Prova BANCO DO BRASIL - Conhecimentos Bancários 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso BANCO DO BRASIL.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca FCC, para nível Médio do cargo de Escriturário. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes BANCO DO BRASIL.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Conhecimentos Bancários 1 do concurso BANCO DO BRASIL.
- Questões de Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: órgãos normativos, supervisores e operadores.
- Questões de COPOM – Comitê de Política Monetária.
- Questões de Produtos Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, caderneta de poupança, capitalização, previdência, investimentos e seguros.
- Questões de Mercado de capitais e de Câmbio: operações e produtos.
- Questões de Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC) e CETIP S.A. – Mercados Organizados.
- Questões de Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias; Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
- Questões de Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas.
- Questões de Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações, Circular Bacen 3.461/2009 e suas alterações e Carta-Circular Bacen 3.542/12.
- Questões de COAF – Conselho de Controle de Atividades Financeiras. Autorregulação Bancária.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Conhecimentos Bancários 1.
- #26506
- Banca
- FCC
- Matéria
- Conhecimentos Bancários
- Concurso
- Banco do Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 3
(1,0) 1 -
As técnicas de vendas podem ampliar a penetração de mercado de determinados produtos financeiros. Sabe-se que caminham, em paralelo com o processo de marketing de relacionamento, o planejamento e a fidelização. Sobre esse assunto, é correto afirmar que
- a) o especialista em vendas tem a função de apresentar o produto, preocupando-se com a imagem e a credibilidade da instituição perante os clientes finais.
- b) o especialista em vendas se preocupa com a burocracia dos serviços para fidelização dos clientes.
- c) as vendas visam prioritariamente ao crescimento da instituição, sem preocupação com os clientes.
- d) as instituições não focam apenas os aspectos humanos e nem sempre se preocupam com sua imagem.
- e) as instituições focam a impessoalidade através do sistema hierarquizado.
- #26507
- Banca
- FCC
- Matéria
- Conhecimentos Bancários
- Concurso
- Banco do Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 2 -
O marketing de relacionamento favorece o vendedor, em nível proativo, de forma que ele vende os serviços e faz consultas posteriores ao consumidor para obter o feedback quanto ao nível de satisfação e auxiliá-lo na utilização do produto. O processo de feedback, nesta ação e reação de relacionamento e comunicação, favorece
- a) um sistema de relacionamento ineficaz.
- b) um sistema de comunicação e relacionamento que movem a retroalimentação das informações.
- c) uma comunicação variada em que existem várias maneiras de administrar.
- d) uma comunicação limitada por normas escritas.
- e) a comunicação em massa através da linha de vendas.
- #26508
- Banca
- FCC
- Matéria
- Conhecimentos Bancários
- Concurso
- Banco do Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 2
(1,0) 3 -
Ao nível de planejamento estratégico, as ações de vendas estão voltadas, para fins de execução, ao consumidor final. Com vistas ao planejamento de vendas em si,
- a) as vendas estão relacionadas ao planejamento estratégico de longo prazo.
- b) as vendas estão relacionadas com os níveis estratégico, tático e operacional.
- c) cabe ao planejamento estratégico contratar uma assessoria para implantar programas de metas de retenção de clientes.
- d) cabe aos subsistemas de planejamento a integração das diversas partes.
- e) cabe aos sistemas de informação a definição do nível a ser aplicado aos recursos humanos.
- #26509
- Banca
- FCC
- Matéria
- Conhecimentos Bancários
- Concurso
- Banco do Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 4 -
A promoção de vendas é uma das ferramentas de comunicação integrada de marketing mais eficazes e vem ganhando cada vez mais importância dentro do composto de marketing. Sua utilização é feita, principalmente, para completar as demais ferramentas, e é nesse sentido que consiste a sua força
Dessa forma, as promoções de vendas são direcionadas.
- a) aos produtos em relação aos serviços ofertados ao consumidor final.
- b) à divulgação de um novo produto em aberto, internamente na empresa, buscando o aproveitamento das sugestões dos empregados para o seu desenvolvimento.
- c) à avaliação de novos clientes e produtos em busca da comunicação integrada.
- d) à relação entre custos e benefícios no perfil desejado da venda.
- e) aos intermediários, atacadistas e varejistas e aos clientes e consumidores finais.
- #26510
- Banca
- FCC
- Matéria
- Conhecimentos Bancários
- Concurso
- Banco do Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 5 -
Forças dinâmicas e inter-relacionadas, externas ao processo de planejamento estratégico, apresentam ameaças e oportunidades, devendo ser consideradas ao reunir os mercados- alvo aos compostos de marketing. (Sandhusen; 2007)
Em uma análise do ambiente do mercado, enquadram-se dentre as variáveis ambientais que influem no planejamen- to estratégico as de
- a) planejamento tático e interferências no planejamento do plano de negócios.
- b) política de regras e políticas disciplinares, em relação ao ambiente externo.
- c) nível macroambiental e microambiental que favorecem a análise ambiental.
- d) política de regras e políticas disciplinares, em relação ao ambiente interno.
- e) planejamento estratégico empresarial e o plano de negócios que possibilita a análise e o trabalho em grupo.
- #26511
- Banca
- FCC
- Matéria
- Conhecimentos Bancários
- Concurso
- Banco do Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 6 -
A diretoria do Banco ABC tem tentado ampliar suas atividades de “linha de frente” (front office), aumentando o contato dos clientes com suas atividades bancárias. Uma vantagem para o Banco, dentre outras, advinda dessa decisão, é
- a) a proposta de relacionamento menos próximo.
- b) a liberação de tempo do front office para um relacionamento de melhor qualidade.
- c) o menor conhecimento técnico exigido dos colaboradores.
- d) a imagem de serviço personalizado e customizado.
- e) a menor possibilidade de venda cruzada.
- #26512
- Banca
- FCC
- Matéria
- Conhecimentos Bancários
- Concurso
- Banco do Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 7 -
Neymar Neto considera-se cliente fiel do Banco STU. Consultado sobre as razões de sua fidelidade, afirmou que, sem dúvida, o que o fez escolher esse banco foi a maneira como é atendido. A qualidade do atendimento bancário pode ser uma estratégia para atrair e fidelizar clientes, pois
- a) o varejo bancário tem dificuldades na igualação das tarifas praticadas pelos diferentes bancos.
- b) o serviço pode ser percebido pelo cliente como um diferencial.
- c) a grande diferenciação de produtos, entre bancos de varejo, faz com que o cliente perca referências competitivas.
- d) os clientes não estão aptos a perceber pequenas gradações na qualidade de atendimento.
- e) as estruturas físicas de atendimento dos bancos de varejo apresentam forte customização.
- #26513
- Banca
- FCC
- Matéria
- Conhecimentos Bancários
- Concurso
- Banco do Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 8 -
Para melhor atender e convencer o cliente em uma ação de telemarketing, o atendente não deve interromper a fala do cliente, deve anotar as solicitações e as informações importantes. A comunicação clara e objetiva favorece um bom atendimento. Contribui com essas ações o comportamento
- a) atencioso, solícito e prestativo.
- b) tolerante, impassível e impositivo.
- c) cordial, com clareza e intolerância.
- d) impositivo, com clareza e refutação constante.
- e) persuasivo, com imprestabilidade e clareza.
- #26514
- Banca
- FCC
- Matéria
- Conhecimentos Bancários
- Concurso
- Banco do Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 9 -
A utilização de uma voz alegre, clara e calorosa é essencial para gerar empatia e garantir êxito em um contato telefônico profissional. Dentre outras, uma característica da empatia é a capacidade de
- a) agir em benefício próprio.
- b) interromper a fala do cliente no momento exato.
- c) motivar o contato telefônico, por meio de entonação lenta e pausada com refutação contínua.
- d) compreender o sentimento ou reação da outra pessoa, imaginando-se nas mesmas circunstâncias.
- e) ter firmeza no ritmo e tom vocal para persuadir com autoritarismo.
- #26515
- Banca
- FCC
- Matéria
- Conhecimentos Bancários
- Concurso
- Banco do Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 10 -
Segundo a Resolução CMN no3.849/2010, no tocante à instituição do componente organizacional de ouvidoria, o estatuto ou contrato social da Instituição Financeira deve conter, de forma expressa,
- a) o nome do ouvidor, que deverá ser o do ouvidor da associação de classe, bolsa de valores ou bolsa de mercadorias e de futuros, entidade ou empresa que constituir a ouvidoria.
- b) o compromisso expresso da instituição no sentido de criar condições adequadas para o funcionamento da ouvidoria, bem como para que sua atuação seja pautada pela transparência, independência, imparcialidade e isenção.
- c) o relatório semestral, na forma definida pelo Banco Central do Brasil, relativo às atividades da ouvidoria, sempre que identificada ocorrência relevante.
- d) as obrigações da instituição a fim de dificultar o acesso da ouvidoria às informações necessárias para a elaboração de resposta adequada às reclamações recebidas, prescindindo do apoio administrativo.
- e) o relatório quantitativo e qualitativo acerca da atuação da ouvidoria, contendo as proposições quanto às medidas corretivas ou de aprimoramento de procedimentos e rotinas, em decorrência da análise das reclamações recebidas.