsabilidade civil do estado para OAB, OAB-DF, OAB-SP, OAB-SC contém um total de 20 questões da OAB com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Direito Administrativo, Responsabilidade civil do estado para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento nestas matérias.

RANKING
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES na matéria de Direito Administrativo - Responsabilidade civil do estado. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DA PROVA
Este simulado contém questões para o cargo de Exame de Ordem Unificado - OAB. Se você esta estudando para ser aprovado para Exame de Ordem Unificado - OAB não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O Questões de Responsabilidade civil do estado para OAB, OAB-DF, OAB-SP, OAB-SC
Para realizar este o simulado você deverá realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado de Questões de Responsabilidade civil do estado para OAB, OAB-DF, OAB-SP, OAB-SC você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para OAB, OAB-DF, OAB-SP, OAB-SC é aqui!


#128859
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Responsabilidade Civil do Estado
Concurso
OAB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Rafael, funcionário da concessionária prestadora do serviço público de fornecimento de gás canalizado, realizava reparo na rede subterrânea, quando deixou a tampa do bueiro aberta, sem qualquer sinalização, causando a queda de Sônia, transeunte que caminhava pela calçada.

Sônia, que trabalha como faxineira diarista, quebrou o fêmur da perna direita em razão do ocorrido e ficou internada no hospital por 60 dias, sem poder trabalhar.

Após receber alta, Sônia procurou você, como advogado(a), para ajuizar ação indenizatória em face

    • a) da concessionária, com base em sua responsabilidade civil objetiva, para cuja configuração é desnecessária a comprovação de dolo ou culpa de Rafael.
    • b) do Estado, como poder concedente, com base em sua responsabilidade civil direta e subjetiva, para cuja configuração é prescindível a comprovação de dolo ou culpa de Rafael.
    • c) de Rafael, com base em sua responsabilidade civil direta e objetiva, para cuja configuração é desnecessária a comprovação de ter agido com dolo ou culpa, assegurado o direito de regresso contra a concessionária.
    • d) do Município, como poder concedente, com base em sua responsabilidade civil objetiva, para cuja configuração é imprescindível a comprovação de dolo ou culpa de Rafael.
    #128860
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Responsabilidade Civil do Estado
    Concurso
    OAB
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 2 - 

    Em uma movimentada rodovia concedida pela União a uma empresa privada, um veículo particular colidiu com outro, deixando diversos destroços espalhados pela faixa de rolamento. Um dos objetos deixados sobre a pista cortou o pneu de um terceiro automóvel, causando a colisão deste em uma mureta de proteção.
    Com base no fragmento acima, assinale a afirmativa correta.

    • a) A concessionária deve responder objetivamente pelos danos causados, com fundamento na teoria do risco administrativo.
    • b) Em nenhuma hipótese a concessionária poderá ser responsabilizada pelo evento danoso.
    • c) A concessionária responde pelos danos materiais causados ao terceiro veículo, com fundamento na teoria do risco integral, isto é, ficou comprovado que o dano foi causado por culpa exclusiva de terceiro ou por força maior.
    • d) O proprietário do terceiro automóvel só será reparado pelos danos materiais caso demonstre a culpa da concessionária, caracterizada, por exemplo, pela demora excessiva em promover a limpeza da rodovia.
    #128861
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Responsabilidade Civil do Estado
    Concurso
    OAB
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 3 - 

    José, acusado por estupro de menores, foi condenado e preso em decorrência da execução de sentença penal transitada em julgado. Logo após seu recolhimento ao estabelecimento prisional, porém, foi assassinado por um colega de cela.

    Acerca da responsabilidade civil do Estado pelo fato ocorrido no estabelecimento prisional, assinale a afirmativa correta.

    • a) Não estão presentes os elementos configuradores da responsabilidade civil do Estado, porque está presente o fato exclusivo de terceiro, que rompe o nexo de causalidade, independentemente da possibilidade de o Estado atuar para evitar o dano.
    • b) Não estão presentes os elementos configuradores da responsabilidade civil do Estado, porque não existe a causalidade necessária entre a conduta de agentes do Estado e o dano ocorrido no estabelecimento estatal.
    • c) Estão presentes os elementos configuradores da responsabilidade civil do Estado, porque o ordenamento jurídico brasileiro adota, na matéria, a teoria do risco integral.
    • d) Estão presentes os elementos configuradores da responsabilidade civil do Estado, porque o poder público tem o dever jurídico de proteger as pessoas submetidas à custódia de seus agentes e estabelecimentos.
    #128862
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Responsabilidade Civil do Estado
    Concurso
    OAB
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 4 - 

    Caio, policial militar do Estado X, abalroou, com sua viatura, um veículo particular estacionado em local permitido, durante uma perseguição. Júlio, proprietário do veículo atingido, ingressou com demanda indenizatória em face do Estado. A sentença de procedência reconheceu a responsabilidade civil objetiva do Estado, independentemente de se perquirir a culpa do agente.

    Nesse caso,

    • a) não pode o Estado ingressar com ação de regresso em face do policial militar, eis que atuava, no momento do acidente, na condição de agente público.
    • b) pode o Estado ingressar com ação de regresso em face do policial militar, devendo o ente público demonstrar a existência de dolo do agente
    • c) pode o Estado ingressar com ação de regresso em face do policial militar, devendo o ente público demonstrar a existência de culpa ou dolo do agente.
    • d) não pode o Estado ingressar com ação de regresso em face do agente público, uma vez que o Estado não foi condenado com base na culpa ou dolo do agente.
    #128863
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Responsabilidade Civil do Estado
    Concurso
    OAB
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 5 - 

    A fim de pegar um atalho em seu caminho para o trabalho, Maria atravessa uma área em obras, que está interditada pela empresa contratada pelo Município para a reforma de um viaduto. Entretanto, por desatenção de um dos funcionários que trabalhava no local naquele momento, um bloco de concreto se desprendeu da estrutura principal e atingiu o pé de Maria.
    Nesse caso,

      • a) a empresa contratada e o Município respondem solidariamente, com base na teoria do risco integral.
      • b) a ação de Maria, ao burlar a interdição da área, exclui o nexo de causalidade entre a obra e o dano, afastando a responsabilidade da empresa e do Município.
      • c) a empresa contratada e o Município respondem de forma atenuada pelos danos causados, tendo em vista a culpa concorrente da vítima.
      • d) a empresa contratada responde de forma objetiva, mas a responsabilidade do Município demanda comprovação de culpa na ausência de fiscalização da obra.
      #128864
      Banca
      . Bancas Diversas
      Matéria
      Responsabilidade Civil do Estado
      Concurso
      OAB
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 6 - 

      Um paciente de um hospital psiquiátrico estadual conseguiu fugir da instituição em que estava internado, ao aproveitar um momento em que os servidores de plantão largaram seus postos para acompanhar um jogo de futebol na televisão. Na fuga, ao pular de um viaduto próximo ao hospital, sofreu uma queda e, em razão dos ferimentos, veio a falecer.

      Nesse caso,

        • a) o Estado não responde pela morte do paciente, uma vez que não configurado o nexo de causalidade entre a ação ou omissão estatal e o dano.
        • b) o Estado responde de forma subjetiva, uma vez que não configurado o nexo de causalidade entre a ação ou omissão estatal e o dano.
        • c) o Estado não responde pela morte do paciente, mas, caso comprovada a negligência dos servidores, estes respondem de forma subjetiva.
        • d) o Estado responde pela morte do paciente, garantido o direito de regresso contra os servidores no caso de dolo ou culpa.
        #128865
        Banca
        . Bancas Diversas
        Matéria
        Responsabilidade Civil do Estado
        Concurso
        OAB
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0) 7 - 

        Sílvio, servidor público, durante uma diligência com carro oficial do Estado X para o qual trabalha, se envolve em acidente de trânsito, por sua culpa, atingindo o carro de João.

        Considerando a situação acima e a evolução do entendimento sobre o tema, assinale a afirmativa correta.

          • a) João deverá demandar Sílvio ou o Estado X, à sua escolha, porém, caso opte por demandar Sílvio, terá que comprovar a sua culpa, ao passo que o Estado responde independentemente dela.
          • b) João poderá demandar Sílvio ou o Estado X, à sua escolha, porém, caso opte por demandar Sílvio, presumir-se-á sua culpa, ao passo que o Estado responde independentemente dela.
          • c) João poderá demandar apenas o Estado X, já que Sílvio estava em serviço quando da colisão e, por isso, a responsabilidade objetiva é do Estado, que terá direito de regresso contra Sílvio, em caso de culpa.
          • d) João terá que demandar Sílvio e o Estado X, já que este último só responde caso comprovada a culpa de Sílvio, que, no entanto, será presumida por ser ele servidor do Estado (responsabilidade objetiva).
          #128866
          Banca
          . Bancas Diversas
          Matéria
          Responsabilidade Civil do Estado
          Concurso
          OAB
          Tipo
          Múltipla escolha
          Comentários
          Seja o primeiro a comentar
          fácil

          (1,0) 8 - 

          Quanto à responsabilidade extracontratual do Estado, assinale a opção correta.

            • a) Prevalece o entendimento de que, nos casos de omissão, a responsabilidade extracontratual do Estado é subjetiva, sendo necessário, por isso, perquirir acerca da culpa e do dolo.
            • b) A vítima de dano causado por ato comissivo deve ingressar com ação de indenização por responsabilidade objetiva contra o servidor público que praticou o ato.
            • c) Não há responsabilidade civil do Estado por dano causado pelo rompimento de uma adutora ou de um cabo elétrico, mantidos pelo Estado em péssimas condições, já que essa situação se insere no conceito de caso fortuito.
            • d) Proposta a ação de indenização por danos materiais e morais contra o Estado, sob o fundamento de sua responsabilidade objetiva, é imperioso que este, conforme entendimento prevalecente, denuncie à lide o respectivo servidor alegadamente causador do dano.
            #128867
            Banca
            . Bancas Diversas
            Matéria
            Responsabilidade Civil do Estado
            Concurso
            OAB
            Tipo
            Múltipla escolha
            Comentários
            Seja o primeiro a comentar
            fácil

            (1,0) 9 - 

            Acerca dos atos administrativos, assinale a opção correta.

            • a) A demolição de uma casa pela administração é considerada ato administrativo discricionário, segundo doutrina dominante.
            • b) Um parecer opinativo acerca de determinado assunto emitido pela consultoria jurídica de órgão da administração pública não é considerado, por parte da melhor doutrina, ato administrativo, mas sim ato da administração.
            • c) O lançamento tributário de determinado tributo pela administração tributária é ato administrativo vinculado, mas não é dotado de presunção de legitimidade e veracidade, já que o fiscal deve demonstrar, na ação executiva fiscal, a veracidade e a legitimidade de seu ato, sob pena de nulidade.
            • d) Considere que um servidor público municipal, ocupante do cargo efetivo de motorista, tenha colidido a viatura oficial em um poste, e que, responsabilizado pelo acidente, tenha sido comunicado dos danos causados e do valor a ser pago. Nessa situação, diante da força auto-executória dos atos administrativos, o município não precisa ingressar com ação de reparação de danos.
            #128868
            Banca
            . Bancas Diversas
            Matéria
            Responsabilidade Civil do Estado
            Concurso
            OAB
            Tipo
            Múltipla escolha
            Comentários
            Seja o primeiro a comentar
            fácil

            (1,0) 10 - 

            Ambulância do Corpo de Bombeiros envolveu-se em acidente de trânsito com automóvel dirigido por particular, que trafegava na mão contrária de direção. No acidente, o motorista do automóvel sofreu grave lesão, comprometendo a mobilidade de um dos membros superiores. Nesse caso, é correto afirmar que

            • a) existe responsabilidade objetiva do Estado em decorrência da prática de ato ilícito, pois há nexo causal entre o dano sofrido pelo particular e a conduta do agente público.
            • b) não haverá o dever de indenizar se ficar configurada a culpa exclusiva da vítima, que dirigia na contramão, excluindo a responsabilidade do Estado.
            • c) não se cogita de responsabilidade objetiva do Estado porque não houve a chamada culpa ou falha do serviço. E, de todo modo, a indenização do particular, se cabível, ficaria restrita aos danos materiais, pois o Estado não responde por danos morais.
            • d) está plenamente caracterizada a responsabilidade civil do Estado, que se fundamenta na teoria do risco integral.
            #128869
            Banca
            . Bancas Diversas
            Matéria
            Responsabilidade Civil do Estado
            Concurso
            OAB
            Tipo
            Múltipla escolha
            Comentários
            Seja o primeiro a comentar
            fácil

            (1,0) 11 - 

            Assinale a alternativa correta:

            • a) A revogação do ato administrativo deve ser motivada por sua ilegalidade ou inconstitucionalidade.
            • b) Ações de sociedade mercantil não podem jamais ser desapropriadas.
            • c) Ainda que resulte de perseguição política, a exoneração de servidor em estágio probatório jamais poderá ser invalidada em juízo.
            • d) A responsabilidade objetiva do Estado não impede que este ajuíze, posteriormente, eventual ação de regresso, tentando responsabilizar o servidor por sua conduta culposa ou dolosa.
            #128870
            Banca
            . Bancas Diversas
            Matéria
            Responsabilidade Civil do Estado
            Concurso
            OAB
            Tipo
            Múltipla escolha
            Comentários
            Seja o primeiro a comentar
            fácil

            (1,0) 12 - 

            A responsabilidade civil ou extracontratual do Estado consagrada na Constituição de 1988 está informada pela teoria:

            • a) civilista da culpa;
            • b) da verdade sabida;
            • c) do risco administrativo;
            • d) da função patrimonial.
            #128871
            Banca
            . Bancas Diversas
            Matéria
            Responsabilidade Civil do Estado
            Concurso
            OAB
            Tipo
            Múltipla escolha
            Comentários
            Seja o primeiro a comentar
            fácil

            (1,0) 13 - 

            Diversas são as teorias que descrevem a responsabilidade extracontratual do Estado, através dos tempos. A teoria que se baseia na noção de que todo prejuízo causado por fato ou ato da Administração é um ônus público que deve atingir a todos da comunidade, igualitariamente, e se uma pessoa experimentar, injusta e excepcionalmente, um ônus maior do que o suportado pelos demais membros da sociedade, emerge daí o seu direito à indenização pelo Estado, é a teoria

            • a) do risco.
            • b) civilista.
            • c) da irresponsabilidade
            • d) da culpa.
            #128872
            Banca
            . Bancas Diversas
            Matéria
            Responsabilidade Civil do Estado
            Concurso
            OAB
            Tipo
            Múltipla escolha
            Comentários
            Seja o primeiro a comentar
            fácil

            (1,0) 14 - 

            Vítima da chamada “bala perdida” teria mais condições de ser indenizada pelo Estado brasileiro se nossa constituição adotasse a teoria da responsabilidade

            • a) subjetiva do risco integral.
            • b) objetiva do risco administrativo.
            • c) subjetiva do risco administrativo.
            • d) objetiva do risco integral .
            #128873
            Banca
            . Bancas Diversas
            Matéria
            Responsabilidade Civil do Estado
            Concurso
            OAB
            Tipo
            Múltipla escolha
            Comentários
            Seja o primeiro a comentar
            fácil

            (1,0) 15 - 

            Antônio, vítima em acidente automobilístico, foi atendido em hospital da rede pública do Município de Mar Azul e, por imperícia do médico que o assistiu, teve amputado um terço de sua perna direita. Nessa situação hipotética, respondem pelo dano causado a Antônio

            • a) o Município de Mar Azul e o médico, solidária e objetivamente.
            • b) o Município de Mar Azul, objetivamente, e o médico, regressivamente, em caso de dolo ou culpa.
            • c) o Município de Mar Azul, objetivamente, e o médico, subsidiariamente.
            • d) o Município de Mar Azul, objetivamente, e o médico, solidária e subjetivamente.