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Prova Polícia Militar-SP - Filosofia e Ética 1 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova Polícia Militar-SP - Filosofia e Ética 1 - Questões e Simulados

📚 Simulado Polícia Militar-SP | VUNESP | cód.2936

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#34758
Banca
VUNESP
Matéria
Filosofia e Ética
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 1 - 

Como a obra de arte exige sempre um contato mínimo com um dos sentidos (por exemplo, a música com o ouvido, a pintura com a visão), o ramo da filosofia dedicado a essa experiência deveria invariavelmente chamar-se Estética, na esteira do termo grego aesthésis, que designa a sensação. Em completa oposição à lógica, conhecida como a ciência das regras do pensamento, a Estética, ao contrário, deveria ser aquela linha de pensamento dentro da filosofia cujo objetivo fosse determinar as regras, não do pensamento, mas da sensação, a partir das quais se poderia definir uma experiência estética.

(Ulisses Razzante Vaccari. “Por uma reflexão sobre o nascimento da filosofia da arte”. Revista Filosofia. In: http://filosofia.uol.com.br/ filosofia/ideologia-sabedoria/17/artigo134537-1.asp. Acesso em 07.06.2012)


Considerando as colocações do texto e seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

  • a) A experiência estética é definida com clareza pelos filósofos a partir de um conceito universal de beleza.
  • b) As regras que definem uma experiência estética são racionalmente determinadas por critérios lógicos.
  • c) A Estética pode ser caracterizada como a disciplina filosófica que investiga os juízos valorativos da razão humana. 
  • d) A experiência estética tem por objetivo definir critérios racionais indubitáveis para a apreciação da obra de arte.
  • e) A busca pelas regras da sensação na experiência de contato com uma obra de arte é o objetivo central da Estética.
#34759
Banca
VUNESP
Matéria
Filosofia e Ética
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 2 - 

Na cidade sois todos irmãos, (...) mas o deus que vos formou misturou ouro na composição daqueles de entre vós que são capazes de comandar: por isso são os mais preciosos. Misturou prata na composição dos auxiliares; ferro e bronze na dos lavradores e na dos outros artesãos. Em geral procriareis filhos semelhantes a vós; mas, visto que sois todos parentes, pode suceder que do ouro nasça um rebento de prata, da prata um rebento de ouro e que as mesmas transmutações se produzam entre os outros metais. Por isso, acima de tudo e principalmente, o deus ordena aos magistrados que zelem atentamente pelas crianças, que atentem no metal que se encontra misturado à sua alma e, se nos seus próprios filhos houver mistura de bronze ou ferro, que sejam impiedosos para com eles e lhes reservem o tipo de honra devida à sua natureza, relegando-os para a classe dos artesãos e lavradores; mas, se destes últimos nascer uma criança cuja alma contenha ouro ou prata, o deus quer que seja honrada, elevando-a à categoria de guarda ou à de auxiliar.

(Platão. República. Tradução Enrico Corvisieri. São Paulo, Nova Cultural, 1996, p. 111)

Nesta passagem da República, Platão apresenta uma metáfora que descreve

  • a) a consagração de uma concepção democrática na polis ideal platônica.
  • b) os diferentes tipos essenciais de capacidades humanas segundo Platão.
  • c) o modelo militarista da organização social imperante em Esparta.
  • d) a organização democrática de Atenas, considerada ideal por Platão.
  • e) a igualdade intrínseca que caracteriza todos os habitantes da polis.
#34760
Banca
VUNESP
Matéria
Filosofia e Ética
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 3 - 

A noção de bioética tem sofrido várias mutações nos últimos anos, mas nos parece que a mais interessante e frutífera continua sendo a proposta por Van Rensselaer Potter. Ele primeiramente sugeriu uma bioética ponte, com a intenção de unir ciência e filosofia para promover a sobrevivência. Mais tarde, esta evolui para a bioética global, visto a necessidade de fusão da ética biomédica com a ecologia, numa escala mais ampla, com a mesma finalidade, trazendo à discussão questões de saúde pública de relevância mundial. Sua missão continua sendo o desenvolvimento da ética para a sobrevivência humana sustentável em longo prazo. Posteriormente, sugere a bioética profunda devido à necessidade de ampliar mais a discussão da bioética, pois a ciência é demasiadamente importante para estar nas mãos somente dos cientistas.


(Cássia R. R. N. Nunes e Amauri Porto Nunes. “Bioética”. In: Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília (DF), 2004, set/out. Adaptado)


A partir das colocações do texto, assinale a alternativa correta.

  • a) A noção de bioética permanece cristalizada em torno da discussão sobre as relações entre a filosofia e as ciências naturais.
  • b) A bioética global focaliza a sobrevivência humana baseada no controle dos fenômenos naturais por meio do conhecimento científico.
  • c) A sobrevivência humana sustentável a longo prazo depende de discussões técnicas conduzidas pelas ciências da saúde. 
  • d) A bioética enfrenta problemas cuja eventual solução exige uma abordagem simultaneamente humanista e científica.
  • e) A bioética ponte se estabelece pela junção entre as ciências médicas e as ciências biológicas para tratar questões éticas.
#34761
Banca
VUNESP
Matéria
Filosofia e Ética
Concurso
Polícia Militar-SP
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 4 - 

Tramita no Senado um projeto que reserva 50% das vagas em universidades federais para egressos de escolas públicas. A proposta pode até ser justa, mas, se efetivada, representaria um golpe na excelência dessas instituições. (...) Democratizar-se e manter a qualidade são objetivos até certo ponto contraditórios. Não que seja impossível conciliá-los, mas existe um número ótimo de alunos menos preparados que uma instituição pode incorporar antes de comprometer a qualidade. Um corte linear de 50% em todas as universidades federais dificilmente é a melhor resposta. 

(Hélio Schwartsman. “Cotas e ilusões”. Folha de São Paulo, 09.06.2012) 


O texto sugere que

  • a) instituir o sistema de cotas gera uma contradição entre a democratização das universidades federais e sua excelência.
  • b) adotar um critério de mérito no ingresso é necessário para preservar a excelência no ensino superior público federal.
  • c) atribuir cotas para ingresso no ensino superior público estabelece privilégios eticamente injustificáveis.
  • d) privilegiar alunos de escolas públicas nas universidades fede rais instaura preconceitos contra alunos de escolas privadas.
  • e) admitir cotas de alunos menos preparados como proposto é um imperativo ético de reparação de injustiças históricas.