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Prova de Direito Constitucional 15 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Direito Constitucional 15 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Banca FGV, tanto para nível médio como superior da matéria Direito Constitucional. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. A Ordem Econômica E Social Na Constituição.
  2. A Repartição De Competência Na Federação.
  3. Ação Civil Pública.
  4. Ação Declaratória De Constitucionalidade.
  5. Ação Direta De Inconstitucionalidade.
  6. Administração Pública: Princípios Constitucionais, Disposições Gerais, Servidores Públicos Civis.
  7. Análise Do Princípio Hierárquico Das Normas.
  8. Anistia E Indulto - (Art. 21; 84).
  9. Aplicabilidade E Interpretação Das Normas Constitucionais.
  10. Arguição De Descumprimento De Preceito Fundamental.
  11. Artigos 225 E 231 Da Constituição Federal Do Brasil De 1988.
  12. As Funções Essenciais À Justiça: Defensoria Pública.
  13. Ato Das Disposições Constitucionais Transitórias.
  14. Chefia De Estado E Chefia De Governo; Atribuições E Responsabilidades Do Presidente Da República.
  15. Classificação.
  16. Cláusulas Pétreas.
  17. Comissão Parlamentar De Inquérito.
  18. Competência.
  19. Conceito De Poder: Separação, Independência E Harmonia.
  20. Conceito E Classificação Das Constituições.
  21. Concessão De Serviço Público.
  22. Conselho Da República E Da Defesa Nacional.
  23. Conselho Nacional De Justiça.
  24. Constituição Da República - Títulos Iii, Iv, Vi E Vii.
  25. Constituição Federal - Com As Alterações Vigentes - Título Ii, Capítulos I, Ii E Iii E Título Iii, Capítulo Vii, Seções I E Ii, E Artigo 92.
  26. Constituição Federal: Art. 1 Ao 5; 18 Ao 24; 37 Ao 41; 44 Ao 75.
  27. Constituições De Vários Estados.
  28. Controle De Constitucionalidade.
  29. Crimes De Responsabilidade.
  30. Da Defesa Do Estado E Das Instituições Democráticas: Do Estado De Defesa, Do Estado De Sítio, Das Forças Armadas, Da Segurança Pública.
  31. Da Ordem Econômica E Financeira: Princípios Gerais Da Atividade Econômica.
  32. Da Ordem Social: Base E Objetivos Da Ordem Social, Da Seguridade Social, Da Educação, Da Cultura, Do Desporto, Da Ciência E Tecnologia, Da Comunicação Social, Do Meio Ambiente, Da Família, Da Criança, Do Adolescente E Do Idoso, Dos Índios.
  33. Da Organização Político-Administrativa: Das Competências Da União, Estados, Distrito Federal E Municípios.
  34. Das Atribuições Do Congresso Nacional.
  35. Das Forças Armadas E Da Segurança Pública.
  36. Das Funções Essenciais À Justiça: Do Ministério Público; Da Advocacia Pública; Da Advocacia E Da Defensoria Públicas.
  37. Defesa Do Estado E Das Instituições Democráticas: Segurança Pública; Organização Da Segurança Pública - (Arts. 20 A 28; 32, 136 A 144).
  38. Direitos E Garantias Fundamentais: Direitos E Deveres Individuais, Coletivos, Sociais, Políticos E Nacionalidade.
  39. Direitos Políticos.
  40. Direitos Sociais.
  41. Disposições Constitucionais Gerais.
  42. Do Sistema Tributário Nacional; Dos Princípios Gerais; Das Limitações Do Poder De Tributar; Dos Impostos Da União, Dos Estados E Dos Municípios; Da Repartição Das Receitas Tributárias.
  43. Do Supremo Tribunal Federal; Do Conselho Nacional De Justiça; Do Superior Tribunal De Justiça; Dos Tribunais Regionais Federais E Dos Juízes Federais; Dos Tribunais E Juízes Do Trabalho; Dos Tribunais E Juízes Eleitorais; Dos Tribunais E Juízes Militares.
  44. Dos Direitos: Direito À Vida, À Liberdade, À Igualdade, À Segurança E À Propriedade; Direitos Sociais; Nacionalidade; Cidadania E Direitos Políticos - (Arts. 5 A 11).
  45. Dos Servidores Públicos.
  46. Finanças Públicas ? Orçamento.
  47. Fiscalização Contábil, Financeira E Orçamentária ? TCU.
  48. Funções Essenciais À Justiça ? Ministério Público, Advocacia E Defensoria Pública.
  49. Habeas Corpus, Habeas Data, Mandado De Segurança E Ação Popular.
  50. Intervenção No Domínio Econômico.
  51. Mandado De Injunção E Inconstitucionalidade Por Omissão.
  52. Monopólio.
  53. Nacionalidade.
  54. Normas Constitucionais: Normas De Eficácia Plena, Contida E Limitada; Normas Programáticas.
  55. Ordem Econômica E Financeira.
  56. Ordem Social ? Ciência, Tecnologia E Comunicação Social.
  57. Ordem Social ? Dos Índios.
  58. Ordem Social ? Educação, Cultura E Desporto.
  59. Ordem Social ? Família, Criança, Adolescente E Idoso.
  60. Ordem Social ? Meio Ambiente.
  61. Ordem Social ? Seguridade Social.
  62. Organização Do Estado - Da Organização Político-Administrativa.
  63. Organização Do Estado - Da União.
  64. Organização Do Estado ? Do Df E Territórios.
  65. Organização Do Estado ? Dos Estados.
  66. Organização Do Estado ? Dos Municípios.
  67. Organização Dos Poderes Do Estado.
  68. Os Poderes Do Estado E As Respectivas Funções.
  69. Partidos Políticos.
  70. Poder Constituinte E Reforma Da Constituição.
  71. Poder Constituinte; Conceito, Finalidade, Titularidade E Espécies.
  72. Poder Executivo ? Presidente E Ministros De Estado.
  73. Poder Executivo: Forma E Sistema De Governo; Chefia De Estado E Chefia De Governo - (Arts. 12 A 17).
  74. Poder Judiciário.
  75. Poder Legislativo.
  76. Poderes Da União.
  77. Princípios Fundamentais Da Constituição Brasileira.
  78. Processo Legislativo.
  79. Reforma Da Constituição.
  80. Regimes Políticos E Formas De Governo.
  81. Saúde, Previdência Social E Assistência Social.
  82. Seguridade Social: Conceito, Objetivos E Financiamento.
  83. Sistema Financeiro Nacional.
  84. Sistema Tributário Nacional.
  85. Sistemas De Controle De Constitucionalidade.
  86. Súmula Vinculante.
  87. Superior Tribunal De Justiça.
  88. Supremacia Da Constituição.
  89. Supremo Tribunal Federal.
  90. TCE.
  91. Teoria Geral Do Estado.
  92. Trfs E Juízes Federais.
  93. Tribunais E Juízes Do Trabalho.
  94. Tribunais E Juízes Dos Estados.
  95. Tribunais E Juízes Eleitorais.
  96. Tribunais E Juízes Militares.
  97. Tutela Constitucional Das Liberdades: Mandado De Segurança, Habeas Corpus, Habeas Data, Ação Popular, Mandado De Injunção E Direito De Petição.
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#13098
Banca
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Matéria
Direito Constitucional
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(1,0) 1 - 

O Poder Executivo publicará, após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária até:

  • a) 60 dias.
  • b) 120 dias.
  • c) 90 dias.
  • d) 30 dias.
  • e) 150 dias.
#13099
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médio

(1,0) 2 - 

Com base na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e suas atualizações, assinale a afirmativa incorreta.

  • a) Não é possível a edição de medidas provisórias pelos governadores dos Estados-membros, mesmo que haja previsão expressa na Constituição Estadual.
  • b) A Constituição Federal, ao conferir aos Estados-membros a capacidade de auto-organização e autogoverno, impõe a observância de vários princípios, entre os quais o pertinente ao processo legislativo, de modo que o legislador estadual não pode validamente dispor sobre as matérias reservadas à iniciativa privativa do Chefe do Executivo.
  • c) A jurisprudência dos tribunais superiores considera as regras básicas de processo legislativo previstas na Constituição Federal como modelos obrigatórios às leis orgânicas dos Municípios.
  • d) O Poder Constituinte Estadual é denominado de 'derivado decorrente', pois consiste na possibilidade que os Estadosmembros têm de se auto-organizarem por meio de suas respectivas constituições estaduais, sempre respeitando as regras limitativas estabelecidas pela Constituição Federal.
  • e) A autonomia dos Estados da Federação se caracteriza pela tríplice capacidade de auto-organização e normatização própria, autogoverno e auto-administração.
#13100
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(1,0) 3 - 

A respeito dos direitos, assinale a afirmativa incorreta.

  • a) Os direitos fundamentais de primeira geração são os direitos e garantias individuais e políticos clássicos (liberdades públicas). Os direitos fundamentais de segunda geração são os direitos sociais, econômicos e culturais. Os direitos fundamentais de terceira geração são os chamados direitos de solidariedade ou fraternidade, que englobam o meio ambiente equilibrado, o direito de paz e ao progresso, entre outros.
  • b) Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.
  • c) A doutrina assinala como espécies de direitos fundamentais (de acordo com a predominância de sua função): 1º: direitos de defesa - que se caracterizam por impor ao Estado um dever de abstenção, um dever de não-interferência no espaço de autodeterminação do indivíduo; 2º: direitos de prestação - que exigem que o Estado aja para atenuar as desigualdades; 3º: direitos de participação - que são os orientados a garantir a participação dos cidadãos na formação da vontade do Estado.
  • d) Pela relevância dos direitos fundamentais de primeira geração, como o direito à vida, é correto afirmar que eles são absolutos, pois são o escudo protetivo do cidadão contra as possíveis arbitrariedades do Estado.
  • e) Todas as constituições brasileiras, sem exceção, enunciaram declarações de direitos. As duas primeiras - a Imperial e a de 1821 - traziam apenas as liberdades públicas.
#13101
Banca
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(1,0) 4 - 

Com base na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e suas atualizações, assinale a alternativa correta.

  • a) Conforme mandamento constitucional, os vereadores se beneficiam de todas as imunidades formais.
  • b) Conforme a Constituição Federal, aos deputados estaduais se estende a imunidade material. Esta expressa a inviolabilidade civil e penal dos deputados por suas opiniões, palavras e votos, neutralizando a responsabilidade do parlamentar nessas esferas.
  • c) O suplente de deputado estadual possui as garantias constitucionais de imunidade parlamentar, bem como a ele se estende a prerrogativa de foro, pois ostenta a posição de substituto eventual do titular do mandato.
  • d) Conforme a Constituição Federal, aos deputados estaduais se estende a imunidade formal. Esta expressa a inviolabilidade civil e penal dos deputados por suas opiniões, palavras e votos, neutralizando a responsabilidade do parlamentar nessas esferas.
  • e) A Constituição Federal prevê imunidades materiais e formais aos deputados estaduais e aos vereadores. No que tange a estes, no entanto, a imunidade material é limitada territorialmente à circunscrição do Município.
#13102
Banca
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(1,0) 5 - 

O sistema de controle interno das contas públicas ocorre no âmbito:

  • a) do Executivo Federal.
  • b) do Legislativo Federal
  • c) do Judiciário Federal.
  • d) a atividade administrativa de cada um dos poderes.
  • e) da atividade administrativa nas três esferas da Federação.
#13103
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(1,0) 6 - 

Os créditos que não dependem de autorização legislativa e da indicação da fonte de recursos são os:

  • a) extraordinários.
  • b) adicionais.
  • c) orçamentários.
  • d) especiais.
  • e) suplementares.
#13104
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(1,0) 7 - 

O direito ao sigilo de comunicação é

  • a) restrito às comunicações telefônicas.
  • b) fundamental, podendo, entretanto, ser quebrado no caso das comunicações telefônicas, quando houver ordem judicial.
  • c) abrangente de todo o tipo de comunicação.
  • d) relativo, podendo ser quebrado no caso de instrução processual.
  • e) relativo, podendo ser quebrado no caso do preso.
#13105
Banca
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(1,0) 8 - 

Nos termos da Emenda Constitucional nº 45/2004, para dirimir conflitos fundiários é correto afirmar que:

  • a) o Tribunal de Justiça designará juízes de entrância especial, com competência para questões agrárias.
  • b) o juiz natural da causa que verse sobre questão agrária deverá sempre se manter afastado do local do litígio, para eficiência e imparcialidade da prestação jurisdicional.
  • c) o Tribunal de Justiça proporá a criação de varas especializadas, com competência exclusiva para questões agrárias
  • d) o Superior Tribunal de Justiça criará turmas especializadas para julgar recursos sobre questões agrárias.
  • e) a lei estadual de organização judiciária determinará as varas de fazenda públicas e, na falta destas no local do litígio, as varas cíveis, sendo vedada a criação de vara ou entrância com competência exclusiva para questão agrária.
#13106
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(1,0) 9 - 

As alternativas a seguir apresentam funções institucionais do Ministério Público, à exceção de uma. Assinale-a.

  • a) Exercer o controle externo da atividade policial, podendo avocar a presidência de inquérito policial, quando verificado desvio de poder por parte da autoridade policial competente.
  • b) Promover a ação de inconstitucionalidade ou representação para fins de intervenção da União e dos Estados, nos casos previstos na Constituição.
  • c) Expedir notificações nos procedimentos administrativos de sua competência, requisitando informações e documentos para instruí-los, na forma da lei complementar respectiva.
  • d) Promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos.
  • e) Defender judicialmente os direitos e interesses das populações indígenas.
#13107
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(1,0) 10 - 

A respeito do princípio da publicidade dos atos processuais e das decisões judiciais, assinale a alternativa correta.

  • a) O juiz não pode restringir a publicidade das audiências, tendo em vista que o acesso à informação se insere no estatuto constitucional da liberdade de expressão.
  • b) A lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando o sigilo for imprescindível à segurança do Estado.
  • c) As decisões administrativas dos tribunais serão tomadas em sessões secretas, com o fim de preservar a autonomia do Poder Judiciário.
  • d) O juiz pode vetar o ingresso do público na sala de audiências a pedido das partes, ficando garantido apenas o acesso de jornalistas cadastrados, em razão do interesse público à informação.
  • e) A lei pode limitar a presença em audiências às próprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, nos casos em que a preservação do direito à intimidade do interessado não prejudique o interesse público à informação.
#13108
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(1,0) 11 - 

Analise as afirmativas a seguir: I. As empresas públicas podem ser utilizadas para a prestação de serviços públicos. II. As sociedades de economia mista desenvolvem atividade econômica. III. A criação de subsidiária de fundação pública depende de lei. IV. As autarquias estão sujeitas ao regime jurídico de direito público. V. As empresas públicas só podem revestir a forma de sociedades anônimas. Assinale:

  • a) se somente as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.
  • b) se somente as afirmativas II, IV e V estiverem corretas.
  • c) se somente as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.
  • d) se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
  • e) se somente as afirmativas II, III e V estiverem corretas.
#13109
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(1,0) 12 - 

Assinale a alternativa que indique a quem compete privativamente a cobrança judicial e extrajudicial da dívida ativa do Estado do Rio de Janeiro.

  • a) Procuradoria Geral do Estado.
  • b) Defensoria Pública do Estado.
  • c) Ministério Público Estadual.
  • d) Consultoria da Receita Estadual.
  • e) Advogados credenciados pela Receita Estadual.
#13110
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(1,0) 13 - 

Na esfera das competências legislativas concorrentes, estabelecidas pelo artigo 24 da Constituição Federal, analise as afirmativas a seguir: I. A competência da União para legislar sobre normas gerais não exclui a competência suplementar dos Estados. II. Inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercerão competência legislativa plena, para atender a suas peculiaridades. III. A superveniência de lei federal sobre normas gerais suspende integralmente a eficácia da lei estadual. Assinale:

  • a) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • b) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • c) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
#13111
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(1,0) 14 - 

A via de exceção para o controle de constitucionalidade é própria:

  • a) do controle difuso.
  • b) do controle concentrado.
  • c) do controle concentrado e difuso.
  • d) o controle feito pelo Magistrado, ex officio.
  • e) da ação popular.
#13112
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(1,0) 15 - 

A respeito do novo requisito de admissibilidade do recurso extraordinário pertinente à necessidade de demonstração da repercussão geral das questões constitucionais discutidas (art. 102, § 3º da Constituição Federal), assinale a afirmativa incorreta.

  • a) Para efeito da repercussão geral, será considerada a existência, ou não, de questões relevantes do ponto de vista econômico, político, social ou jurídico, que ultrapassem os interesses subjetivos da causa.
  • b) O relator poderá admitir, na análise da repercussão geral, a manifestação de terceiros, subscrita por procurador habilitado, nos termos do regimento interno do Supremo Tribunal Federal.
  • c) O quorum para inadmissão do recurso extraordinário por falta do requisito da repercussão geral é de dois terços dos membros do Supremo Tribunal Federal.
  • d) Quando houver multiplicidade de recursos extraordinários com fundamento em idêntica controvérsia, o tribunal de origem selecionará um ou mais recursos e os remeterá ao Supremo Tribunal Federal, sobrestando os demais até o pronunciamento definitivo da Corte. Negada a existência da repercussão geral os recursos extraordinários sobrestados serão considerados não admitidos.
  • e) Reconhecida pelo STF a repercussão geral e julgado o mérito do recurso considerado como leading case, os demais tribunais estão obrigados a dar idêntica solução aos recursos extraordinários fundados em idêntica controvérsia. Em nenhuma hipótese, recursos extraordinários que versem sobre matéria já decidida pelo STF poderão ser encaminhados para aquela Corte. A recusa dos desembargadores de instâncias inferiores em aplicar a decisão do STF a casos idênticos pode configurar falta disciplinar, a ser apurada no âmbito do Conselho Nacional de Justiça, por provocação do Presidente do Supremo Tribunal Federal.