Prova SEDUC-SP - Lei nº 9.394 (L.D.B) 1 - Questões e Simulados (Edital 2014) | CONCURSO
Questões ou Simulados conforme Edital do Concurso SEDUC-SP 2014
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso SEDUC-SP.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca Várias, para nível Superior do cargo de Analista de Tecnologia da Informação. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SEDUC-SP.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Lei nº 9.394 (L.D.B) 1 do concurso SEDUC-SP.
- Questões da Lei 9.394
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Lei nº 9.394 (L.D.B) 1.
- #31827
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Lei nº 9.394 (L.D.B)
- Concurso
- SEDUC-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 3
(1,0) 1 -
(PaqTcPB UFPA/2012) Analise as proposições abaixo referentes à direitos garantidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (5692/96):
I - Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.
II - Atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a cinco anos de idade.
III - Oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades.
Está(ão) correta(s):
- a) Apenas I e II.
- b) Apenas I e III.
- c) Apenas II e III.
- d) Apenas II.
- e) I, II e III.
- #31828
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Lei nº 9.394 (L.D.B)
- Concurso
- SEDUC-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 2
(1,0) 2 -
(PaqTcPB UFPA/2012) Sobre a estrutura e organização do ensino médio, prevista na LDB 9.394/96 analise as proposições abaixo:
I - O ensino médio é etapa final da educação básica e possui duração mínima de três anos.
II - O ensino de pelo menos duas línguas estrangeiras modernas é exigido, de forma obrigatória, no ensino médio.
III - Filosofia e a Sociologia são disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio.
Está(ão) correta(s):
- a) Apenas I e II.
- b) Apenas I e III.
- c) Apenas II.
- d) Apenas II e III.
- e) I, II e III.
- #31829
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Lei nº 9.394 (L.D.B)
- Concurso
- SEDUC-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 3
(1,0) 3 -
(PaqTcPB UFPA/2012) Sobre as competências dos Estados e Municípios em relação à Educação, prevista na LDB 9.394/96, analise as proposições abaixo:
I - Cabe aos Municípios oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental.
II - Aos Estados é conferida a responsabilidade de assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem.
III - O Distrito Federal deve assumir as competências referentes aos Estados e aos Municípios.
Está(ão) corretas:
- a) Apenas I e III.
- b) I, II e III.
- c) Apenas II e III.
- d) Apenas II.
- e) Apenas I e II.
- #31830
- Banca
- . Bancas Diversas
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- Lei nº 9.394 (L.D.B)
- Concurso
- SEDUC-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 4 -
(PaqTcPB UFPA/2012) Analise as proposições abaixo referentes à gestão democrática das escolas no Brasil:
I - Um dos princípios de gestão democrática da educação básica, previstos na LDB 9.394/96, é a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.
II - A LDB 9.394/96 assegura o direito de participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
III - De acordo com a LDB 9.394/96, todos os diretores de escolas da educação básica devem ser indicados pelo secretário da educação do município ou do estado.
Está(ão) correta(s):
- a) I, II e III.
- b) Apenas I e III.
- c) Apenas I e II.
- d) Apenas II.
- e) Apenas II e III.
- #31831
- Banca
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- Concurso
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(1,0) 5 -
(PaqTcPB UFPA/2012) Sobre as obrigações dos estabelecimentos de ensino, previstas na LDB 9.394/96, é INCORRETO afirmar que:
- a) Os estabelecimentos de ensino devem prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.
- b) Cada estabelecimento de ensino deve elaborar e executar a sua proposta pedagógica, respeitando as normas comuns.
- c) Os recursos financeiros, humanos e materiais não podem ser administrados pelos estabelecimentos de ensino.
- d) O cumprimento dos dias letivos e as horas-aula estabelecidas devem ser assegurados pelos estabelecimentos de ensino.
- e) A articulação entre família e escola é de competência dos estabelecimentos de ensino.
- #31832
- Banca
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- Lei nº 9.394 (L.D.B)
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- Múltipla escolha
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- 1
(1,0) 6 -
(COPEVAL UFAL/2011) A LDB, Lei n.º 9.394, de dezembro de 1996, assegura ao ensino superior maior flexibilidade na organização curricular dos cursos, atendendo à necessidade de uma profunda revisão. Esta revisão proposta refere-se ao que consta do Decreto 2.306 de 1997, que estabelece que as Diretrizes Curriculares são referências para as avaliações dos cursos. Dadas as afirmativas seguintes, sobre as Diretrizes Curriculares,
I. A Câmara da Educação Superior do Conselho Nacional tem competência legal para deliberar sobre as Diretrizes Curriculares dos cursos de graduação propostas.
II. Os cursos de licenciaturas devem ter orientações para a formação do magistério com projeto pedagógico próprio.
III. Com as novas Diretrizes Curriculares haveria uma separação entre os conteúdos do bacharelado e da licenciatura porque estes devem ter carga horária menor e menor grau de aprofundamento.
IV. As Novas Diretrizes dos cursos de graduação ratificam a rigidez que advém, em grande parte da fixação de currículos mínimos e progressiva diminuição de liberdades das instituições para organizar suas atividades.
verifica-se que estão corretas somente
- a) I e II.
- b) I e IV.
- c) III e IV.
- d) II e IV.
- e) I e III.
- #31833
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(1,0) 7 -
(COPEVAL UFAL/2011) Nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), aponte qual das opções abaixo não representa um princípio com base no qual o ensino deva ser ministrado.
- a) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
- b) Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
- c) Valorização da experiência extraescolar.
- d) Gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino.
- e) Desvinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
- #31834
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- 2
(1,0) 8 -
(CONCSULPLAN PREF. CONGONHAS/2010) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº. 9394/96, entendida como a orientação legal para a construção das diretrizes curriculares nacionais dela advindas, no seu artigo 26 e incisos, afirma:
I. Os currículos dos Ensinos Fundamental e Médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
II. Nos currículos do Ensino Fundamental e Médio, devem abranger facultativamente o estudo da língua portuguesa, da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural, da realidade social e política.
III. Na parte diversificada do currículo será obrigatório, a partir do sétimo ano, o estudo de uma língua estrangeira, preferencialmente a língua inglesa.
IV. A Educação Física é componente curricular obrigatório da Educação Básica, incluindo os cursos noturnos, ajustando-se às faixas etárias e as condições da população escolar.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
- a) I
- b) I, II
- c) I, III
- d) III, IV
- e) IV
- #31835
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(1,0) 9 -
(CONSULPLAN PREF. RESENDE/2010) A LDB, Lei nº. 9394/96, segue o princípio da flexibilidade, sempre com base na ideia de que cada sistema e cada escola têm suas peculiaridades e, por isso, devem adotar alternativas que considerarem mais adequadas, apresentando várias possibilidades para a organização da educação básica. São tipos de organização que a LDB sugere, EXCETO:
- a) Alternância regular de períodos de estudos, com momentos de permanência na escola e de realização de atividades práticas no local de residência do estudante.
- b) Séries anuais ou períodos semestrais.
- c) Grupos não seriados, com base na idade, na competência ou em outros critérios.
- d) Calendário escolar adequado às peculiaridades locais, inclusive podendo reduzir o mínimo previsto na lei, a critério do respectivo sistema de ensino.
- e) Ciclos que ampliam o tempo de aprendizagem e redistribuem os conteúdos escolares, possibilitando aos alunos, avanços sucessivos na apropriação dos conhecimentos.
- #31836
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(1,0) 10 -
(CESPE DPU/2010) A respeito da LDB, assinale a opção correta.
- a) Essa lei tem, como princípio, o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas assim como o respeito à liberdade e o apreço à tolerância.
- b) Essa lei determina que os sistemas de ensino devem definir as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica e a participação da comunidade local na elaboração do projeto pedagógico da escola.
- c) A lei supramencionada garante padrão máximo de qualidade de ensino, definido como a variedade e quantidade máxima de insumos indispensáveis ao processo de ensino-aprendizagem.
- d) A referida lei garante vaga na escola pública de educação infantil mais próxima da residência a toda criança a partir do dia em que completar três anos de idade.
- e) Segundo essa lei, é dever da União assumir o transporte escolar dos alunos.