Prova Liquigás - Conhecimentos Gerais 2 - Questões e Simulados (Edital 2014) | CONCURSO
"Questões ou Simulados conforme Edital do Concurso Liquigás 2014
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso Liquigás.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca CESGRANRIO, para nível Superior do cargo de Vários. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Liquigás.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Conhecimentos Gerais 2 do concurso Liquigás.
- Questões de Elementos de política brasileira. Cultura e sociedade brasileira: música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea. Meio ambiente e cidadania: problemas, políticas públicas, aspectos locais e aspectos globais. Panorama nacional contemporâneo. Panorama da economia nacional. O cotidiano brasileiro. Conhecimentos básicos referentes à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Conhecimentos Gerais 2."
- #36327
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Conhecimentos Gerais
- Concurso
- LIQUIGÁS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
A Rio+20 prometia surtir tanto efeito quanto a ECO 92. Mas a rodada de negociações acabou em um documento que, de tão vago, chegou a ser criticado pelo secretário-geral da ONU. Como de costume, alguns países não ajudaram – pelo contrário, trataram o evento com descrédito.
(Isto é. 26/12/2012. Ano 36. n. 2250. p. 118)
O texto se refere, principalmente,
- a) ao Reino Unido que com sérios problemas econômicos chegou a sugerir o adiamento da reunião.
- b) aos Estados Unidos, cujo presidente Obama trocou a viagem ao Rio pela campanha eleitoral.
- c) à França, cujo presidente negou-se a discutir questões ambientais com países subdesenvolvidos.
- d) à Alemanha que mantém programas e metas próprias de controle de poluição atmosférica.
- e) ao Canadá que, sistematicamente, tem se recusado a participar de Conferências climáticas.
- #36328
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Conhecimentos Gerais
- Concurso
- LIQUIGÁS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Em meio a um grande debate, suscitado pela necessidade de grandes investimentos no setor e pela possibilidade de um aumento do consumo que poderia levar a um futuro desabastecimento, o governo anunciou a entrada em vigor, a partir de fevereiro, de um desconto na conta de fornecimento de um bem dos mais necessários às famílias brasileiras.
Trata-se do (da):
- a) Desconto na conta de energia elétrica.
- b) Desconto na conta de fornecimento de água.
- c) Isenção de impostos para os alimentos básicos.
- d) Barateamento em 50% dos preços dos medicamentos básicos.
- e) Isenção do pagamento das taxas de energia elétrica, água e esgoto, para os que têm renda familiar igual a 3 salários mínimos, ou menor.
- #36329
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Conhecimentos Gerais
- Concurso
- LIQUIGÁS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Recentes interrupções no fornecimento fizeram ressurgir o debate sobre a necessidade de investimentos na produção e transmissão de energia elétrica no Brasil. Entre as grandes obras governamentais que atacam esse objetivo está uma grande usina, em construção na Bacia do Rio Xingu, e que vem sendo objeto de acalorados debates na região desde 2009.
O texto faz referência à Usina de:
- a) Jirau.
- b) Itaipu.
- c) Tucuruí.
- d) Belo Monte.
- e) São Luiz do Tapajós.
- #36330
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Conhecimentos Gerais
- Concurso
- LIQUIGÁS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Apesar de o Brasil ser o quinto país do mundo em extensão territorial, sua população concentra-se nas chamadas áreas metropolitanas, que contêm hoje 28,8% dos habitantes do país e onde se verificam os mesmo problemas de outras cidades do mundo. O crescimento das cidades promove diversas transformações climáticas, sendo a principal, que ocorre no território urbano, é:
- a) O aumento dos níveis dos lençóis freáticos nas regiões centrais.
- b) A diminuição do efeito estufa com a aplicação de novas tecnologias.
- c) O menor impacto das chuvas com a construção das galerias pluviais.
- d) A expansão da coleta seletiva diminuindo a emissão de gases tóxicos.
- e) O aumento das temperaturas em comparação aos espaços rurais.
- #36331
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Conhecimentos Gerais
- Concurso
- LIQUIGÁS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
O termo sustentabilidade — cunhado em 1987 pela Organização das Nações Unidas (ONU), no documento Nosso Futuro Comum — foi incorporado definitivamente ao vocabulário mundial contemporâneo. O conceito de uso sustentável da natureza, por exemplo, já compõe a base de diversos programas, projetos e ações voltados para a preservação ambiental. Considerando essas informações, assinale a opção que apresenta a síntese da definição de sustentabilidade.
- a) Os recursos naturais exigem proteção absoluta, razão pela qual a ONU assumiu a responsabilidade de monitorar as atividades produtivas e comerciais em escala global.
- b) Os recursos naturais devem ser usados de modo que a natureza os possa repor, assegurando-se, dessa forma, o atendimento das necessidades das gerações atuais e futuras.
- c) Os recursos naturais devem ser preservados pelos países classificados como emergentes, já que não é possível aos mais ricos retrocederem no tempo e modificarem seu modelo econômico.
- d) Os recursos naturais devem ser preservados em qualquer situação, o que pressupõe o abandono de atividades econômicas comprometidas primordialmente com a obtenção de lucro material e secundariamente com a preservação ambiental.
- e) Os recursos naturais devem ser explorados, visto que a vida humana no planeta depende dessa exploração, estando irremediavelmente inviabilizada ou condenada à estagnação caso a natureza mantenha-se intocada.
- #36332
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Conhecimentos Gerais
- Concurso
- LIQUIGÁS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
O vertiginoso aumento da população e o consequente aumento do consumo de alimentos e matérias primas têm causado grande preocupação aos cientistas e governantes.
Assinale a alternativa que indica uma dessas preocupações.
- a) Buscar formas de diminuir a produção do campo, mantendo um equilíbrio ambiental.
- b) Buscar formas de aumentar a produção do campo, mantendo um equilíbrio ambiental.
- c) Promover o crescimento demográfico, sem aumentar a produção do campo, e mantendo um equilíbrio ambiental.
- d) Promover o crescimento demográfico e aumentar a produção do campo sem preocupações com o dito equilíbrio ambiental.
- e) Buscar formas de diminuir o consumo de alimentos, baixar a produção agrícola e permitir o aumento da população, sem preocupação com o equilíbrio ambiental.
- #36333
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Conhecimentos Gerais
- Concurso
- LIQUIGÁS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Em relação às decisões tomadas na Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada no Rio de Janeiro, em 2012, assinale a única assertiva CORRETA:
- a) O documento final, “O futuro que queremos”, frustrou a expectativa dos ambientalistas, que esperavam algo mais ambicioso; um dos pontos mais esperados, a decisão de lançar o embrião de um acordo para a proteção de áreas marinhas além de jurisdições nacionais, foi adiado: a decisão deverá ser tomada, no máximo, até 2015.
- b) O documento final, “O futuro que queremos”, frustrou a expectativa dos ambientalistas, que esperavam que as grandes potências globais protestassem, em peso, contra o Novo Código Florestal Brasileiro; o Novo Código, porém, foi aprovado integralmente durante o evento - e quando entrar em vigência permitirá o desmedido desmatamento da Amazônia, uma vez que não estabelece limites para a derrubada da floresta.
- c) O documento final, “O futuro que queremos”, atendeu aos principais interesses dos ambientalistas, como a questão dos oceanos: chegou-se a um acordo legalmente vinculante para a proteção de áreas marinhas internacionais, o que pode ser considerado um sucesso.
- d) O documento final, “O futuro que queremos”, atendeu aos principais interesses dos ambientalistas, como a aprovação da legislação internacional que proíbe o desmatamento da Amazônia Legal; houve, porém, retrocessos, como a revogação paulatina do Protocolo de Kyoto, que deve terminar em 2020.
- e) O documento final, “O futuro que queremos”, não atendeu aos principais interesses dos ambientalistas, pois nada decidiu, por exemplo, acerca da emissão dos gases-estufa; houve, porém, notório avanço no que tange à questão das áreas de proteção marinhas internacionais, discussão que chegou à Rio+20 em estágio avançado e saiu do evento oficializada em um Tratado internacional.
- #36334
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Conhecimentos Gerais
- Concurso
- LIQUIGÁS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
“Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.”
O texto é atribuído a um dos maiores expoentes da arquitetura moderna, falecido recentemente. Trata-se de
- a) Oscar Niemeyer.
- b) Burle Marx.
- c) Fillippo Brunelleschi.
- d) Lucio Costa.
- e) Affonso Reidy.
- #36335
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Conhecimentos Gerais
- Concurso
- LIQUIGÁS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
A ideia de transferência da capital brasileira para o interior do Brasil era antiga, remontando ao período colonial. Com a República, a tese foi recepcionada pela própria Constituição de 1891. Em fins do século XIX, missão científica exploratória demarcou a área onde seria edificada a nova sede político-administrativa do país. Transformada em metassíntese por JK, Brasília foi construída em tempo recorde e inaugurada em 21 de abril de 1960. Relativamente a aspectos da geografia física e humana do atual Distrito Federal, assinale a alternativa correta.
- a) Na composição do produto interno bruto (PIB) do Distrito Federal, o setor de serviços é majoritário.
- b) O crescimento populacional do Distrito Federal é baixo quando comparado com o do Sudeste e o do Norte do país.
- c) Decisão estratégica da União impede que o Distrito Federal desenvolva seu polo de informática.
- d) Diferentemente do ocorrido nos primeiros anos após a inauguração, hoje Brasília recebe poucos imigrantes.
- e) Por causa do entorno e das cidades-satélites, o Distrito Federal tem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
- #36336
- Banca
- CESGRANRIO
- Matéria
- Conhecimentos Gerais
- Concurso
- LIQUIGÁS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Escolha praticamente pessoal do expresidente Luiz Inácio Lula da Silva, o prefeito eleito de São Paulo repete parte razoável da trajetória eleitoral da presidente Dilma Rousseff (PT). O estreante Haddad foi uma escolha do partido em lugar de outros membros, mais conhecidos e com trajetória eleitoral já experimentada.
(http://noticias.terra.com.br/retrospectiva/noticias/0,,OI6258568EI19298,00 Petista+Fernando+Haddad+e+o+novo+prefeito+de+Sao+Paulo.html. Adaptado)
Antes de sua candidatura a prefeito, Haddad ocupava o cargo de
- a) Ministro da Educação.
- b) Ministro da Cultura.
- c) Secretário de Planejamento.
- d) Chefe da Casa Civil.
- e) Ministro das Minas e Energia.