Prova TJ-SP - Serviço Social 2 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso TJ-SP.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca Vunesp, para nível Superior do cargo de Assistente Social. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes TJ-SP.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Serviço Social 2 do concurso TJ-SP.
- Questões de Fundamentos teóricos e metodológicos do Serviço Social;
- Questões de Políticas Sociais e Serviço Social;
- Questões de prática profissional x prática social x prática institucional x avaliações;
- Questões de laudos e pareceres;
- Questões de assistência e assistencialismo;
- Questões de análise e fundamentação das relações sociais no âmbito das instituições e dos movimentos populares;
- Questões de Serviço Social e Instituição;
- Questões de Serviço Social e interdisciplinaridade;
- Questões de ética profissional;
- Questões de noções de direito família e sucessões;
- Questões de direitos fundamentais da criança e do adolescente;
- Questões de as medidas específicas de proteção à criança e ao adolescente;
Questões de a colocação em família substituta e guarda-tutela-adoção;
- Questões de a apuração do ato infracional atribuído ao adolescente;
- Questões de as medidas sócio-educativas;
- Questões de a criança e o adolescente vitimizados;
- Questões de as inter-relações familiares: casamento x separação e a criança/adolescente;
- Questões de novas composições familiares;
- Questões de atribuições da equipe interprofissional.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Serviço Social 2.
- #27781
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- TJ-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
Três entre dez crianças de zero a doze anos sofrem, diariamente, algum tipo de maus tratos dentro da própria casa, perpetrados por pais, padrastos ou parentes. Violência que muitas vezes não é identificada nem por quem está próximo, tampouco pelos profissionais que têm contato com a criança. São crianças sem voz e sem vez, aprisionadas em uma relação assimétrica de poder, em que só lhes restam a submissão à vontade do outro e a renúncia ao próprio desejo. Como destaca Silva (2002), vivem um drama que afeta seu desenvolvimento tanto físico como emocional, o que pode gerar indivíduos
- a) exemplares, do ponto de vista da convivência social.
- b) com graves dificuldades de vinculação.
- c) sensíveis e debilitados para o enfrentamento e a superação de adversidades.
- d) com desempenho escolar prejudicado.
- e) propositivos para sua formação integral.
- #27782
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- TJ-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
Fávero (2001), ao estudar o rompimento dos vínculos pela perda do poder familiar, afirma que a entrega, o abandono ou a retirada de uma criança da guarda e do poder de seus pais ocorrem em determinadas circunstâncias, como consequência de um movimento integrado por fatores sociais, econômicos, culturais e emocionais, e não como uma ação mecanicista, situada tão somente no âmbito das determinações econômicas. As análises da autora confirmam que em muitas situações, essa ruptura tem na sua origem___________ vivida pela mãe e/ou pelo pai sobre os quais é aplicada tal medida, pessoas essas que geralmente têm suas vidas marcadas pela_____________.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
- a) situação de detenção … violência
- b) a deficiência mental … insanidade
- c) a condição de carência social e econômica … pobreza
- d) a ausência de vínculos afetivos … carência emocional
- e) a absoluta intransigência … discriminação
- #27783
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- TJ-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
É cada vez mais comum, com o aumento de separações e de novos casamentos, a família recomposta constituir um novo tipo de família____________. Nessa recomposição surgem novos laços de parentesco e uma multiplicidade de pessoas exercendo a mesma função – dois pais, duas mães, oito avós, meio-irmãos. No primeiro casamento, como destaca Maldonado (2009), a complexidade de_____________duas histórias pessoais e familiares diferentes em um vínculo conjugal que provavelmente gerará filhos já é grande. Em casamentos posteriores, a complexidade_____________, pois não somente há a influência das famílias originais e das histórias pessoais como também a experiência prévia da vida conjugal, a necessidade de harmonizar visões educacionais de filhos já existentes e que têm pai e mãe, a existência e a interferência dos ex-cônjuges e sua influência direta sobre os respectivos filhos.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
- a) extensa … integrar … aumenta
- b) aberta … dividir … se dilui
- c) comum … distanciar … mantém-se
- d) normal … socializar … inexiste
- e) restrita … compor … reduz-se
- #27784
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- TJ-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 4 -
O aumento do interesse da sociedade pelas questões que envolvem a justiça e o número de pessoas que demandam as instituições jurídicas procurando soluções para conflitos não resolvidos em outras instâncias sociais estão associados às metamorfoses do mundo contemporâneo, à situação de crise social e às consequências da modernidade no cotidiano da sociedade. Essa realidade contribuiu para produzir novas necessidades sociais, levando a ciência do Direito a requerer o auxílio das ciências Humanas e Sociais, com o objetivo de____________ as decisões e os procedimentos jurídicos em situações nas quais o conhecimento____________ é necessário. Entre essas áreas, destaca-se o Serviço Social como parte integrante da equipe interdisciplinar, contribuindo com seu conhecimento específico para a construção de novas alternativas de ação no campo jurídico. Nesse contexto, é sua atividade básica a de ___________.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
- a) considerar e estabelecer … generalizado … editor
- b) assessorar e subsidiar … técnico-científico … perito
- c) ponderar e manifestar … político-social … relator
- d) avaliar e deliberar … especializado … coordenador
- e) analisar e definir … socioeducativo … avaliador
- #27785
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- TJ-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 5 -
No contexto da perícia, o parecer social refere-se à opinião fundamentada que o assistente social emite sobre uma situação social estudada. Essa opinião estará baseada na análise realizada e deverá conter os aspectos mais pertinentes, pois são eles que darão sustentação ao parecer. Para conhecer e analisar a situação vivida por determinados sujeitos, sobre a qual se tenha sido chamado a opinar, o assistente social, conforme destaca Mioto (2001), utiliza-se
- a) do diagnóstico local.
- b) da planificação espacial.
- c) da prospecção geral.
- d) do tratamento especial.
- e) do estudo social.
- #27786
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- TJ-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 6 -
Conforme destaca Iamamoto (2009), se a reconceituação viabilizou a primeira aproximação do Serviço Social com o marxismo por rotas tortuosas, o primeiro encontro do Serviço Social com a obra marxiana, dela decorrendo explícitas derivações para a análise do Serviço Social, deu-se no Brasil na década de____________. A vertente marxista no Serviço Social teve seu espaço de ______________ampliado e sua legitimidade reforçada à medida que, no seu processo de maturação intelectual, foi se munindo teórica e_____________de elementos analíticos que lhe permitiram um diálogo íntimo com as fontes inspiradoras do conhecimento.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
- a) 1950 … compreensão … praticamente
- b) 1970 … discussão … conceitualmente
- c) 1940 … análise … operacionalmente
- d) 1980 … difusão … metodologicamente
- e) 1960 … consolidação … funcionalmente
- #27787
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- TJ-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 7 -
As reflexões sobre o poder institucional e o saber profissional colocam a questão do objeto do Serviço Social em uma outra ótica que a de classe contra classe, mas articulada a ela na análise das relações de poder, hegemonia e contra hegemonia. As instituições passaram, assim, a ser vistas como local de lutas de poderes, e o objeto de intervenção deve responder a um processo complexo de relações sociais em que se entrecruzam demandas políticas, uma lógica de campo específico de atuação da área da assistência social, o jogo do poder burocrático e tecnocrático e
- a) pressões/submissões dos usuários.
- b) possibilidades de acirramento da luta de classes.
- c) alternativas de eliminação de conflitos.
- d) desejos manifestos coletivamente.
- e) demandas negociadas isoladamente.
- #27788
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- TJ-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 8 -
Sabe-se que o Serviço Social é uma prática que nasce na sociedade capitalista no momento em que essa ordem social necessita de profissionais que administrem e controlem os interesses gestados no mundo do trabalho, na relação antagônica entre capital e trabalho. Conforme Baptista (2009), as demandas que chegam aos assistentes sociais, emanadas das classes subalternizadas, não se apresentam de maneira nem direta nem imediata à profissão, mas mediatizadas
- a) por projetos globais.
- b) por necessidades impróprias.
- c) pela instituição.
- d) por realidades abstratas.
- e) por interesses genéricos.
- #27789
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- TJ-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 9 -
Os movimentos sociais latino-americanos ocuparam o centro do cenário político na década de 1990 a partir de resistências contra as privatizações e os programas de ajuste estrutural. É nesse contexto que ocorre o incremento da resistência e da luta popular na América Latina, que abarca as mais diversas formas de protesto social. No Brasil, ainda nos anos 90, surgem também mobilizações coletivas centradas mais em questões________________ com mobilizações que partem de um chamamento à consciência individual das pessoas, apresentando-se mais como___________ do que como movimentos sociais.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
- a) éticas e morais … campanhas
- b) jurídicas e operacionais … paralisações
- c) políticas e culturais … agitações
- d) econômicas e estruturais … piquetes
- e) legais e pessoais … manifestações
- #27790
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- TJ-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 10 -
A institucionalização do Serviço Social como profissão na sociedade capitalista, como é sabido, explica-se no contexto contraditório de um conjunto de processos sociais, políticos e econômicos que caracterizam as relações entre as classes sociais na consolidação do capitalismo monopolista. Assim, a institucionalização da profissão, de uma forma geral, nos países industrializados, está associada à progressiva intervenção do Estado nos processos de regulação social. No Brasil, as particularidades desse processo evidenciam que o Serviço Social se institucionaliza e se legitima profissionalmente, a partir dos anos 30, como um dos recursos mobilizados pelo Estado e pelo empresariado, com o suporte da Igreja Católica, na perspectiva
- a) do enfrentamento e da regulação da chamada questão social.
- b) da consolidação de ações de interesses subalternos.
- c) da interferência profissional para o fim da exclusão social.
- d) do atendimento qualificado pela orientação institucional.
- e) de influir na definição de políticas sociais macro.